sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Vale a pena morar no Rio de Janeiro?


Durante o século XX, houve uma migração intensa para a cidade do Rio de Janeiro pelo fato dela ter sido a capital federal do país (de 1763 a 1960) e também por ela oferecer mais oportunidades de empregos que em outras regiões do Brasil. E mesmo hoje, no século XXI – apesar do Rio ter deixado de ser a capital federal e por ter sofrido menos migrações internas (devido ao desenvolvimento das demais regiões do país) – a Cidade Maravilhosa continua sendo o destino de muitas pessoas que querem se mudar para ela de vez. Mas será mesmo que vale a pena morar na capital fluminense hoje em dia?
Infelizmente, eu não tenho como responder a essa pergunta baseado na minha experiência pessoal pelo simples fato de nunca ter morado na cidade do Rio de Janeiro. Morei em Niterói (cidade vizinha ao Rio) durante o final dos anos 80 e fiz alguns passeios esporádicos pela capital fluminense naquela época: fato esse que me confere uma experiência muito rasa e antiquada para construir um panorama atual da cidade. Portanto, as referências que eu vou utilizar nesta postagem são de pessoas que moraram, moram ou que estiveram no Rio de Janeiro recentemente.
Para simplificar e tornar o post mais didático, vou listar os prós e contras de forma similar ao que fiz no post Vale a Pena Morar no Nordeste?.

O que tem de bom no Rio?

Vantagens em morar no Rio

Perto dos maiores cartões postais do país
Como já dizia aquela canção "Aquele Abraço": O Rio de Janeiro continua lindo! E não é à toa: o Rio de Janeiro é o maior polo turístico do país devido às suas belezas naturais. Quem mora no Rio não precisa fazer uma viagem para ir ao Pão de Açúcar ou passear na Quinta da Boa Vista, porque está tudo próximo. Isso sem mencionar a visão gratuita do Cristo Redentor de braços abertos (para quem mora na zona sul) e também as inúmeras belezas naturais, como as praias, as formações rochosas e a Floresta da Tijuca.

Festas, shows e festivais
O Rio é repleto de eventos que reúnem pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo, tais como Olimpíadas, finais de campeonatos de futebol, megashows como o Abril pro Rock, festivais de músicas, eventos culturais, teatro, dança, palestras, workshops, amostras de cinema, feiras de livros... O Rio só perde em quantidade de eventos para São Paulo.

Muitos turistas
Uma cidade com tantas possibilidades de entretenimento só pode ter muitos turistas. Apesar de alguns problemas e acidentes, muitas atrações continuam cativando a atenção dos visitantes, como o voo de asa delta, o bonde de Santa Teresa e as trilhas do Parque da Tijuca. Na zona sul é muito recorrente encontrar com gente vinda da Europa, da Ásia, da África e da Oceania: fato que permite uma maior interação com outros povos e outras culturas.

Salários
Grande parte das empresas do país (e do exterior) tem sede ou filiais no Rio. Essa maior proximidade com as empresas e com as indústrias traz a possibilidade de melhores empregos e maiores salários em comparação com a média nacional.

Viagens
Por ser um dos principais centros urbanos do Brasil, o Rio tem fácil deslocamento para outras regiões do país (e para o exterior) sem precisar fazer escalas. Quem sai da região norte do país, por exemplo, para poder viajar para o exterior, precisa descer até o Rio para depois pegar outro voo para fora do país. Ganha-se tempo e dinheiro com viagens.

Famosos e celebridades
Quem já morou nas regiões nobres do Rio sabe que é relativamente comum se deparar com celebridades, atores, cantores, artistas e até alguns astros de Hollywood. Para quem mora numa cidade qualquer onde raramente (ou nunca) se veem celebridades, o Rio é um prato cheio para pedir autógrafos, tirar fotos e puxar conversa com gente ilustre.

Carnaval
Para quem gosta de carnaval, o Rio de Janeiro é o lugar certo. Assistir de perto o desfile das escolas de samba é algo surreal.

Nem tudo são flores no Rio

Desvantagens em morar no Rio

Horário de verão
Se você tem muita dificuldade para se adaptar ao horário brasileiro de verão, o Rio de Janeiro não é uma escolha adequada, porque a cidade adota esse horário. O problema, na verdade, não é o horário de verão em si, mas sim a adaptação do nosso relógio biológico a ele. Quem sai do norte ou do nordeste deve prestar atenção nisso.

Violência
Apesar da recente pacificação de diversas favelas cariocas, nem todos os morros possuem uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Se quiser saber quais foram as comunidades pacificadas, deixo essa lista da Wikipedia. Porém, o problema da violência do Rio não se limita apenas às favelas ou ao tráfico. Fora que a polícia carioca e os políticos da cidade não contribuem muito para reduzir as mazelas sociais. A violência ocorre no Rio da mesma maneira que ocorre em qualquer outra grande cidade do país. Considerando esse ponto, se for realmente se mudar para lá, eu recomendo os bairros mais tranquilos, como alguns da zona sul ou da zona oeste.

