terça-feira, 15 de setembro de 2015

É preciso tomar cuidado com o fascismo


Antes de começar este post, eu quero deixar, mais uma vez, duas coisas bem claras: a primeira é que todo brasileiro tem a obrigação moral de se indignar com a corrupção, venha ela de onde vier. E a segunda é que o PT não me representa por ser uma "esquerda" corrupta, reacionária e populista que só pensa em se manter no poder a todo custo. Todos devemos criticar o que nos deixa indignados, o que não podemos é cair na armadilha de transformar as nossas críticas e indignações num petardo para arrombar a porta da democracia.
Feita essa consideração inicial, vamos ao que interessa.

A extrema direita brasileira está de volta

O medo da burguesia
A elite burguesa brasileira, que domina o país desde que ele ainda era colônia, está se sentindo acuada. Com os líderes progressistas da América Latina chegando à presidência em vários países vizinhos e com a consciência política e social sendo difundida paulatinamente através da educação e da internet, a velha elite burguesa está se sentindo ameaçada. A internet - que não possui o monopólio de informação da grande mídia - abriu um espaço perfeito para que a atual frente progressista pudesse ter voz ativa. E como não é possível calar e corromper todos os internautas de esquerda, a direita golpista começa a ter seus dogmas contestados à vista de qualquer um que tenha acesso à web.

Primeiramente, as religiões foram contestadas com a onda ateísta na web, depois foram as minorias oprimidas que ganharam voz, e agora é a vez da esquerda que está desmascarando essa política corrupta e elitista que sempre esteve aí. A corrupção do PT, como todos sabem, aparece à exaustão em todos os grandes jornais do país, mas só a internet mostra sem eufemismos e sem pudores a sujeira do PSDB e dos demais partidos financiados pela alta burguesia, que, notavelmente, abomina ideologias de esquerda. Ainda bem que as pessoas não são tão burras quanto a burguesia reacionária pensa, pois, desse modo, as fortunas (e os privilégios) de uma elite individualista e arrogante estão sob o risco de serem tributadas pelo povo que cansou de ser roubado explorado por ela. A direita monopolista, pela primeira vez na história desse país, vem sendo expressivamente contestada. E como as mudanças progressistas fazem eles se borrarem nas calças, como resposta, eles convocam - através de uma persistente lavagem cerebral - milhares de membros da classe média despolitizada a irem às ruas para protestar a favor de pautas antidemocráticas e notavelmente fascistas. A suposta luta deles "contra a corrupção" é um engodo, uma desculpa, para mascarar as verdadeiras causas pelas quais odeiam o PT: assistencialismo, redução de desigualdades e apoio aos trabalhadores. 

"Toda vez que o Capitalismo se sente ameaçado, ele abre a porta do canil e sai para passear com o Fascismo." (Mauro Santayana)

Benvenuti al fascismo
O discurso dessa direita reacionária e truculenta é sempre o mesmo: Estado mínimo; privatização de setores base da economia; redução da maioridade penal; pena de morte; bordão de que bandido bom é bandido morto; menos escolas, mais prisões; financiamento empresarial sem limite de campanha eleitoral; considerar o aborto (de blástulas) assassinato; que o comércio de drogas deve ser monopólio dos traficantes; que armas devem ser comercializadas livremente; enfim... Tudo isso, embora faltem outros itens, é o pacote ideológico completo que a direita golpista usa para manter a sua hegemonia sobre a população. O progressismo, a tributação justa sobre os ricos e a justiça social são um pesadelo para essa turma. E a resposta imediata desses burgueses assustados é canalizar a insatisfação popular de crises momentâneas para o pseudonacionalismo, o antiesquerdismo, o conservadorismo, a pseudo luta contra a corrupção, a mudança desesperada das regras do sistema, a defesa leviana de um único partido (ou coligação), a tirania, a perseguição de minorias, a violência e o militarismo - tudo isso através da mídia e de seus cães de guarda ideológicos que pirateiam (de forma adaptada para a realidade atual brasileira) a propaganda nazista. Ou seja: eles estão fazendo uma defesa descarada do fascismo.



