quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As evidências de que o homem esteve na Lua


Correu e ainda corre na internet uma teoria da conspiração que afirma que o homem nunca pisou na Lua. Simpatizantes dessa "teoria" alegam que algumas fotografias das missões Apollo são a prova de que tudo não passou de uma fraude. Porém, eu discordo totalmente dessa versão de que o homem nunca pisou na Lua por três razões muito simples que irei apresentar a seguir:

Para onde os astronautas teriam ido, senão à Lua?

1 - É impossível fraudar tal evento
É praticamente impossível conseguir forjar um evento desse porte. Isso por uma razão óbvia: porque o mundo inteiro estava com os olhos fixos no céu, acompanhando cada movimento das naves Apollo. Astrônomos amadores e profissionais de todo o planeta observaram durante 24 horas por dia cada passo dado por essas missões espaciais. Cada movimento e posição dos módulos lunares foi mapeado e monitorado por praticamente todos os observatórios espaciais da época, de modo que era impossível fingir que foram até a Lua. Qualquer possibilidade de fraude seria imediatamente apontada pela arquirrival dos EUA durante a Guerra Fria: a União Soviética.
Outro problema é de ordem prática, pois esconder evidências de uma fraude sairia muito mais caro do que levar o homem à Lua. Para se ter uma ideia, só para simular a redução de gravidade e o vácuo do espaço, seriam necessárias câmaras de vácuo e de antigravidade gigantescas, ambas praticamente inviáveis de ser construídas devido aos gastos exorbitantes para a sua montagem e produção. Além do mais, uma vez descoberta alguma fraude, as agências espaciais perderiam a sua credibilidade.

Módulo Lunar Eagle da missão Apollo 11 retornando após o pouso na Lua em junho de 1969, fotografado a partir do módulo de comando, orbitando a Lua


2 - Rochas Lunares
Algumas pessoas afirmam que as rochas trazidas da Lua pelos astronautas, na verdade, caíram aqui como meteoritos. Porém, tal fato não procede, pois os meteoritos lunares possuem um aspecto mineral muito diferente das rochas coletadas pelos astronautas na Lua. Os exemplares trazidos da Lua não sofreram atrito com a atmosfera e nem possuem umidade recente ou presença de microrganismos. Pelo aspecto intacto e "puro" das rochas trazidas, conclui-se que elas foram coletadas manualmente da Lua.
Diferenças entre uma rocha trazida da Lua (à esquerda) e um meteorito lunar (à direita)


3 - Fotografias recentes
Para dar fim a qualquer dúvida, a sonda espacial da NASA, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), fotografou a Lua na região onde os astronautas estiveram. A seguir, segue uma série de imagens que mostram em detalhes as marcas deixadas pelo homem na Lua.







Fontes:
Detonando as Teorias da Conspiração do homem na Lua
Sonda lunar fotografa locais de aterrissagem das missões Apollo
A LRO fotografou o local de pouso da Apollo 14
Apolli Revisited (em inglês)
A face oculta da Lua fotografada pelos astronautas da Apollo 16

0 comentários:

Postar um comentário