Calor
No Rio, as temperaturas médias durante o inverno costumam ser amenas, mas durante o verão não é raro que os termômetros marquem acima dos 40 graus celsius, dando uma sensação térmica que às vezes extrapola os 50° C. Se você não gosta de calor, evite o Rio de Janeiro durante o fim e início de ano.

Poluição
Não é novidade para ninguém que o Rio de Janeiro possui um dos maiores índices de poluição atmosférica do país e que alguns cartões postais (como a Baía de Guanabara) estão totalmente poluídos. E não há saúde que aguente poluição excessiva. Isso também vale para outros tipos de poluição, como a visual, a luminosa e a auditiva.

Trabalho e estudo
Se você quer ir para o Rio de Janeiro para tentar melhorar de vida, tome cuidado! Isso porque a cidade está saturada em alguns setores do comércio e a concorrência para concursos públicos é maior que na maioria das outras cidades do país. Se você já tem um emprego fixo e vive bem onde mora, eu desaconselho que troque o certo pelo duvidoso. O mesmo vale para os estudos, pois apesar das faculdades cariocas estarem entre as melhores do país, ou elas são caras demais (as particulares), ou a concorrência é alta demais (as públicas).

Custo de vida
No geral, o custo de vida dos cariocas é mediano, mas dependendo de onde você for morar, o custo pode sair bastante salgado. Na zona sul, por exemplo, onde o padrão de vida é mais alto, os preços costumam ser consideravelmente mais elevados. Itens como alimentação, passagens, roupas e produtos básicos geralmente só são encontrados baratos após muita pesquisa. Por isso, recomendo que seja feita uma avaliação do custo de vida geral do bairro para onde se pretende ir morar. O mesmo raciocínio se aplica com relação aos imóveis, pois um apartamento em Botafogo com vista para o Cristo Redentor pode custar dez vezes mais caro que outro com uma visão menos prestigiada num bairro vizinho.

Neblina
Para quem nunca presenciou um nevoeiro, é bom ficar esperto porque no Rio (e região metropolitana) costuma se formar uma neblina que deixa tudo embaçado. Esse fenômeno meteorológico ocorre com mais frequência durante o inverno. E para quem acha que ele é inofensivo, saiba que o trânsito costuma ficar um pouco mais complicado quando ocorre um nevoeiro.

110 volts
Ok, isso não é exatamente uma desvantagem. O problema é que tem muita gente que leva seus aparelhos eletrônicos para o Rio e fica frustrado porque eles não funcionam ao serem colocados na tomada. No Rio, a voltagem é de 110v, diferente de outras regiões do país que trabalham a 220 volts. Na dúvida, leve um transformador ou compre um aparelho novo.

Apesar dos problemas, o Rio continua lindo

Afinal, vale ou não vale a pena morar no Rio?
Se você pretende ir para o Rio de Janeiro achando que a sua vida vai melhorar muito, ou que você vai se livrar dos engarrafamentos, ou que vai ver saúde, transporte, educação e saneamento básico de primeira (especialmente para os mais pobres), pode tirar o seu cavalinho da chuva. Se você é pobre ou se você não tem emprego na cidade onde você mora, me desculpa, mas o Rio de Janeiro não se encaixa nos seus sonhos. Muita gente que foi para o Rio com a ilusão de "melhorar de vida" acabou indo morar numa favela com péssimas condições de vida. Eu ainda acho que o Rio é melhor para se visitar do que para morar devido aos muitos problemas da cidade. Além disso, pra que tanto fetiche pelo Rio se temos tantas cidades lindas e maravilhosas no país? Neste link e neste outro há o ranking das melhores cidades brasileiras por IDH, o Rio aparece na 45ª colocação – sendo que a cidade vizinha, Niterói, aparece em 7ª posição. E por falar em Niterói, essa cidade é mais tranquila e tem um padrão de vida melhor que o da capital: fato que pode torná-la uma opção alternativa. Uma 'viagem' de Niterói para o Rio leva cerca de 20 minutos (tanto de barca quanto pela ponte), o que pode fazer valer mais a pena ter um apê em Itaguaí do que no Leblon.
Honestamente, eu só acho que vale a pena morar no Rio se você amar muito a cidade, ou se for transferido para lá, ou então se tiver uma relativa segurança financeira e profissional para investir numa mudança definitiva. Minha dica é que as pessoas que pensam em ir para o Rio procurem conversar com quem mora ou já morou por lá e façam pesquisas para saber se realmente vale mesmo a pena ir para lá. Se você não concorda ou tem outra sugestão, os comentários estão abertos para isso.

Sorte a todos!

