terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sim, sou de esquerda e repudio o Fascismo no Brasil


Algumas pessoas não gostaram dos meus últimos posts sobre política, alegando que eu estou sendo parcial e estou defendendo ideias "distorcidas" para atacar a direita. Eu já disse em outros posts e volto a afirmar que sou um homem de esquerda e, naturalmente, a minha opinião contrasta com a de quem pensa diferente. A realidade, independente da nossa opinião, é uma só. Todo o resto são versões: e esta é a minha versão. Apenas isso. Se discorda, o espaço nos comentários está aberto para um debate cordial.

Eis aí bons motivos para ser de esquerda ou, pelo menos, humanista

Por que sou de esquerda?
Certa vez, me perguntaram por que eu não me preocupo em ficar rico ao invés de perder tempo e dinheiro defendendo os pobres. Eu defendo os pobres e os trabalhadores porque eu penso primeiro no coletivo, nas pessoas como um todo - depois é que eu penso nos indivíduos isoladamente. Ser egoísta e ostentar com o nosso consumismo capitalista desenfreado não é a minha praia. Prefiro que os mais pobres tenham uma vida digna do que passear de Ferrari em Miami. Não tem sentido ser feliz sozinho num mundo cão. Além disso, eu não gosto do elitismo e da competição; eu prefiro a cooperação, porque ela nos une a uma causa comum pelo bem de todos. Pode ser até uma conclusão equivocada minha, mas acho que ser de esquerda é mais uma questão de empatia do que uma questão política propriamente dita.
Outro raciocínio incrivelmente besta vindo da direita é o de que eu tenho que dar tudo que eu tenho para os pobres para ser coerente com a minha ideologia. Esse pensamento é uma piada, porque além dele ser muito mais cristão do que socialista, dar dinheiro aos pobres não resolve problema algum, porque o sistema continua o mesmo. De que adianta viver num mundo onde eu sou podre de rico se existem tantas pessoas morrendo de inanição e dependendo da boa vontade dos outros para poder ter um prato de comida? Dar dinheiro aos pobres não resolve o problema. Seria necessário mudar o sistema inteiro para que cada pessoa pudesse, ao invés de receber o peixe, aprender a pescar e a ganhar um salário justo por isso. 
Não sou individualista. Não posso viver em sociedade ignorando o sofrimento da maioria que sequer faz duas refeições por dia. Como progressista, eu defendo o fim das injustiças sociais e que ninguém confunda isso com fazer voto de pobreza.

Raio X do reacionário típico que adere sem perceber ao fascismo

Sim, o Fascismo cresce no Brasil
Outra coisa que algumas pessoas podem ter se incomodado foi quando eu disse que precisamos tomar cuidado com o fascismo no Brasil. E quando eu disse isso, não estava exagerando ou distorcendo o conceito de fascismo. Quem distorce o significado real do fascismo é a direita reacionária e seus "filósofos" (Olavo e Pondé são bons exemplos). Eles dizem que o fascismo, assim como o nazismo, era de esquerda, sendo que todos os grupos fascistas e neonazistas que existem hoje no mundo sentem uma aversão brutal por Marx, pelo socialismo, pelo comunismo, pelo Foro de São Paulo e por qualquer movimento que tenha qualquer ligação com a esquerda política. Inclusive, isso me lembra uma frase:

 "Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas."
(Winston Churchill)

Se alguém duvida que o fascismo é de extrema direita, basta ver os cartazes anticomunistas que foram colados nas ruas de Niterói com mensagens nazifascistas e ataques a minorias. Neles há várias mensagens ameaçadoras que foram espalhadas num ponto da cidade, como mostra esta reportagem. Fora sujeitos como Jair Bolsonaro, por exemplo, que são verdadeiras aberrações fascistas. Muitas pessoas ingênuas têm sido levadas pelo discurso fascista sem perceber e isso é extremamente perigoso não só para democracia, mas para todos que forem minimamente diferentes dessa escória racista, preconceituosa e xenofóbica de ultradireita.

