sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cura gay: uma vitória do fanatismo

A gangue do barulho

O projeto de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), que tem como objetivo "reverter" a homossexualidade, acabou sendo arquivado pela Câmara no início de julho de 2013. Apesar desse projeto absurdo ter sido aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias sob a presidência do "polêmico" deputado pastor Marco Feliciano, tal proposta parece não ter recebido nenhum apoio popular. E não é para menos, pois o que esse projeto ridículo faz é tentar institucionalizar a homofobia, colocando o fanatismo religioso acima das próprias determinações do Conselho Federal de Psicologia.
O que esse projeto sugere é a extinção de dois trechos de uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia. O primeiro desses trechos diz que os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”.
O segundo dispositivo que o projeto pretendia eliminar diz que “os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”.



O que muita gente já percebeu, inclusive até alguns homofóbicos, é que a homossexualidade não é uma coisa adquirida ao longo da vida, pois já se nasce homossexual. Por isso, talvez, o discurso então tenha sido mudado para o de uma "cura" dessa "doença congênita". O grande problema dessa história é que a homossexualidade é uma orientação sexual – e não uma doença. Não se pode curar ou tratar algo que não é doença. Curar um homossexual seria o mesmo que tentar curar um canhoto, por exemplo. E mesmo na hipótese desse projeto apenas tentar "mudar a orientação sexual" daqueles que assim queiram, é preciso que fique bem claro que não existe tratamento para mudar a orientação sexual das pessoas. Exatamente por essa razão é que o Conselho de Psicologia proíbe esses "tratamentos". Apenas fanáticos religiosos e gente de cabeça fechada não entendem isso.

Olha o que a religião faz com as pessoas

Se depois de todos esses argumentos você ainda continuar a favor da cura gay, desculpaê, mas...

0 comentários:

Postar um comentário