50 comentários:

  1. Eu não aconselho ninguém a mudar de cidade a não ser que o lugar onde vc more seja um fim de mundo sem oportunidade nenhuma, ou que a proposta que vc tenha recebido seja tentadora para se deslocar de lugar.
    Esses dias seu estava assistindo na TV sobre brasileiros que moram ilegalmente na Inglaterra e mal conseguem dormir vivem assustados esperando o dia que vão ser pegos, alguns não andam nem de metrô, só do trabalho pra casa e se são denunciados a policia chega derrubando a porta são grosseiros, brutos e vc vai embora só com a roupa do corpo, nem mesmo quem nasce lá é considerado cidadão Inglês, eles pagam sete mil reais para incentivar o brasileiro que vive ilegalmente por lá ir embora o Brasil é o segundo país onde eles mais barram pra entrar no país enfim eles nos odeiam não vale a pena viver nessa tensão para pegar empregos de lavar o chão e banheiro.Pq serviço bom é só dos ingleses!Pra falar a verdade eu não tenho nem vontade de conhecer o Rio, a impressão que passa é que o Rio é lugar só de gente poderosa seja para passear ou morar, achei um absurdo os preços dos apartamentos no Rio milhões por apartamentos pequenos só pq ficam perto do mar, um dia agente vai morrer e não vai levar nada, deve ser lindo sim, mas não pra é quem pobre!....rsrsrsrsrs...(Afinal quem não gostaria de poder se hospedar no Copacabana Palace heim!)...Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Andresa. Mudar de cidade (ou de país) é algo que exige muita cautela e conhecimento sobre o lugar que se pretende ir. Neste post eu foquei na cidade do Rio, mas muitos dos pontos colocados valem para outros lugares também. Outra coisa que esqueci de citar sobre o Rio é que a cidade está muito 'inchada' devido a tanta gente junta no mesmo lugar. E quanto mais inchada uma cidade, mais problemas ela tem.
      Mas que o Rio é lindo, ah, isso é com certeza! rs
      Abraços!

      Excluir
    2. Se Rio for apenas a Zona Sul, então é lindo.
      Agora se você estiver falando da cidade como um todo eu discordo.
      A Zona Norte e a Zona Oeste (excluindo Barra e Recreio) são horríveis. O bairro de Santa Cruz, lá perto de Seropédica e Itaguaí, parece uma embaixada da África no Brasil. Lugar horrível.
      O mesmo se diz da Região Metropolitana. De todas as cidades a única que presta é Niterói. O resto é uma sujeira e pobreza só. Lamentável ver que em alguns desses lugares nem saneamento básico existe.

      Pedro Pamplona, RJ

      Excluir
  2. Quero fazer minha faculdade de odontologia no Rio de Janeiro porque moro em uma cidade pequena, sem faculdade e aqui falta tudo - tudo mesmo -. E o pior: não tem emprego.
    xNessa

    ResponderExcluir
  3. O Rio não é só maravilhoso, o Rio é seu amigo!!!!
    Ele acolhe, os cariocas acolhem, a vida aqui é sensacional.....
    Não bastasse a vasta natureza, praias, lagoas, formaçoes rochosas, ainda contamos com hospitalidade do povo.
    Não dá pra sair de casa sem conhecer alguém no caminho.
    Ser carioca é adotar um estilo de vida mais saudável, ser feliz com muito menos, e ser menos pra ser muito mais!
    O carioca não vive sem o sol, ama agua, adora esporte e pobre daquele que prefere não viver as maravilhas do Rio e, que ao inves de ir pra rua sentir a maresia se esconde em casa sem amigos.
    Claro, por que ninguem sobrevive no Rio sem amigos, mas não se preocupe, fazemos um a cada esquina.
    Eu vivo em Copacabana, e aqui parece uma grande vila, nos arredores da minha casa todo mundo me conhece, me chama pelo nome e sabe se estou bem ou mal, sumida ou trabalhando muito..... sempre tem um nesses dias pra oferecer um chopp!!!!
    Há emprego aos montes sim, não é barato morar aqui não, mas também não é impossível!!!
    Viver no Rio é para os fortes, é não ter medo de arriscar todos os dias e vencer com a ajuda do entorno e das oportunidades que a cidade oferece, ou que te deixa criar.
    Eu amo o Rio!!!
    Eu vivo Rio!!!
    Eu sou da zona sul, mas tambem sou da zona norte!!!! Do tunel Rebouças, da Tijuca, do Anadaraí, do Enchendo Linguiça, do Aconchego Carioca, do samba do salgueiro.
    Eu sou carioca!!!!
    Eu sou feliz!!!!! E não, não aconselho ninguém a vir pro Rio se não tiver a coragem de aprender a ser feliz!!!!
    Rio....quem ama, cuida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia seu comentário Marcia!! Existe o sonho americano, essa seria a descrição do sonho brasileiro!rs Amo o Rio, sou carioca, já conheço, mas se não fosse, seu comentário me instigaria de modo absurdo!! Inspirador.