Cartaz inspirado no nazismo e na Ku Klux Klan em Niterói

Fontes das notícias:
-Cartazes de grupo inspirado na Ku Klux Klan fazem ameaças a minorias em Niterói
-Bolsonaro vê imigrantes como “ameaça” e chama refugiados de “a escória do mundo” 


50 comentários:

  1. Com relação ao post sobre o Bolsonaro ser facista acho muita falta de caráter para editar uma frase dele tão descaradamente, ele disse que com os sírios vem junto muitas pessoas ligadas ao terrorismo se infiltrado e que então deveríamos analisar a ficha de cada um que entra, ele não disse que não poderiam vir refigiados, mais um site de esquerda que não merece respeito por tentar ganhar popularidade com noticias falsas e invenções aposto que em algum lugar aqui deve ter uma matéria falando que o livro "aparelho sexual e cia" nunca existiu e nem foi mandado pras escolas, É muita ignorância...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se faça de inocente ou desentendido a ponto de mentir para defender esse sujeito.
      A frase dele na íntegra foi exatamente essa dada no Jornal Opção:

      “Não sei qual é a adesão dos comandantes, mas, caso venham reduzir o efetivo [das Forças Armadas] é menos gente nas ruas para fazer frente aos marginais do MST, dos haitianos, senegaleses, bolivianos e tudo que é escória do mundo que, agora, está chegando os sírios também. A escória do mundo está chegando ao Brasil como se nós não tivéssemos problema demais para resolver”


      Uma frase dessa é suficiente para causar um quebra de relações diplomáticas entre os países citados. Não acredito que ele tenha dito isso por ser mal caráter, mas pelo inocente desespero de ganhar holofotes. Porque se ele tivesse realmente noção do absurdo que falou, não teria mais coragem de aparecer na mídia outra vez. E ainda há quem o chame de "mito". Aí é de cair o c* da bunda.

      E essa do livro 'Aparelho Sexual e Cia', o MEC já desmentiu esse boato inventado por ele.

      De quem é a ignorância agora, filho?

      Excluir
    2. Winston Churchill é de direita

      Excluir
    3. Sua, bolsomito não é facista, vcs esquerdista só olha as cotoveladas e os carrinhos que ele toma vcs não mostram. Só lembrando que precisa de uma elite pra empregar os trbalhadores. Não adiamta vc querer igualar pq ninguem é igual a niguem sempre vai ter um que será mais estudioso, outro será mais inteligente, e é partindo desses que o pais cresce. Bolsonaro ainda disse, "Eu quero que o pobre seja rico".

      Excluir
    4. Anôn. 20:35

      "precisa de uma elite pra empregar os trbalhadores" Oi???
      Em Cuba deve todo mundo ser desempregado então, né, santa? Esqueceu de dizer que com a nossa elite boazinha também não há mais-valia e nem escravidão do salário, não foi?

      Deixa de ser tonto, filho. Não existe meritocracia no capitalismo. O que manda no capitalismo é o dinheiro, o lobby, os oligopólios e a "herançacracia".

      E você por acaso é doente para acreditar num merda como o Bolsonazi? Um cara que defende uma eugenia disfarçada de ideias fascistas como "bandido bom, é bandido morto" não quer que pobre fique rico: quer que pobre se foda.

      Acorda!

      Excluir
    5. Achei descarado você usar uma fala de Jesus pra defender essa bosta que é o comunismo. Esse "dar tudo para os pobres", como disse Jesus, é uma DOAÇÃO voluntária. E já que o Bolsonaro quer que o pobre se foda, me diga: Por que em países comunistas todo mundo é pobre?

      Excluir
    6. Caro animal analfabeto de 03:04. A fala de Jesus não foi usada para defender comunismo. Quem fala em "dar para os pobres" é Jesus, não é Marx. Aliás, dar para os pobres não tem NADA A VER com comunismo. Se você fosse menos tapado saberia a diferença entre comunismo e cristianismo e não usaria este espantalho imbecil.
      E não existem e nunca existiram países comunistas. Segundo a academia, o que vocês chamam de "comunistas" foram países adeptos do capitalismo de Estado. E mesmo assim, em países "comunistas", todo mundo é rico. Porque nesses países todas as pessoas tinham moradia, saúde e educação de qualidade e tudo gratuito, diferentemente de países capitalistas de verdade, como é o caso do Brasil e dos EUA.

      É impressionante como a direita brasileira é formada por idiotas burros, analfabetos e alucinados. Vai estudar, seu animal.