Lutar pela educação ninguém quer, lutar contra a desigualdade ninguém quer, lutar pelos trabalhadores ninguém quer, lutar pela democracia ninguém quer: o que esses protofascistas querem é uma solução à curto prazo para que o domínio e a exploração da elite sobre o povo nunca acabe. O que a nação definitivamente não precisa são de velhas prostitutas arrotando bons costumes. E o fascismo, ao contrário do que pregam os "filósofos" da direita retrógrada, é justamente um golpe para que a burguesia continue no poder, mantendo qualquer ideologia que tenha consideração pelos mais pobres no calabouço de suas mentiras. É por isso que temos que preservar e respeitar a democracia, ao invés de apoiar esse jogo sujo e golpista para anular os 54 milhões de votos que o PT obteve ao vencer as eleições presidenciais de 2014.

 "E o fascismo é fascinante
Deixa a gente ignorante e fascinada
É tão fácil ir adiante e se esquecer
Que a coisa toda tá errada"
(Toda Forma de Poder -
Engenheiros do Hawaii)

A juventude precisa saber que TODOS os partidos possuem corruptos. Mas também precisa saber que TODOS os partidos possuem políticos honestos, ainda que eles sejam minoria. O que nós temos que fazer é parar de achar que o PT é totalmente corrupto e que o PSDB é a única salvação para combater a corrupção. O PSDB, hoje (diferentemente do antigo PSDB social democrata), está sendo financiado e apoiado por gente que não tem o menor compromisso com a classe trabalhadora e que criou um fetiche mórbido por privatizações e submissão econômica ao capital estrangeiro. Fora os neonazistas, masculinistas, integralistas e as viuvinhas da ditadura militar que colocaram os tucanos no colo e os alimentaram com tudo de mais reacionário que há nas Américas. Se os tucanos tivessem uma preocupação mínima com o país, com a hombridade e com o povo, um de seus mais notáveis fundadores, o cientista político Bresser Pereira, não teria acusado o PSDB de golpismo ao se aliar com corruptos como Eduardo Cunha.
Temos que parar de achar que os candidatos apontados pela mídia são o elo perdido da salvação da pátria e passar a beber de diversas fontes diferentes para formar a nossa própria opinião. Digo isso porque as bases da corrupção ficam escondidas pela grande mídia e só são mostradas quando há algum interesse econômico elitista em exibi-las para o povo. O petrolão é só a ponta do iceberg da corrupção multipartidária desse país.

Já vi esse filme em algum lugar...