      Excluir
    2. Motivador teu comentário. Parabéns.

      Excluir
    3. E eu tava quase convencida de que não deveria ir, mas aí vem um comentário desses que dá vontade de jogar tudo numa mochila e ir morar no Rio pra sempre!!!!! Socorro!!!!!!!

      Excluir
    4. Dicas de emprego no Rio gente??

      Excluir
    5. Nossa, não sei em qual Rio de Janeiro você mora ... os cariocas são abertos superficialmente. Amizade é outra coisa ...

      Excluir
    6. Marcia adorei.o q vc falou do Rio.... e me desculpa ai pessoal do rio mais vcs nao sao hospitaleiros nao.....eu sou de sao paulo zona oeste e ano passado fui ai visitar o rio e pedi varias informacoes pras pessoas dai como bares,hoteis e ate policiais todos foram mal educados e nem responderam ...agora a cidade é linda mesmo nao sei se foi por causa da copa por que eu fui uma semanaa ntes da copa mais a recepcao de vcs eu nao achei tao boa....alem do mais nao sei se é costume tb mais.fui no mercado e nem um obrigado e volte sempre eu escutei.......

      Mais fora isso amei o rio e pretendo me mudar pro rio ano que vem

      Excluir
    7. Marcia adorei.o q vc falou do Rio.... e me desculpa ai pessoal do rio mais vcs nao sao hospitaleiros nao.....eu sou de sao paulo zona oeste e ano passado fui ai visitar o rio e pedi varias informacoes pras pessoas dai como bares,hoteis e ate policiais todos foram mal educados e nem responderam ...agora a cidade é linda mesmo nao sei se foi por causa da copa por que eu fui uma semanaa ntes da copa mais a recepcao de vcs eu nao achei tao boa....alem do mais nao sei se é costume tb mais.fui no mercado e nem um obrigado e volte sempre eu escutei.......

      Mais fora isso amei o rio e pretendo me mudar pro rio ano que vem

      Excluir
    8. GENTE. MINHA MAE E MEU PADRASTO QUEREM MORAR NO RIO. POIS MEU PADRASTO TRABALHA LA NA AMBEV COMO CAMINHONEIRO.E EU,MINHA MAE ESTAMOS AQUI NO ES MORANDO.MUITO BEM. POREM, EU FICO TRISTE RM PENSAR EM SAIR DAQUI E DEIXAR MINHA FAMILIA E MEU AMIGOS. POXA. TENHO MEDO DA VIOLENCIA DO RIO.MAS TBM TEM VARIAS VANTAGENS MARAVILHOSAS. TENHO 15 ANOS. MEUS PAIS QUEREM MORAR EM CAMPO GRANDE RJ. VALE A PENA PESSOAL?

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Unknown, bom dia! Existe o Rio de Janeiro Zona Sul e o restante do Rio... são estilos, oportunidades, situações diferentes. Campo Grande é um lugar legal de se morar (vida de suburbio, tranquilidade) mas se for pensar na paisagem ou ao lazer que a Zona Sul oferece, ficará frustrada.
      Mas tenha certeza que fará muitas amizades por aqui e se divertirá muito. Seus amigos do ES poderão vir te visitar e vice versa. A violência a pedestres (pasme) é muito maior na Zona Sul, devido à concentração dos turistas e maior poder aquisitivo daquela região. Nas demais áreas do Rio, há muitas favelas e com elas a violência, Campo Grande é uma região que tem um índice baixo de violência e as favelas são pequenas ou distantes entre si. Enfim, não é uma maravilha, mas não é o inferno pintado na TV.

      Seja bem vinda!!

      Abraços

      Excluir
    11. Discordo dessa visão de que o Rio é uma maravilha e que é necessário coragem para morar no Rio de Janeiro. Geralmente quem faz esse comentário são uma parte da população que nasceu no rio (uma parte), porque está acostumada com pobreza, miséria, condições precárias generalizadas e não tem outra visão de qualidade de vida. O Rio de Janeiro é uma cidade extremamente cara, violenta e engarrafada. Parece o futebol brasileiro, foi bom nas décadas passadas, mas atualmente é apenas um sonho! O Carioca se vangloria do fato de ricos e pobres dividirem a mesma areia da praia, mas no fundo é que eles se acostumaram de tal maneira com a miséria que preferem fingir que são amigos dela do que tomar uma postura proativa de solidariedade, união e comprometimento para amenizar a situação. Os menos favorecidos foram historicamente empurrados para o morro e lá são esquecidos, a menos que as praias da zona sul sejam alvo dos seus ataques. Sim, é verdade, o Rio sintetiza o que o Brasil tem de melhor e pio. O problema é que ultimamente o Brasil tem mais de pior do que de melhor. Fico mais com a opinião de quem acredita que o Rio de Janeiro é melhor para umas férias do que para morar. Se você não tem no mínimo $ 600.000,00 (para comprar um apto) ou uma renda líquida de no mínimo $ 10.000,00 por mês (o aluguel de um apto descente sai por no mínimo 2500,00 reais) prepare-se para se habituar ao jeito carioca de ser.