      Excluir
    7. Wellington F, querido, tive que parar por aqui:
      Segundo a academia, o que vocês chamam de "comunistas" foram países adeptos do capitalismo de Estado.
      Show de ignorancia, hein ? rs

      Excluir
    8. Não, Tony. A URSS, Cuba e China nunca foram comunistas de fato, uma vez que o comunismo propriamente dito é a ausência do Estado. O que os países com capitalismo de Estado tiveram foram a apropriação dos meios de produção por parte do Estado.

      Excluir
  2. Que blog mais merda que eu já vi...pqp

    ResponderExcluir
  3. Sou negro. Paguei meu cursinho carregando cimento e tijolo, sempre estudei, meus pais passaram bastante necessidade E eu estudo em Faculdade Pública.
    Quer faculdade estuda.

    Não meu caro, não é um cara rico que tirou minha oportunidade, a única pessoa que poderia ter me limitado seria eu mesmo.
    Quem sempre me ofereceu ensino de merda foi o Estado, Estado que a esquerda defende que seja maior ainda.

    Agora um post eu gostei, não gostei muito. Gostei porque é verdade Cristo falou que deveríamos dar nossos bens aos pobres, a os conservadores Cristãos não faz isso. Mas espero que você não esteja usando essa imagem para denegrir a religião, eu mesmo não tendo religião não acho legal fazer isso com as religiões.

    Agora você quer emancipação das pessoas (como eu já vi Esquerdistas falando) como é que você me diz sobre o Roubo que o Estado faz em nos brasileiro. Não nem falando de corrupção. E sim dos absurdos gastos que é feito com nossos impostos, que deveria (teoricamente) ser para ajudar os pobres, pessoas que não tem condições de produIr suas próprias riquezas. Então o que acontece ?
    Vc acha realmente que o Estado é a melhor maneira de ajudar as pessoas ?

    Tem várias coisas que eu discordo da Esquerda, assim como eu discordo da direita, mas isso é comum faz parte da vida. Agora apóia mais Estado em nossas vidas e dizer que é afavor de emancipação da classe trabalhadora, é ser muito leviano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não generalize o seu caso para os outros. Um cotista também precisa estudar tanto ou até mais que um estudante privilegiado de escola particular. Lembre-se que você é uma exceção não por ser melhor que os outros, mas porque a regra é que os mais ricos tenham mais recursos que a sua classe social.
      O problema da educação pública ruim não se resolve com extinção do Estado ou com privatização de escolas públicas, isso é uma falácia neoliberal. Em países desenvolvidos, o ensino público é de excelente qualidade. Então o problema não é ser público, mas ser de má qualidade.

      Não usar essa imagem para denegrir a religião? Ahahaha! Eu adoraria! Do jeito que tenho ojeriza por religiões, seria ótimo usar isso para atacá-las, mas não seria justo, porque não são maus religiosos que tornam a religião má. Dê uma olhada na tag "ateísmo" e veja como eu me divirto atacando mitologias contemporâneas que alguns insistem em chamar de "religião".

      O problema do Brasil não é o Estado ser grande ou de haver "impostos demais". O problema deste país é a corrupção. Na Suécia, por exemplo, se paga MAIS impostos que no Brasil e lá o serviço público é de excelente qualidade. Já no Congo, onde quase não há impostos, a qualidade de vida é bem pior que o Brasil. Então saia dessa ilusão neoliberal, porque ela é mentirosa e faz mal.
      Sim, o Estado ainda é o melhor meio de ajudar as pessoas. Se não concorda, sugira algo melhor.

      Desculpa camarada, mas seu comentário me fez sentir vergonha alheia de tanta bobagem falaciosa neoliberal contida nele. Estude um pouco mais antes de defender essas ideias de senso comum.

      Excluir
    2. O Wellington, quanto ao seu texto concordei com muitas coisas que disse. Quanto a sua última resposta.... fico muito mais com o Victor R.P.

      Em princípio (tese) um Estado grande pode ajudar mais pessoas. Mas não é o que temos visto na prática. Você falou bem que o problema é a corrupção, mas esta existe mesmo em Estados pequenos. Como contornar isso ?

