domingo, 16 de agosto de 2015

Golpe


É fato: a esquerda política brasileira está em xeque. Enquanto a direita tem cada vez mais monopolizado discursos na grande mídia e na internet, a esquerda tem se mostrado quieta, acuada, prostrada e perplexa. É como numa partida de futebol onde os torcedores da casa veem o seu time ser goleado em casa: impera o silêncio e a apreensão ao invés do apoio ao time. Isso fica muito claro quando vemos o único partido no poder que mantém algum compromisso com a esquerda sendo cercado, abandonado e atacado por todos os lados. O desenho de um golpe que pode afastar o PT da presidência fica cada vez mais nítido a cada protesto, a cada grito de fúria da classe média reacionária e a cada notícia sensacionalista que é exposta na capa da revista Veja ou no Jornal Nacional. Se o PT não conseguir fazer as pazes com seus aliados e não reconquistar a confiança do povo, provavelmente o poder legislativo será capaz de preparar a última cartada para o xeque-mate no governo.
Enquanto isso, a esquerda está desunida, desorganizada e abandonando o estádio antes do fim do jogo. Alguns sabem que é possível evitar a derrota e salvar não apenas o governo que eles mesmos escolheram, mas também a democracia - e então continuam apoiando o time. Porém, no meio dessa esquerda rachada há os extremistas que acham que o PT é "de direita" e merece ser expulso de campo. E também há aqueles que caíram na velha lábia da direita e acham que "qualquer coisa" é melhor que o atual governo. Quando a torcida visitante faz mais barulho que a torcida da casa, é porque as esperanças estão sendo perdidas. O problema é que ainda há muito jogo pela frente. O PT venceu as eleições democraticamente há menos de um ano. É uma covardia que aqueles que votaram no governo virem a casaca antes dos 20 minutos do primeiro tempo só porque o time está mal e levando uma verdadeira goleada em casa.

Integralismo + TFP = Fascismo

Eduardo Cunha: carrasco do PT
Um impeachment afastaria o PT não apenas desse mandato, mas, certamente, de vários outros, por várias décadas. A desmoralização de um partido que leva cartão vermelho é enorme. Mesmo que a presidente não tenha feito absolutamente nada para merecer o cartão vermelho, a pressão da torcida rival e todo o dinheiro e máfia por trás do jogo é capaz de expulsá-la sem o menor vacilo. Afinal, o que conta na política brasileira não é a justiça, mas, sim, o dinheiro e as coligações criminosas entre bandidos travestidos de parlamentares. Com o PT fora da jogada, Michel Temer e o seu PMDB assumiriam a presidência fazendo o jogo da direita. O PSDB certamente se aproximaria do PMDB para ter apoio político nas eleições de 2018 e, com toda certeza, venceria. Afinal de contas, se é que alguém não percebeu, não existe governo no Brasil sem o PMDB. E, assim, o PSDB poderia ficar mais 20, 30 anos ou até mesmo um século no poder com todas as suas falcatruas sendo escondidas descaradamente pela mídia que os elegeu junto com a classe média fascista e sem oposição, já que esquerda estaria desmoralizada. Um desfecho incrivelmente óbvio para um país onde, como já dizia Paulo Freire, as classes dominantes desenvolveram uma educação onde as classes dominadas não percebem as injustiças sociais de forma crítica. A doutrinação da grande mídia, a lavagem cerebral em parte da classe média que se "adireitou" e o sistema de ensino que não tem política na sua grade curricular só podem gerar um país dominado por partidos reféns da plutocracia, onde a democracia só serve de fachada para fazer a esquerda política e o povo de fantoches.

A grande revolta contra o PT vem da classe média. Classe média esta que leu Olavo de Carvalho, Rodrigo Constantino, von Mises, Adam Smith e pagou para assistir as palestras de Pondé e Reinaldo Azevedo: personalidades essas que conseguiram convencer a essas verdadeiras cobaias protofascistas que o "Nazismo era de esquerda", que o "PT ia dar um Golpe Comunista" e que com "menos Estado" não corre o risco de colapsar a economia. E os gurus da direita não param de se multiplicar: Jair Bolsonaro, Marco Feliciano, Padre Paulo Ricardo, Felipe Moura Brasil, Danilo Gentili, Rachel Sheherazade, Arnaldo Jabor, Paulo Eduardo Martins... Até mesmo o Canal do Otário (famoso por seus vídeos de interesse geral no Youtube) virou uma propaganda política gratuita do PSDB, DEM e qualquer outro partido que esteja mais à direita que o PT. O Yahoo Respostas tem a sua categoria Governo e Política totalmente tomada por militantes anti-PT que, entre outras coisas, sentem um desejo quase sexual pela volta da ditadura militar. E mesmo com todo esse clima golpista e com a direita fortalecida, a esquerda insiste em ficar quieta ou ainda pior: atacar o PT juntamente com quem está louco para enterrar a esquerda brasileira no mais profundo fosso que sobrou da ditadura militar.