      Excluir
    12. Márcia,
      Realmente o seu texto é muito bonito e poético, pena que é ilusório. Esse Rio da "novela das 8" só existe mesmo na novela.
      Eu também sou carioca, amo a cidade e o estado do Rio de Janeiro, porém devo dizer que existem alguns pontos a serem ditos em relação ao seu texto e que podem ser úteis aos que querem viver aqui:

      1) "O Rio não é só maravilhoso, o Rio é seu amigo!!!!
      Ele acolhe, os cariocas acolhem, a vida aqui é sensacional....."

      Sim, o povo carioca é bem animado e comunicativo, mas também é bem bairrista. A falta de educação tipo jogar lixo na rua e na praia, latinha de refri no asfalto, não dar a preferência ao dirigir, avançar sinal vermelho e etc são bem comuns também.
      "Cariocas da gema" são tão bairristas quanto os gaúchos. Quem nunca ouviu as piadinhas a respeito de Niterói e Baixada Fluminense?
      As pessoas mais simples das favelas e de alguns bairros suburbanos são simpáticas sim, já o povo da Zona Sul é tão esnobe quanto um paulistano de Higienópolis.

      2) "Não bastasse a vasta natureza, praias, lagoas, formaçoes rochosas, ainda contamos com hospitalidade do povo."

      Nisso concordo. A paisagem é muito bonita. Gosto muito do Jardim Botânico e do Arpoador. Agora, vamos ser sinceros que a mídia usa o termo "carioca" para qualquer lugar do estado do Rio de Janeiro, logo muitas belezas cariocas são na verdade fluminenses como, por exemplo, o Pico do Dedo de Deus em Teresópolis. Um dos locais mais bonitos do estado do Rio depois do Pão de Açucar e Corcovado.

      3)"Não dá pra sair de casa sem conhecer alguém no caminho."

      A primeira pessoa que conhecemos pelo caminho é o assaltante. Rsrs. É fácil ser passado a perna no Rio, pois existem muitos "malandros", principalmente na região da Uruguaiana.

      4)"Ser carioca é adotar um estilo de vida mais saudável, ser feliz com muito menos, e ser menos pra ser muito mais!"

      Essa parte é muito bonita. Realmente os cariocas, principalmente os das periferias, vivem felizes com muito menos. Alguns vivem com quase nada. Ande pelos bairros da periferia da Zona Oeste: lugares com valão aberto, sem luz, saneamento e etc, mas o povo vive como pode e com o sorriso no rosto. Já vi bairro com estrada de chão!!
      Outro ponto que as pessoas devem entender é que "Rio de Janeiro" não é praia todo dia a não ser que a pessoa seja rica e more perto da praia. De modo geral as pessoas enfrentam o caos do trânsito (eu mesmo já demorei 4 horas para ir da Ilha do Governador ao Castelo por conta do trânsito), acordam 4 da manhã pra pegar ônibus, metrô, trem e chegar no trabalho às 7h e ir pra casa às 22h.
      Ir pra praia no final de semana demanda dinheiro. O valor da passagem é alto dependendo de onde a pessoa mora. Pode chegar em até 10 reais sem Bilhete Unico. Geralmente os ônibus vão lotados, sempre atrasam e vão em alta velocidade. Quem não se lembra do ônibus que caiou do viaduto por estar em alta velocidade??





      Excluir
    13. 5)"O carioca não vive sem o sol, ama agua, adora esporte e pobre daquele que prefere não viver as maravilhas do Rio e, que ao inves de ir pra rua sentir a maresia se esconde em casa sem amigos."

      O sol, dependendo da época do ano, é tão forte que você sai do banho e já suando. É horrível. Digo isso em dias úteis, onde devemos trabalhar.
      Tem que ter cuidado pra comprar água. As vezes vendem água da torneira, por isso a indicação é comprar sempre água com gás! #FicaADica
      Tenho amigos que não gostam de ir a praia por estarem sempre lotadas (quase sempre com arrastões - onde os assaltantes vão roubando em grupo), mas que nem por isso vivem solitários.

      6)"Claro, por que ninguem sobrevive no Rio sem amigos, mas não se preocupe, fazemos um a cada esquina.
      Eu vivo em Copacabana, e aqui parece uma grande vila, nos arredores da minha casa todo mundo me conhece, me chama pelo nome e sabe se estou bem ou mal, sumida ou trabalhando muito..... sempre tem um nesses dias pra oferecer um chopp!!!!"

      Ahh tá explicado! Tu mora em Copacabana! Tá entendido! kkk


      7) "Há emprego aos montes sim, não é barato morar aqui não, mas também não é impossível!!!"