      A resposta está naquilo que você desmerece. A Religião, mas faço a ressalva, não a religião institucionalizada - muitas vezes um instrumento de manipulação da massa por alguns poucos em benefício material próprio. Refiro-me a Religião Verdadeira, algo que tem a ver com a relação do indivíduo consigo mesmo, em seu íntimo, eliciando valores e comportamentos elevados na sua vida.

      Toda corrupção é antes de tudo, corrupção moral do indivíduo. Não existe em toda a história da Humanidade estrutura criada pela civilização para expurgar a corrupção, ou impedir que prevaleça. Não há estado grande, ou pequeno, Sistemas juduciais punitivos, fortes ou fracos, que de fato eliminem a corrupção - podem contê-la por um tempo, é o que ocorre em países de sistema policial mais duro que o nosso.

      Mas a corrupção é como uma lama fétida que emana dos esgotos das almas dos 7 bilhões de pessoas que habitam a Terra hoje. Não dá pra segurar essa lama com os recursos materiais, jurídicos, institucionais da civilização. A única coisa que resolve é o tratamento íntimo que o sujeito se auto-aplica, e isso só se ele quiser - não dá pra ser imposto. Mas grandes almas que vieram a Humanidade, Jesus uma delas, já apontaram o caminho.

      O não termos DE FATO seguido esse caminho, eis a razão por estarmos aqui, patinando em nossos vícios.

      Excluir
  4. Mentalidade de Esquerdista me dá vergonha alheia.

    ResponderExcluir
  5. Tente refutar isso: " O ideal socialista é, em essência, a atenuação ou eliminação das diferenças de poder econômico por meio do poder político. Mas ninguém pode arbitrar eficazmente diferenças entre o mais poderoso e o menos poderoso sem ser mais poderoso que ambos: o socialismo tem de concentrar um poder capaz não apenas de se impor aos pobres, mas de enfrentar vitoriosamente o conjunto dos ricos. Não lhe é possível, portanto, nivelar as diferenças de poder econômico sem criar desníveis ainda maiores de poder político. E como a estrutura de poder político não se sustenta no ar mas custa dinheiro, não se vê como o poder político poderia subjugar o poder econômico sem absorvê-lo em si, tomando as riquezas dos ricos e administrando-as diretamente. Daí que no socialismo, exatamente ao contrário do que se passa no capitalismo, não haja diferença entre o poder político e o domínio sobre as riquezas: quanto mais alta a posição de um indivíduo e de um grupo na hierarquia política, mais riqueza estará à sua inteira e direta mercê: não haverá classe mais rica do que os governantes. Logo, os desníveis econômicos não apenas terão aumentado necessariamente, mas, consolidados pela unidade de poder político e econômico, terão se tornado impossíveis de eliminar exceto pela destruição completa do sistema socialista. E mesmo esta destruição já não resolverá o problema, porque, não havendo classe rica fora da nomenklatura , esta última conservará o poder econômico em suas mãos, simplesmente trocando de legitimação jurídica e autodenominando-se, agora, classe burguesa. A experiência socialista, quando não se congela na oligarquia burocrática, dissolve-se em capitalismo selvagem. Tertium non datur . O socialismo consiste na promessa de obter um resultado pelos meios que produzem necessariamente o resultado inverso."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não preciso refutar, Marx já o fez em suas obras. Além disso, esse texto que você recortou e colou aí mostra o desconhecimento do autor sobre o que é socialismo. Socialismo não é um Estado poderoso que se apropria das riquezas e dos meios de produção, isso tem outro nome: capitalismo de Estado. No socialismo, é a classe proletária que se torna proprietária dos meios de produção, chegando ao poder através de revoluções oriundas da luta de classes. Stalin, Mao e Fidel nunca representaram o proletariado, eles foram justiceiros sociais que se autodenominavam socialistas, sendo que nunca passaram de tiranos que queriam se perpetuar no poder.
      Quanto ao resto, estou com preguiça de responder. Além disso, ser de esquerda não quer dizer que a pessoa seja "comunista". Isso é um reducionismo pueril baseado numa falsa dicotomia. Quando afirmo ser de esquerda, é porque sou contra as injustiças sociais e a favor de uma distribuição de renda justa, voltada para quem produz riqueza. Sou social democrata, keynesiano, mais especificamente, e não defendo um Estado super poderoso.