A luta desregrada contra a esquerda
É fato: muita gente, mas muita gente mesmo, está indo na onda do "fora PT" sem prestar atenção nas coisas que estão acontecendo ao seu redor. Uma classe média que desconhece a história, que se informa somente pela Veja, pela Folha e pela Globo e que só lê conspiranóicos como Olavo de Carvalho não pode ter um juízo crítico livre de distorções. Tem muita gente, especialmente nessas manifestações anti-PT convocadas pelo tucanato, que acha que keynesianismo é socialismo, que social democracia é comunismo, que o Nazismo era de esquerda, que o Papa Francisco é marxista e que qualquer outra coisa que pense diferente deles é comunista por causa dessa lavagem cerebral alienante que receberam da burguesia destropata. O mau, para eles, é o que pensa diferente dos ricaços, ou seja: "os comunistas". Eu até escrevi um post debochando disso chamado Dicionário Olavético (link aqui). E esse pensamento anticomunista e unipartidário que eles estão defendendo é típico dos regimes totalitários. E o totalitarismo é, como já sabem os que passaram da quarta série, a ciência da destruição da democracia.
Esse pessoal anticomunista, por razões de lavagem cerebral coletiva e de indignação seletiva, acha que a corrupção vai deixar de existir magicamente no país quando o PT cair. Até porque eles aprenderam na Escolinha do Professor Olavo que o PT é comunista e que só comunistas são ladrões. Milagrosamente, na cabeça oca deles, tudo e todos tornar-se-ão maravilhosos e honestos instantaneamente com a saída da Dilma. E o PSDB e o PMDB, campeões de corrupção nacional ao lado do DEM, sairão impunes de todas as suas maracutaias, assumindo o papel ridículo de "salvadores da pátria". É simplesmente insano ver um sujeito inescrupuloso como Aécio Neves - ou pior ainda, o tal do Bolsonaro - se tornar o il Duce brasileiro, já que muitos neonazistas, integralistas, militaristas e reacionários de extrema direita em geral os veem como heróis nacionais que irão nos salvar do ""comunismo petista"". Pode contar que coloquei oito aspas em comunismo petista, porque o PT precisou fazer o jogo da elite direitista para chegar ao poder, chegando ao ponto de ser defendido por banqueiros na cara dura. E mesmo assim essas antas zoológicas continuam associando o PT a chavismo, bolivarianismo, stalinismo, "cubismo" e outros "ismos" que nada têm a ver com essa posição de planície que o Partido dos Trabalhadores tomou. Como bem disse a blogueira Lola Aronovich em seu post Meritocracia, o Problema é o Naufrágio: "Às vezes, a histeria anti-comunista beira o ridículo, parece para alguns que a desigualdade é fruto de anos e anos de políticas socialistas. Sinto informá-los, mas é justamente o contrário." A culpa pelos problemas do Brasil, na visão dos reaças, não é a miséria ou a injustiça social, mas o Estado, o esquerdismo, o marxismo cultural, o foro de SP, o BRICS, a Venezuela, Cuba e o caribe a quatro. Como se de 1500 até 2002 o país nunca tivesse sido explorado por grupos larápios e individualistas que sobrevivem no poder até hoje.

Se o PT é corrupto, imagina o resto...

Infelizmente, sobrevivemos numa pátria de pessoas abastadas que vivem fechadas em seus privilégios, que acham que não há desigualdade no Brasil ou que, simplesmente, ignoram qualquer sinal da realidade. Essas pessoas acham que pobre é preguiçoso e que é justo que as 71.440 pessoas (em um país com mais de 200 milhões de habitantes) do topo da pirâmide social pague muito menos imposto que o resto da população. Essa massa de manobra pueril da classe média está defendendo uma plutocracia gananciosa que sabota a democracia, que trata seu próprio país como uma republiqueta passível de ser ludibriada para a perpetuação de privilégios e mamatas ancestrais, e, claro, que defende a manutenção e ampliação do maior câncer social: a desigualdade. Esse tipo de coisa, definitivamente, não é justa.
Por tudo isso, é vital a união dos progressistas contra as manobras dos golpistas, pois além de estarmos presenciando o congresso mais reacionário desde 1964, a corrupção dos partidos de oposição sequer é investigada. Baixa popularidade, crise e governo ruim não são razões constitucionais para impeachment.



Se o PT sair, quem entra?
É aqui que está o 'x' da questão. Os ricaços donos do PIB nacional não vão descansar enquanto o PT não cair e o PSDB (ou o PMDB, tanto faz) chegar ao poder. Se o PT sair, quem vai entrar é um pau mandado qualquer fingindo que é honesto, mas cujo partido vai roubar tanto quanto (ou mais que) o seu antecessor. Não faz muita diferença, pois todos os partidos financiados por empreiteiras estão fadados à corrupção e a manter os privilégios (especialmente os fiscais) dos 0,05% mais ricos do país.
Como foi bem dito no excelente blog Padrão e Pobres: "O pessoal que vive da usura e do rentismo vai deitar e rolar quando essa onda fascista-golpista vencer a queda de braço e voltar a falir o país com governos larápios, pilantras, corruptos e que pouco se lixam para tudo, exceto para aumentar impostos, manter as desigualdades, privatizar e, claro, botar a culpa nos outros. Um povo que CONCORDA em ser roubado por políticos de direita mas defenestra a roubalheira da esquerda, definitivamente não é um povo sensato, que mereça qualquer coisa melhor do que já tem. Ao invés de aproveitar o momento que vivemos e ORDENAR o fim de TODA corrupção, parece que o zé povinho quer mais é continuar sendo estuprado pelos boquirrotos que o estupraram desde 1500 até 2003". Tirar Dilma Rousseff - que é honesta (apesar de incompetente) - para colocar homens comprovadamente corruptos no seu lugar é um disparate total, é, como disse o ator Gregório Duvivier numa emissora portuguesa: "Limpar o chão com bosta", pois querem tirar os honestos para que os pilantras tenham o caminho livre para roubar mais.