      Sim, de faxineira, servente de pedreiro e atendente de telemarketing. Tudo isso ganhando apenas 980 reais por mês, vale refeição e transporte e no máximo 2000 reais mensais o que, no Rio, não é nada!

      8)"Viver no Rio é para os fortes, é não ter medo de arriscar todos os dias e vencer com a ajuda do entorno e das oportunidades que a cidade oferece, ou que te deixa criar."

      Sim, é para os fortes! Para quem tem estômago de viver em uma cidade suja, ter vizinhos que colocam som alto de madrugada ou de acordar de madrugada aos sons dos tiros de fuzil na favela mais próxima de casa. Viver no Rio não é pra qualquer um não!
      A cidade não oferece nem o básico: A educação, com exceção do Pedro II (não é qualquer um que estuda lá), é uma verdadeira bosta. Vive sempre em greve. Sou professor e recebemos uma micharia. Se a pessoa não tiver pelo menos 650 reais por mês pra bancar uma boa escola particular o filho vai passar aperto no futuro; a saúde dispensa comentários, pois todos os dias vemos a péssima qualidade dos hospitais públicos. É deplorável!; a segurança parece ser boa, mas é uma porcaria. A cidade está dominada pelos milicianos e pelo tráfico.
      De modo geral, são poucas pessoas que oferecem ajuda a um "forasteiro" que, quase sempre, é passado à perna por um espertalhão.

      9)"Eu amo o Rio!!!
      Eu vivo Rio!!!
      Eu sou da zona sul, mas tambem sou da zona norte!!!! Do tunel Rebouças, da Tijuca, do Anadaraí, do Enchendo Linguiça, do Aconchego Carioca, do samba do salgueiro.
      Eu sou carioca!!!!
      Eu sou feliz!!!!! E não, não aconselho ninguém a vir pro Rio se não tiver a coragem de aprender a ser feliz!!!!
      Rio....quem ama, cuida!"

      Eu amo o Rio também! Sou nascido e criado aqui, mas nem por isso tenho que fechar os olhos para a realidade. Nem tudo é samba, cerveja e bunda não. A vida de "carioca do Leblon no estilo novela do Manoel Carlos" é pura ilusão, pois a maior parte do município do Rio está mergulhado na indiferença de alguns políticos que só fazem em prol da Zona Sul e Centro. A Zona Norte sofre e a Zona Oeste nem se fala. Fora da Zona Sul só salva a região da Barra da Tijuca que, por sua vez, é rejeitada pelo povo da Zona Sul por se parecer um pouco com os EUA e com São Paulo.

      Sinceramente, o Rio tem lugares belíssimos para se visitar, mas para viver não é lá grandes coisas não. Existe uma debandada indo embora daqui!

      A maioria estão indo pro interior como Petrópolis, Teresópolis, Volta Redonda e/ou Cabo Frio.

      Pedro Pamplona, RJ

      Excluir
    14. Gostaria de morar no Rio por ser Uma cidade muito Bonita, e pelos problemas apontados por vc vi q são os mesmos da minha cidade (são Paulo) portanto vi q entre Rio e SP Rio tem um saldo por ser mais bonito

      Excluir
  4. Pois então! Sou do sul, conheço bastante o Rio (principalmente a zona sul) Urca e Lagoa. Estou namorando uma casa na lagoa - na Rua Vitória Régia, mas tenho receio do arrependimento, acho muito complicada esta localização. Estou pensando seriamente em comprar um apê em copa como segunda opção, já que casas na Urca está com o preço muito salgado. O que vocês me indicam Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vc acha complicado morar na Rua Vitória regia?

      Excluir
  5. Sou do Ceará, conheci o Rio de Janeiro em julho do ano passado. Foi um sonho realizado! Gostei muito das pessoas e de tudo! Quase que eu voltei pra morar em setembro do mesmo ano. Eu iria morar no Recreio dos Bandeirantes(zona oeste). Só não deu certo por causa de problemas pessoais. O Rio é meu segundo estado! Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Se eu tivesse um emprego garantido não pensaria 2 vezes...a "Cidade Maravilhosa" não é chamada assim em vão...estive alguns dias em Copacabana e pude sentir um pouquinho da felicidade....Me pergunto: Porque num país que se pode ir e vir, temos tanta dificuldade de mudar de área geográfica....quero ainda ter oportunidade de ir morar no Rio, correr nesses calçadões, curtir a praia e a brisa. Só peço a benção de Deus para realizar esse sonho

    ResponderExcluir
  7. Eu e minha filha, estamos decididas a morar no Rio.
    A cidade que eu moro tem industrias, fabricas de carros, pneus eletro-eletrônico e tudo que vocês possam imaginar. Mas, não temos oportunidades para ingressar em nenhuma delas, tudo por aqui é na base do q.i, banco de emprego, até consulta pelo sus, sem q.i, ninguém vai a lugar algum.
    Pra vocês terem uma ideia, minha filha estuda ciências contábeis, trabalhava num banco, simplesmente foi trocada por uma téc. de enfermagem que nuca havia trabalhado na vida, não sabia como ligar o computador. ela veio da roça com seu emprego certo.
    Como a vida tem ficada cada dia mais difícil por aqui, vou tirar meu time de campo e tentar no RJ, em busca de dias melhores!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal alguém sabe como é o mercado de trabalho para profs universitários?