Fascista? Não, imagina.

Eu não tenho raiva da direita, mas tenho raiva dessa esquerda covarde, medrosa, desorganizada, conformada e calada que está cruzando os dedos para o PT afundar juntamente com toda a esquerda. Ou você acha que o PSOL, o PCO, o PSTU, o PCB ou o PC do B têm alguma chance de se eleger para presidência? Como já dizia Martin Luther King: "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."


É claro que o PT está quase que inteiramente desfigurado por ter mentido e adotado as tais "medidas impopulares" contra a classe trabalhadora. Eu sei que isso é revoltante e que isso vai contra todos os propósitos da esquerda, que não se sente representada pelo PT, mas isso não é motivo para fazer vista grossa para essa tentativa de golpe armada pelos egocêntricos eleitores do PSDB e por uma Câmara que não tem o menor compromisso ético com nada. Crises passam, raiva passa, momentos difíceis passam. O que não passa é a chance de continuar reduzindo essas desigualdades criminosas que ainda prevalecem no Brasil. A maior desmoralização que o PT sofreu não foi a corrupção ou a crise que ele provocou. A maior desmoralização do PT está sendo essa de ter que fazer o jogo da direita para evitar um golpe no coração da democracia onde parte da esquerda está se omitindo.


O PT vai ter que cair fora cedo ou tarde, mas que caia de forma democrática, saindo pela mesma porta que entrou: a porta da democracia. Volto a dizer que concordo com todas as críticas pertinentes feitas ao PT, de que ele é um partido negligente, corrupto e irresponsável. Mas como no Brasil o pluripartidarismo é só de fachada, o que temos é uma polarização política entre PT e PSDB que nem tão cedo vai chegar ao fim enquanto a maioria da população continuar alienada com relação à história e à política, e também enquanto houver financiamento empresarial para campanhas. Esse sistema político que aí está há várias e várias gerações só serve para manter os velhos privilégios da elite burguesa plutocrata. A "reforma política" proposta por Eduardo Cunha e seus aliados fez tudo ao contrário do que deveria ter sido feito para tornar a nossa política mais democrática: financiamento empresarial de campanha política, voto proporcional (quociente eleitoral), política coligação partidária, etc. Enquanto isso, os pobres e a classe média continuam com a mesma vida, reclamando dos mesmos problemas e acreditando na ilusão de demagogias que são tão antigas quanto a própria política.

Algum esquerdista tem uma boa legenda para esta imagem?

Outra coisa que me incomoda bastante nessas manifestações rancorosas contra o PT é a moralidade seletiva de quem as faz. Todos são contra a corrupção do PT, mas ninguém liga para a corrupção generalizada no poder legislativo. Eduardo Cunha, por exemplo - um sujeito mafioso, corrupto e inescrupuloso - não poderia sequer ter sido eleito deputado, e muito menos presidente da Câmara. Enquanto todos esses manifestantes querem o PT fora (principalmente por ele ser de esquerda), os corruptos de todos os outros partidos estão dando risada da burrice dos idiotas úteis que, com toda certeza, vão baixar o ânimo depois que o PT cair e continuarão sendo roubados pacificamente.


Enquanto o dia em que esse sistema for mudado não chega, teremos que ter, no mínimo, a obrigação moral de defender aquilo que nos custou tantas vidas, tanto sangue e tantas perseguições: a democracia.