      Excluir
  6. Ok, mas qual seria o procedimento da agora classe operária dominante em relação a nova camada que irá surgir para servir aos seus propósitos, afinal bens não aparecem do nada e eu não estou afim de entregar minha casa ao meu pedreiro.

    E em relação a preguiça de responder, fique tranquilo, é praxe da esquerda, nem me incomodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai existir nova camada para servir a classe operária dominante. A classe operária tudo produz e é ela que também produz os bens no socialismo. E você não precisa entregar a sua casa a pedreiro e nem a ninguém, a única coisa que deve ser coletivizada são os meios do produção.

      Ah, sim, a esquerda é muito preguiçosa, Oscar Niemeyer e Albert Einstein que o digam.

      Excluir
  7. "Prefiro que os mais pobres tenham uma vida digna do que passear de Ferrari em Miami. Não tem sentido ser feliz sozinho num mundo cão."

    É sério que vc disse isso cara?

    Moro aqui no estado Roraima e se ver a porrada de Venezuelanos que estão fugindo do socialismo do Maduro , você não tem idéia!!! Pessoas passando fome, procurando emprego, aumento de prostituição aqui em Roraima, a maioria é Venezuelana. Em qualquer sinal de trânsito aqui da capital, tem um venezuelano fazendo malabares pra ganhar alguma coisa...e vc fala isso? Não funciona meu querido, ser humano é ambicioso, e se ele quiser estudar e trabalhar mais ainda, mérito dele se ele for rico um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante essa falta de empatia e de conhecimento político de quem comenta neste blog. Primeiro, diga-me onde eu falei que a solução para os problemas do mundo é o socialismo, por favor. Segundo, de onde você tirou essa ideia estabanada de que a Venezuela de Maduro é "socialista". E as empresas privadas que têm lá? Terceiro, você acha mesmo que estudando e trabalhando alguém fica "rico" em uma plutocracia controlada por uma oligarquia econômica como é o caso do Brasil? Quarto: ser contra as desigualdades sociais NÃO significa que a pessoa é socialista. É possível ter uma sociedade justa dentro de modelos keynesianos, de bem-estar social.

      Além de ser um analfabeto político, você é um analfabeto funcional que mal sabe entender uma oração simples no próprio idioma. Volte para escola e pare de ler essa mídia corporativa que te ensinou que a Venezuela é "socialista".

      Francamente, é cada um que me aparece...

      Excluir
  8. O muleque que fez esse blog deve ter uns 14 anos no máximo... Não sabe o que é fascismo e nem deve conhecer a trajetória politica de seu fundador, se chutar o pé de uma mesa é capaz de chamá-la de fascista. Demonstra um conhecimento pífio de economia, o que é comum na esquerda.

    Aposto que defende estado grande e fica putinho quando o governo bloqueia o Whatsapp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe quem foi o fundador do fascismo? Uau! Então nos privilegie com a sua sabedoria suprema e revele-nos quem foi.

      Conhecimento pífio em economia tem quem acha que o laissez-faire e laissez-passer deram certo em algum lugar do mundo. E essa tolice de Estado mínimo é um delírio da direita incauta brasileira que só favorece a cartéis e oligopólios. Depois a esquerda é que é burra. Fala sério!

      PS: bloqueio do Whatsapp não tem nada a ver com tamanho do Estado e sim com a incopetência de certos juízes.

      Excluir
    2. Parece que a Turma do Jardim da Infância tem um aluno que veio dizer presente aqui.
      Kkkkkkkk!!!

      Excluir
  9. Eita que a esquerdalha tá desesperada

    ResponderExcluir
  10. Querido, mudar o sistema kkk
    Olha, vai produzir algo de útil, pega numa enxada e vai produzir alimentos, ou vai bater massa e construir casas, já pensou em abrir uma farmacêutica???
    Pai do céu, Pq diabos todo esquerdista tem que ter uma profissão inútil?!
    Vai produzir para atender as tais necessidades ao invés de obter lucro com essa sua profissaozinha inútil e fútil de designer... sempre a mesma ladainha: a culpa é do sistema, do capital, das elites, faz tua parte que tá de bom tamanho porra! Sempre querem do mudar os outros mas ficam na vida mansa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diria Jack o Estripador, vamos por partes:

      Primeiro: Eu não acho o capitalismo um sistema justo e tenho todo o direito querer algo melhor.
      Segundo: Defenestrar uma profissão que você nem conhece é uma atitude, no mínimo, ridícula.
      Terceiro: Mandar os outros "pegarem na enxada" é uma forma completamente patética de se fugir do debate. É uma forma escandalosamente explícita de exteriorizar a sua total falta de argumentos.
      Quarto: Discutir mudanças no sistema é uma forma de melhorar a vida de todos, inclusive a sua. Isso se chama "fazer política".
      Quinto: Seu conceito obtuso de "esquerdista" mostra o quão desqualificado para um debate sério você está.
      Sexto: Vai dormir que o teu mal é sono. Isso não é hora de criança estar acordada.

      Excluir
  11. Uma pessoa só é esquerdista por duas possibilidades:

    1) Tem mentalidade fraca, não sabe pensar sozinho e foi doutrinado.

    2) É um tolo vitimista, politicamente correto, justiceiro social.

    A esquerda só produziu atraso, miséria, censura e morte. O comunismo, maior assassino da história que o diga. A direita é melhor que a esquerda, assim como o capitalismo é melhor que o socialismo, assim como os Estados Unidos são melhores que Cuba.

    E já que citaram Jesus, deixo um versículo bíblico.

    O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda.
    Eclesiastes 10:2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca SK: você é o retrato fiel da direita brasileira: inocente, manipulada e totalmente alienada ao conhecimento acadêmico sobre política e economia. Se quiser ter uma noção leve do que são esquerda e direita, comece lendo alguma obra do acadêmico Noam Chomsky. Aí depois a gente conversa.

      Excluir
    2. Garota!!! Nem precisa dizer mais nada... aplausos

      Excluir
  12. Ah sim, o fascismo criado/espalhado pelo que pendia muito mais para o SOCIALISMO Mussolini. Igual o Hitler do partido SOCIALISTA dos TRABALHADORES Alemaes ser de direita, o mesmo que bradou contra o capitalismo e a favor de Estado imenso comandando tudo em varios de seus discursos, um claro nacionalista de esquerda. E o pior e' que te achas muito espero e isento. Coitado. Massa de manobra dessa ideologia doente.

    ResponderExcluir
  13. vc sabe que esse cartaz de niteroi e mentira nê ?

    ResponderExcluir
  14. Meu caro Wellington, parabéns pelos seus excelentes artigos e pela sua santa paciência de debater com tanta gente estúpida. É como dar pérola aos porcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras, Javã. Elas servem para me fortalecer nesta luta contra a ignorância e a estupidez que dominam a web. Abraço.

      Excluir
  15. Texto interessante, apesar de não concordar. Partilho de ideias libertárias. Gostaria de expor um ponto em síntese. Acredito que as ideias "capitalistas" são as únicas capazes de promover o bem estar e a prosperidade. Então, seria melhor você lutar não contra o sistema capitalista, mas a favor de doações privadas para melhorar a qualidade de vida dos necessitados e promover o que você disse: "seria necessário mudar o sistema inteiro para que cada pessoa pudesse, ao invés de receber o peixe, aprender a pescar e a ganhar um salário justo por isso." Você deve achar que há um sistema melhor que o capitalismo, a liberdade e a propriedade privada, será? Até o sistema de saúde do Reino Unido está regredindo. Os locais com menos liberdade e que menos respeitam a propriedade privada, sempre foram mais pobres, vide África. Você quer que um país na África cresça? É simples, dê liberdade e faça que respeitem a propriedade privada. Se você acha ruim que uma empresa só lucre e beneficie os consumidores, tente propor que está é ruim, pois não ajuda os necessitados, ao invés de querer abolí-la.

    ResponderExcluir
  16. Já dizia Winston Churchill Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas.