    ResponderExcluir
  9. Vem pro rj que vai, se da bem AQUI VAI CONSEGUIR MUITAS COISAS !

    ResponderExcluir
  10. para quem mora na zona sul certamente é uma beleza!!!estou falando pois sou carica da gema e amo e Rio,porém saí a 1 ano e estado,porém,para quem vai tentar,o maior problema do Rio além de tantos que foi falado,é ainda a bala perdida,nem todos moram na zona sul que ainda é mais bem policiado e os PM's são até mais educados,agora se for morar nas comunidades como eu nasci no complexo da maré ah....a coisa é diferente...filho chora e mãe não ouvi...ví muitos perderem suas vidas e pessoas do bem.e isso não acontece só nas comunidades não!linha amarela,vermelha e av Brasil a bala come...Se você não tem vida de vídeo Game nem bota as caras por lá.É maravilhoso em suas belezas naturais sim.

    ResponderExcluir
  11. Tá tudo dominado de cracudos,o transito é pior que o de SP,Os vagabundos tão roubando de fuzil no centro da cidade,a bala perdida tá em todos os lugares,pacificação é conversa fiada,Os bandidos não respeitam nem as forças armadas daí você tem uma ideia do que é o RJ. Antes de sair de vez da cidade,fui morar na região dos lagos em busca de sossego e fui para cabo frio...engano! a bala tá comendo por lá também...tenho uma filha de seis anos e não pensei duas vezes,ir embora deste lugar.Tenha cuidado com comentários de pessoas que dizem maravilhas e não sabe um terço da realidade.Por várias vezes escapei da morte.Crianças morrem aos montes vítimas de bala perdida e é tiro de fuzil que nem a alma sobra para contar história.para os da zona sul,aquele abraço,pois vcs são os queridinhos do Governo Cabral/Pezão.

    ResponderExcluir
  12. É uma cidade com muitos problemas sim, se vc não tiver grana pra comprar uma casa, ou um bom emprego pra pagar aluguel em um lugar decente, vai ter que se espremer em alguma favela perigosa, onde ng respeita ng, e sofrer em transportes superlotados, trabalhar muito pra ganhar uma miséria, pois é muita gente nessa situação, então pense bem, pois o Rio do cartão postal é para poucos.

    ResponderExcluir
  13. Morei em Campo Grande aí no RJ por 17 anos!! Os melhores da minha vida!! Lugar bom, tranquilo, independente!!! Agora o ES onde moro, é um atraso! Água parada!!! Colega de cima, vá sossegado para Campo Grande, vc vai ter tudo o que precisa lá. O Rj é um mundo de opções de educação, entretenimento e lazer! Em breve estarei voltando!!! :)

    ResponderExcluir
  14. Morei em Campo Grande aí no RJ por 17 anos!! Os melhores da minha vida!! Lugar bom, tranquilo, independente!!! Agora o ES onde moro, é um atraso! Água parada!!! Colega de cima, vá sossegado para Campo Grande, vc vai ter tudo o que precisa lá. O Rj é um mundo de opções de educação, entretenimento e lazer! Em breve estarei voltando!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você tem face? Estou pensando em ir pro Campo Grande, gostaria de conversar com alguém que mora aí pra saber mais informações. Será que poderiamos falar mais sobre a cidade?

      Excluir
    2. Minha amiga,quer visitar o Rio, vai pois é legal,mas se vc tá com vida e com saúde para batalhar onde vc tá, fica aí mesmo! Eu conheço campo grande e todos os bairros da zona oeste e é uma praga em tudo,VC tem colete à prova de bala de fuzil? Tem vida de vídeo game? Então! Se eu que amo o Rio é nasci lá corri o que VC quer fazer lá? Se quer arriscar pesquisa outras cidades do Brasil e VC vai encontrar,mas pense primeiro em está vive pois tudo que falam de bom do Rio é ilusão.

      Excluir
    3. Minha amiga,quer visitar o Rio, vai pois é legal,mas se vc tá com vida e com saúde para batalhar onde vc tá, fica aí mesmo! Eu conheço campo grande e todos os bairros da zona oeste e é uma praga em tudo,VC tem colete à prova de bala de fuzil? Tem vida de vídeo game? Então! Se eu que amo o Rio é nasci lá corri o que VC quer fazer lá? Se quer arriscar pesquisa outras cidades do Brasil e VC vai encontrar,mas pense primeiro em está vive pois tudo que falam de bom do Rio é ilusão.