Por que também não investigam o Aécio e as contas da sua campanha? Por que não falam do tucanoduto, do trensalão, da Lista de Furnas e da privataria tucana? Por que não investigam as contas do governo FHC e do governo de Aécio em Minas? Por que não cobram impostos sobre os mais ricos e poupam a classe média e os pobres de serem os burros de carga do país? O Brasil tem jeito. Basta deixar de ser preguiçoso, ignorante e parcial. Mas quem disse que é fácil fazer uma deslavagem cerebral em seres ignorantes, violentos e incapazes de discernir o joio do trigo?

O Brasil só tornar-se-á uma nação de primeiro mundo quando o brasileiro deixar esse colonialismo político de classes e parar de ser ignorante e egoísta. Parafraseando o artigo do blog Padrão e Pobres, eu assino embaixo que quando o brasileiro começar a pensar no coletivo, a ver que se não vai ser bom pra todos, não poderá ser bom pra nenhum, aí sim mudaremos. Quando ele começar a ver que não é vantagem ser roubado por político tucano, do mesmo jeito que não é vantagem ser roubado por político petista, aí, sim teremos possibilidade de nos tornar uma nação de verdade com condições práticas de ingressar no primeiro mundo.
Enquanto isso não acontece, teremos que aturar essa onda fascista da classe média que é inocente (ou talvez nem tanto) e manipulada pelas elites - elites essas que os exploram e os explorarão sem dó enquanto eles não acordarem desse verdadeiro estado de letargia política.

Para encerrar, vou deixar um videozinho para provocar os salientes:



Leituras recomendadas para ajudar na deslavagem cerebral:
-Tudo em Cima - Quando o fascismo cresce, silenciar é ser cúmplice 
-Padrão e Pobres - Sim, Dilma vai cair.
-Padrão e Pobres - Brazil: Game Over. O último a sair, que apague a luz
-Mauro Santayana - A mula e os vermes
-Blog do Miro - "Meninas do Jô" amam os ricaços
-Inverso do Contraditório - As fortunas que não pagam Imposto de Renda 
- BR29 - Papa: "Estar do lado dos pobres é Evangelho, não comunismo"
-Brasil247 - Bresser: "PSDB quer derrubar presidente honesta aliando-se a um corrupto" 
-ISTOÉ - Fim do Rentismo

10 comentários:

  1. 1 - Concordo que se sair o PT não tem ninguém bom e capaz o suficiente para assumir o país, mas dizer que Dilma Rousseff é honesta é pra rir. Entenda uma coisa, não existe político honesto no Brasil.

    2- Pra min a democracia não é a melhor forma de governo, na minha opinião democracia é ditadura da maioria, o correto seria uma forma de governo que refletisse a vontade de todos, seguir a vontade da maioria não é justo porque ainda assim muitos ficariam insatisfeitos. Tome como exemplo as nossas últimas eleições presidenciais e veja que mais de 45% dos eleitores não tiveram seus desejos satisfeitos com a vitória de Dilma e se analisarmos bem, querendo ou não,isso é injusto.

