sexta-feira, 12 de junho de 2015

A escala do universo


Quando falamos do tamanho de átomos ou de galáxias, muitas vezes a mente humana não consegue mensurar esses valores devido às suas escalas totalmente fora do padrão do nosso uso cotidiano. A mente humana tem muita dificuldade de imaginar corretamente o real tamanho de coisas muito pequenas ou muito grandes. Para amenizar essa dificuldade, o site HT Twins, administrado por Cary e Michael Huang, criou um aplicativo didático que mostra as escalas do universo. Abaixo há um vídeo exemplificando como ele funciona.



Neste aplicativo online é possível ir desde a escala de plank até o tamanho máximo do universo observável. Basta escolher o idioma e interagir com a tela movendo a barra de rolagem para ir aumentando ou diminuindo a escala. Há uma música de fundo relaxante que aumenta a sensação de imersão e várias informações sobre os objetos que são usados para fazer referência às dimensões.
Recomendo bastante o programa não só para quem gosta de ciência, mas para todos que têm curiosidade em conhecer a verdadeira grandeza do cosmo. O link segue abaixo:

HTwins - The Scale of the Universe

3 comentários:

  1. Isso mostra a insignificância do ser humano perante a grandiosidade do universo e do cosmos, não sabia da existência da Grande muralha de sloan, obrigo pelo ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO, você quis dizer.
      quanto ao post, muito bom para quem tem curiosidade, como no meu caso.

      Excluir
    2. Obrigado pela participação!
      Interessante notar também as escalas do muito pequeno. É impressionante que todas essas estruturas quânticas estejam dentro de todos nós assim como estão também dentro de tudo mais o que existe no universo. Parafraseando o astrofísico Neil deGrasse Tyson: "Nós estamos no universo e o universo está em nós". Isso é o cosmos.

      Excluir