      Excluir
  15. Sou moradora do Rio desde que nasci e não vejo a hora de sair daqui. Como disseram aí em cima, existem 2 tipos de Rio de Janeiro: o daqueles que moram em frente a praia e levam uma vida "legitimamente" carioca e feliz e o daqueles que NÃO moram em frente a praia e passam por todos os perrengues do dia-a-dia da cidade. Isso envolve violência, trânsito, transporte lotado... Não se tem paz, não se tem saúde, não se tem segurança, não se tem sossego em lugar algum. Todas as pessoas que eu conheço já foram assaltadas pelo menos uma vez (sem contar aquelas que foram duas, três...), mas que não saem daqui por falta de oportunidade. Tem praia? Tem. Tem lugar bonito? Tem. Tem bosques, parques, pontos turísticos? Tem. Mas do que adianta se você não pode fazer nada disso com tranquilidade? O que adianta sair pra passear sem saber se vai voltar pra casa? Eu sinceramente estou cansada e não vejo a hora de sair daqui e buscar uma qualidade de vida melhor. Rio de Janeiro? Só se for pra passeio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga, VC falou tudo que gostaria de falar.! Conheço muito bem campo grande,Bangu, santa Cruz e paciência e tá dominado de milícias e de traficantes e a bala tá comendo todo dia. Eu tive uma oportunidade e não pensei muito e sair como se foge de assombração, kkkkkkkkkk hj estou menos doente, com uma qualidade de vida bem superior e não tenho mais aquela praia mas estou vivo,graças a Deus.

      Excluir
  16. Se mora em Belo Horizonte, Goiania, Porto Alegre, Curitiba, Brasilia, Recife ou Vitória certamente está fazendo um péssimo negócio tentando a sorte no RJ. Atualmente essas capitais possuem qualidade de vida muito superior a qualidade de vida do RJ, além de oferecerem inumeras oportunidades de trabalho, serem relativamente mais seguras, e possuirem boas escolas e universidades. Há capitais muito superiores ao RJ no que tange a oportunidades

    ResponderExcluir
  17. Consegui uma vaga na UFRJ, um sonho que se tornou pesadelo..
    Eu moradora de Paraty, cidade tranquila e histórica, me decepcionei
    As peassoas são ignorantes (as vezes eu dava sorte de encontrar alguém legal)Muitaaaaa violência,brt super lotado, com moleques armados, trens lotados, eu chegava na escola morta..
    Infelizmente desisti..
    A cidade tem as melhores universidades, mas não sei se vale a pena enfrentar tanto perigo por uma coisa que você pode realizar em outro lugar...

    ResponderExcluir
  18. Acho que realmente tem que pesquisar e buscar o maior número de informações possíveis no caso de se mudar. Mas não deixa de viver. Tudo na vida é um risco! E a vida é muito curta para se viver com medo. Tenho um amigo que foi para Portugal no ímpeto da empolgação. Ele chegou a passar fome no país. Mas hoje após dez anos, montou dois restaurantes e está bem. Tudo tem um preço.

    ResponderExcluir
  19. o Rio é o seguinte, pra quem tem condições de bancar uma boa moradia na Zona Sul e vai trabalhar perto de casa, show!! Agora se vc vai trabalhar longe do seu trabalho, não se importa com a constante falta de educação por todos os lados, com um calor infernal do qual vc mete o pé na rua e já fica todo suado, com a banalização da vida e excesso de violência... Melhor rever seus planos...

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, qual é o valor do Aluguel mais barato ? tipo pelo centro.

    ResponderExcluir
  21. É uma porcaria essa cidade fala fala fala que é bonita mas é um lixo de cidade pobreza falta de emprego tráfico uma porcaria só para quem é rico que essa cidade presta a Globo aliena a cabeça das pessoas mostrando uma cidade maravilhosa mas é escrota é muito escrota um lixo

    ResponderExcluir
  22. Uma porcaria só tem bandido tráfico ladrão pobreza miséria político ladrão é um lixo a sociedade só presta para quem tem dinheiro por que vai morar em bairro Bom o Pablo e se fode vai trabalhar de madrugada e volta quase na hora de trabalhar de novo isso é vida isso é sofrer nem para estudar presta que ninguém tem condições te pagar uma boa faculdade é uma m****

    ResponderExcluir
  23. Moro no Rio tem 19 anos.aqui é tudo 8 e 80.vc ama a cidade e ao mesmo tempo odeia.n aconselho ninguem a vir mirar aqui.n ta facil a violencia esta descarada.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia...li todos os comentários, mesmo com comentários negativos ainda assim penso em morar no Rio...e desejo morar no centro...a vida é muito curta para não realizarmos nossos sonhos...se der certo bem se não, ao menos tentei...aqui em Brasilia é um marasmo só...cidade sem alma...

    ResponderExcluir