    3 - Comunismo está longe de ser um modelo que vai acabar com as mazelas sociais, ele já foi muito mais forte na antiga união soviética e mesmo assim fracassou, no final o comunismo tende a se tornar uma ditadura também, é só olhar pra Cuba e Venezuela.

    4 - Pena de morte não acaba com a criminalidade, na realidade nada acaba, mas ajuda a combater e a diminuir, e a sensação de justiça é completa e satisfeita em casos de assassinatos sem motivo.

    5 - Porte de arma deve ser liberado para o cidadão comum sim, o Estado não é onipresente, ele não é capaz de dar proteção em tempo integral ao povo, e uma arma serve pra defesa pessoal em muitos casos, armas já salvaram vidas e evitaram mortes de muitas pessoas, negar o direito do homem a portar uma arma é quase como negar o direito à sobrevivência, nenhuma vida deve ser sacrificada em prol de ideologia nenhuma, o que deve haver é justiça e nesse caso tirar a arma do cidadão comum é injusto praticamente um crime, Aliás desarmar os cidadãos é típico de regimes ditatoriais.

    6 - Concordo quando você diz que com educação poderíamos mudar muita coisa.

    Não sou da elite. Sou negro e pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vamos por partes:

      1-Não existe político honesto no Brasil? É exatamente esse o pensamento fascista de que ninguém presta para que um Dulce assuma o poder. Há políticos honestos e desonestos, como em qualquer outra profissão ou cargo público. Não generalize.

      2-O seu conceito de democracia está totalmente deturpado. Vou deixar esta extensa lista bibliográfica para você procurar entender melhor do que ela se trata.

      3-Garanto que o capitalismo é que não é mesmo o melhor modelo para por fim às mazelas sociais.

      4-A melhor forma de combater a criminalidade é preveni-la e não tentar remediá-la com sadismo ou catarse. A melhor prevenção ainda é a educação.

      5-Sou a favor do desarmamento, mas sou a favor de todo mundo ter direito a usar armas não letais.

      Não acho Marx um gênio, ele foi apenas um livre pensador com coragem para divulgar ideias de vanguarda para sua época. Qualquer um que pense um pouquinho fora do senso comum será capaz de chegar às mesmas conclusões dele.

      Excluir
    2. 1 - Já que você afirma que existe político honesto no Brasil prove e cite nomes por favor. O brasileiro é corrupto de berço, o tipo de honestidade e transparência que precisamos no momento não pode ser encontrado no sistema político atual, não seja utópico, as nossas instituições estão todas maculadas pela corrupção. Queria eu que fosse verdade o que você escreveu, mas infelizmente não é, eu acho que você está atirando às cegas e se enganando sendo otimista ou tem medo de reconhecer a verdade.
      Só uma pergunta: Seu blog é politicamente correto? Não precisa responder se não quiser.

      2 - Me prove que da maneira como são constituídas hoje as eleições democráticas elas não se tornam a vontade da maioria sobre a vontade do restante.

      3 - Em momento algum disse que capitalismo é o melhor modelo.

      4 - Educação é uma medida que só surte efeito a longo prazo, é um processo progressivo e demorado. Enquanto não se chega há um nível de educação e conscientização ideal as punições severas e duras aos crimes devem existir sim, pois caso contrário estaria se sacrificando vidas em prol de esperar que a educação resolva tudo e isso não é justo.

      5 - Já é um bom começo.

      Excluir
    3. 1 - Não preciso provar nada, porque segundo a própria legislação, todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Quem tem que provar que todos são desonestos é quem afirma isso. Isso que você fez se chama inversão do ônus da prova. O que precisa ser feito para acabar com a corrupção é dar fim à impunidade dos políticos e acabar com essa nossa cultura do "jeitinho" brasileiro.
      Eu não sei o que significa ser "politicamente correto" para você. Mas eu simplesmente escrevo o que eu penso, seja politicamente certo ou errado.