#golpistasnãopassarão

Mais em:
Golpismo não passará (por Renato Rabelo)
A agenda de ódio e os atos de domingo

7 comentários:

  1. "Eu não tenho raiva da direita, mas tenho raiva dessa esquerda covarde, medrosa, desorganizada, conformada e calada que está cruzando os dedos para o PT afundar juntamente com toda a esquerda."
    auhauhauahuahuahauha
    Petista, seu partido está sozinho. A classe trabalhadora e a esquerda NÃO têm motivos para defender um governo que ATACA COVARDEMENTE seus direitos em nome do capital financeiro. Isso não significa que elas defendem a massa de manobra que pede pela volta do regime militar. O inimigo do meu inimigo não é meu amigo. Quem escolheu selar alianças com o agronegócio, banqueiros, capital financeiro e, na arena política, com PMDB e PTB foi o Partido dos Trabalhadores, não a esquerda. O governo no qual o agronegócio mais lucrou com as exportações de matéria-prima, bancos superaram índices históricos de lucro em conjunto com o capital parasitário foi o do PT. Isso porque eu nem falei sobre dívida pública.
    Abandona esse delírio filosófico.

    ResponderExcluir
  2. Você ainda respondeu sobre uma coisa: o PT não foi reeleito democraticamente. Mentir para se reeleger não faz parte da democracia. O povo não votou, aprovou nem consentiu o programa que Dilma Rousseff está implementando agora. O povo votou no programa que ela apresentou durante sua candidatura, o qual ela não está aplicado. Ela trapaceou, mentiu e enganou seus eleitores para ser eleita. Isso não faz parte da democracia. Isso também é um ato de corrupção. "Ah, mas mentem desde Teodoro da Fonseca." Também roubam dinheiro público desde 1500, nem por isso devemos fechar os olhos para isso. Mentir para se reeleger contamina a essência da democracia, é dar um GOLPE nos seus eleitores.

    OBSERVAÇÃO: o inimigo do meu inimigo não é meu amigo. Eu não apoio essa manifestação do dia 16. Mas pra mim, o povo que estava é tão delirante quanto quem defende o PT. Sabe por quê? Porque além de toda ignorância histórica e das babaquices que eles pregam (volta da ditadura militar, indignação seletiva com relação à corrupção), eles acreditam que o governo é de esquerda, assim como os petistas e os movimentos cooptados pelo partido. Não é impressionante? Hipocrisia não é interessante. Essa massa de manobra de Olavo de Carvalho é golpista? É. No entanto, que autoridade moral tem alguém que defende o governo em falar de golpe? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK. E o que você sugere que deve ser colocado no poder no lugar do PT?

      Excluir
  3. Sugiro convocar novas eleições. Seria mais justo e coerente do que deixar o Brasil sob o comando de um vice-presidente que poucos querem no poder, dado que ele provavelmente não governaria com o programa apresentado pelo PT nas eleições de 2014.

    ResponderExcluir
  4. Entendo. Mas o problema de convocar novas eleições é que a esquerda não tem candidatos com chances reais de vencer. O PSDB fatalmente venceria ainda no primeiro turno e as coisas certamente melhorariam para pior. Depois de uns 30 ou 40 anos de PSDB no poder (em São Paulo já estão há mais de 20 anos), talvez a direita se canse e decida mudar para o neto do Bolsonaro para presidente em 2058. Não sei, talvez eu esteja sendo muito otimista.

    Por isso que soluções reais, na minha opinião, só são quatro:
    1 - Ou fazemos uma revolução socialista no melhor estilo Cuba.
    2 - Ou tentamos mudar lentamente através do socialismo utópico.
    3 - Ou convocamos uma Assembleia Constituinte para reforma política.
    4 - Ou mantemos a presidente no poder até 2018.

    Eu acho a última opção a mais viável, apesar dos seus contrapontos.

    Tem alguma ideia melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez. Talvez eu precise acordar para a realidade e ver que derrubar a presidenta, apesar de ela não ter sido eleita legitimamente (mentir para se reeleger nunca será legítimo), não levará necessariamente a um triunfo da esquerda.
      Qual a sua opção para a esquerda? Protestar isoladamente contra o ajuste fiscal ao mesmo tempo em que defende o governo dos banqueiros, do capital financeiro e do agronegócio? Ou passar pelo processo como espectador?

      Excluir
    2. Pois é, a situação da esquerda é difícil em qualquer situação, mesmo com a Dilma segurando o tranco até 2018. Depois disso, não gostaria que o PT voltasse ao poder sem antes se reciclar. Talvez possa haver uma negociação dos partidos de esquerda com o PMDB para tentar evitar que o PSDB vença em 2018 e repita os mesmos erros do PT. Acho que de imediato a esquerda precisa se preocupar em ser maioria no legislativo, porque senão esse mais do mesmo não terá fim tão cedo.

      Excluir