segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Copa do Mundo e das Confederações

Esqueceram de consultar o Dicionário antes de escolher o nome do mascote

ntre os dias 15 e 30 de junho de 2013 o Brasil será a sede da famigerada Copa das Confederações – e entre 12 de junho e 13 julho de 2014 será a vez de sediar a Copa do Mundo. Naturalmente, esses dois eventos trarão muitos turistas, movimentarão a economia e poderão inspirar ainda mais paixão nos gringos pela nossa pátria amada. O que me preocupa é que em muitas cidades as obras estão caminhando a passos de tartaruga, há mau planejamento do entorno urbano e nós temos vários problemas pendentes que estão sendo empurrados com a barriga. Problemas como apagões, caos aéreo, enchentes, trânsito engarrafado, transporte ineficiente e criminalidade são ameaças que estarão presentes durante esses torneios. Isso sem falar nos superfaturamentos, no dinheiro desviado e nos transtornos causados à população com tantas obras lentas atrapalhando o trânsito e o abastecimento de água.
A minha sorte é que na cidade onde eu resido - o Recife - não haverá jogos. Ou melhor: haverá jogos sim, mas no município vizinho: o de São Lourenço da Mata. É neste município onde as pessoas estão sofrendo mais com os transtornos trazidos pelas obras da construção da Cidade da Copa. Acredito que os preparativos serão concluídos dentro do prazo, mas acho que muito mais poderia ser feito, afinal, esta Copa do Mundo é uma forma de atrair turistas e fazê-los voltar aqui mais vezes.

Começamos mal: trapalhada no sorteio colocou o Brasil no grupo da morte 

Sobre os jogos
Como já comentei em outros posts, naturalmente algumas cidades foram prejudicadas, como a cidade de Curitiba, por exemplo, que além de não participar da Copa das Confederações, terá apenas quatro jogos pela Copa do Mundo, sendo que um deles ocorrerá ao mesmo tempo do terceiro jogo do Brasil.
Aqui no Recife teremos três jogos pela Copa das Confederações e cinco pela Copa do Mundo (incluindo um das oitavas-de-final). Acho ótimo que a minha cidade seja uma das subsedes, porém, eu não pretendo assistir aos jogos da Copa do Mundo e explico o porquê.

Este jogo, sim, vale a pena assistir!

Os três jogos da Copa das Confederações no Recife serão entre: Espanha e Uruguai, Itália e Japão e Uruguai e Taiti. O preço dos ingressos será de cerca de 30 reais para meia entrada. Ótimo! Pagando trinta paus eu assisto a Fúria enfrentar a Celeste Olímpica aqui pertinho de casa! Um privilégio sem igual, uma vez que a Espanha é campeã do mundo e da Europa - e o Uruguai é campeão das Américas. E pelo mesmo preço ainda posso assistir Itália e Japão: a tetracampeã mundial contra o campeão da Ásia.
Porém, na Copa do Mundo os preços dos ingressos serão bem maiores (estima-se o triplo do da Copa das Confederações) e, para piorar, ainda teremos jogos de nível bem inferior. Dos oito grupos que disputarão a Copa, apenas um deles terá uma grande seleção cabeça de chave jogando nesta subsede - o que elimina a hipótese de grandes seleções como Itália e Espanha se enfrentarem por aqui. Talvez o melhor jogo seja o das oitavas de final, mas mesmo assim podemos ter surpresas como duas seleções sem tradição se enfrentando. O que é certo é que na Copa do Mundo teremos jogos ruins custando mais caro. Eu não vou pagar o triplo do que gastaria para assistir Espanha e Uruguai para ver algo como Tailândia e Burquina Faso ou Jamaica e Namíbia, por exemplo - pois esses jogos são entre seleções fracas tecnicamente e sem tradição no futebol.

Cafu e Cafusa

Concluindo...
Muito provavelmente, eu não vou viajar para outros estados para assistir a jogos mais importantes, portanto, assistirei a Copa do Mundo pela tevê. Ao invés de gastar 100 paus para assistir uma pelada internacional, prefiro juntar um pouco mais de grana e comprar uma televisão nova para ver tudo por todos os ângulos.
Não estou interessado em saber se o Brasil vai ser ou não campeão, o que eu quero é curtir o espetáculo de sediar um evento deste porte no meu país. Só espero que todos façam a sua parte para que a gente não passe vergonha dessa vez.

Tabelas:
Da Copa das Confederações
Da Copa do Mundo

4 comentários:

  1. Meu caro, temos aí duas questões:
    - a eterna mania brasileira de deixar tudo para a última hora..
    - o flagrante boicote da oposição pra quem Quanto Pior Melhor, para desmoralizar o atual governo brasileiro, internacionalmente, exatamente no momento em que todos os olhos do mundo estarão voltados para uma nação que em menos de uma década saiu das páginas de piadas dos diários internacionais, para referência de desenvolvimento e progresso.

    Tenha fé, tudo acontecerá no momento certo e os brasileiros que estão acostumados a pagar mico, terão muito mais do que se orgulhar.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ouça, llManuh! rs Pois vamos precisar de um milagre desta vez!

      Inté.

      Excluir
  2. A saída do Mano foi estranha; a Globo fez cara de paisagem, o que quase sempre significa que tem mutretagem e o dedo dela por trás (!!) da CBF.

    De resto, pra quem já tem o pão, nada melhor do que um pouco de circo, não é?

    Só falta mesmo é avisarem o Neymar de que a Seleção não é o Santos. Ele pode ser um jogador acima da média, mas com a amarelinha ainda está devendo regularidade...Nem só de genialidade vive o futebol.

    Bons tempos os do Dunga!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a saída do Mano foi esquisitíssima e abrupta. Ele já tinha montado o time e, do nada, a CBF mandou ver um pé na bunda do sujeito...

      Pois é: nada melhor que pão e circo para distrair o povo. Para completar a letargia, só falta o Brasil ser hexa para todo mundo esquecer que futebol não resolve os problemas do país.

      Abraço.

      Excluir