      2 - Não tenho que ficar provando nada. O nosso processo é democrático porque há a participação do povo na escolha de seus representantes. Isso é uma forma de democracia, apesar de não ser a ideal. A democracia ideal é a democracia direta, onde não há políticos e o próprio povo é que cria suas leis.

      3 - Que bom. Eu sou utópico nesse sentido e simpatizo com o anarquismo e com o Projeto Vênus como meios mais justos de sistemas.

      4 - Sim, é verdade, mas nem por isso essas medidas imediatistas e irreversíveis, como a pena de morte, ajudam a reduzir significantemente a violência. Basta olhar para os países onde a pena de morte existe para ver se a criminalidade realmente diminuiu.
      O problema do Brasil neste aspecto é a impunidade, a sensação de injustiça social, a falta de educação e a nossa cultura. Precisamos consertar o sistema carcerário para os bandidos não serem sustentados por nós em verdadeiras escolas superlotadas do crime organizado que são as penitenciárias. Mas esse assunto eu devo discutir em outra oportunidade.

      Excluir
    4. 1 - Você tem todo direito de não querer provar nada, nem eu quero te provar nada nem te converter a ideologia nenhuma, cada mente é um universo, esqueceu? Agora citar a nossa legislação como argumento de que todos são inocentes é no mínimo hipocrisia visto que todos nós sabemos que nossas leis não funcionam principalmente em se tratando de ricos e políticos, aliás funcionam sim, somente para os pobres, então nesse caso citar as leis como base de argumento nesse sentido não serve.

      2 - Muito obrigado, não se você se deu conta, mas até que enfim você concordou com o tópico de número 2 do meu primeiro comentário.

      3 - Nada há comentar.

      4 - Quanto à pena de morte eu acho que o seu problema é enxergar apenas um lado da questão, sua análise é unilateral.
      Já te disse que zerar a taxa de criminalidade é impossível, mas a pena de morte contribui no combate ao crime e em alguns casos o senso de justiça aplicado é 100% correto. Existem pontos positivos na aplicação da pena de morte.
      Você sabia que dos 10 países mais seguros do mundo 7 deles adotam a pena de morte? Por outro lado, dentre os 18 países mais perigosos do mundo apenas 1 adota a pena de morte.

      Aqui já me dou por satisfeito quanto a essa nossa discussão.
      Estou lendo seu blog aos poucos e não discordo de todas as suas opiniões, na realidade eu penso igual em determinados pontos, mas sempre que eu encontrar algo que mereça ser questionado eu vou comentar se assim você permitir.
      Eu consegui extrair algo de bom de suas ideias, espero que consiga fazer o mesmo com as minhas.

      Excluir
  2. Só mais um adendo.

    Marx é quase um gênio, praticamente perfeito em questões humanistas, mas em se tratando de economia é uma lástima.

    ResponderExcluir
  3. 1-Não existe político honesto no Brasil? É exatamente esse o pensamento fascista de que ninguém presta para que um Dulce assuma o poder. Há políticos honestos e desonestos, como em qualquer outra profissão ou cargo público. Não generalize.

    Pode até ser que essa forma de pensar aumente as chances de um Dulce assumir o poder, não descarto esse efeito colateral, mas a sua forma otimista também não é livre de falhas, pensar como você é o que faz com que corruptos se perpetuem e nunca deixem o poder, pois estaríamos apostando que o próximo será o honesto, mas estamos vendo na prática que isso não é verdade, em anos de história política até hoje esse homem honesto não apareceu, e se ele nunca jamais aparecer? Será então que temos que deixar corruptos no poder eternamente? Então amigo, seu argumento também é composto por um alto risco de se perder a aposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem garante que o Dulce será honesto? Ditaduras costumam ocultar todos os seus escândalos, dando a entender que são livres de corrupção. Sempre haverá risco. Eu ainda acho que o atual sistema é muito menos ruim que qualquer despotismo ou totalitarismo.

      Excluir
    2. Acho que você não entendeu a síntese do meu comentário.
      Eu sou contra a ditaduras e totalitarismos.

      Excluir