    ResponderExcluir
  17. Coerência é uma coisa que está em falta na internet. Primeiro a ser refutado: defende um presidente eleito pelo povo que está condenado e cumprindo pena provisóriamente, mas questiona um deputado que está a anos na política e que teoricamente não faz nada. Ou seja, ao seu ver, é mais valioso defender um politico corrupto e ofender um político de que nada se tem? Mesmo que não se faca nada? Segundo:Você já leu "O capital de Karl Marx? Eu não concordei com uma palavra, mas então, no primeiro capítulo ele diz que a mercadoria é o fetiche desse sistema e é impossível você separar a mercadoria do modelo capitalista. Ou seja, você não é pra dar aos pobres o que tem, mas você contribui para o capitalismo. Terceiro: "vá estudar" ou "facista" ou "nazista" só mostra que seu argumento é falho... Tenha idéias, mostre como a sociedade pode melhorar com a possibilidade de termos um modelo socialista. Eu tenho duas perguntas pra você. Em qual país você acha que a corrupção pode se espalhar, em um país onde o governo só controla o básico ou em um governo onde controla todos os meios? As pessoas estariam satisfeitas de terem os mesmos ganhos? Seria até viável defender um sistema nórdico, como aplicado na Noruega, mais isso... Saia desse aspecto de Direita vs Esquerda amigo.

    ResponderExcluir
  18. Cara ainda tem uns idiotas esquerdistas que acham que o socialismo funciona. kkkkkkkk ja tiveram várias experiências socialista ao redor do mundo e nunca deu certo, e nos comentários eu vi que aculpa era do capitalismo, sendo que o capitalismo é melhor modelo de governo para um país.

    ResponderExcluir
  19. Porque nazismo e fascismo são de direita?
    Qual motivo?
    Oque o Hitler fez que era direita?
    Me falar características que levou a definir nazismo e fascismo de direita???

    Alguns falam em.terceira via.
    Porquê????????
    Seria??
    Qual motivo??
    Melhor estudar dialética antes de falar abobrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo

      Nacional Socialismo; queria saber se já existiu um socialismo de direita (conservadora e liberal)? kkkk

      Excluir
    2. O próprio parlamento alemão define o nazismo como extrema-direita. Leia o Mein Kampf e tire suas próprias conclusões.

      Excluir
    3. Direita meu caro! É quem esta no poder! Ajuda deus ajuda esse cerebro...direita. Mao forte! A mao direita de deus....a destra! Etc.... Vou dizer somente uma coisa. La no passado q vc goosta de citar erradamente disseram: que os facistas do futuro chamarão a si mesmo de anti_facistas. Ou seja futuro de la é hoje! Os facista são hoje os socialistas q se auto.declaram anti facistas pregam a igualdade de renda ou seja restos q cairaão da mesa igual distribuicao de miseria. Insistem em falar q capitalismo é o primo do facismo...sendo q la do seu passado q adora citar...quem lutou e foi de extrema importancia pela vitoria dos aliados foi a grande potencia capitalista.E.U.A ? Entao essa teoria é erronea . Agora tendo em vista q o nazismo surgiu do pt... Pode ser concidencia? Sim pode ! Mais tudo se encaixa. Hoje querem reassumir o poder dizendo q o pais esta em miseria no entanto quem deixpu o pais em clara miseria mundial! Foi o pt o anti.facista socialistas pela causa...vcs cavaram a vala comum! E agora dizem q tem a corda que pode tirar a nacao de la...rs so se fazem em cima de jovens com diaturbios...cuidado eles estao ficando ciente..........

      Excluir
    4. Ah rafael eu respondi ao caro noob da historia wellington que acha q o socialismo vai deixar a sociedade livre kkkkk procura saber sobre cuba mora la...uns meses vc não pode comprar certas coisas pq nao tem pq so quem pode produzir e o governo e quando tem vc nao chega a tempo no monte....fica esperto. Sua liberdade seu ser livre ta equivocado.ah pode mudar de ideia avontade se for pra melhor é bom...esse seu ideal ta sem norte.

      Excluir
  20. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo

    NAcional Socialismo (soZialism); "socialismo"; socialismo é de direita? ou socialismo é de esquerda?

    Entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cavalo Marinho é um equino? A república democrática da Coreia do Norte é democrática? Siglas não querem dizer nada.

      Excluir
  21. Acho que a demencia da sua juventude refletiu no seu desenvolvimento cognitivo , se eu planto eu gero lucro vendendo ,se eu compro foi do lucro que gerei,quanto mais vendo é poraue plantei mais* ou seja trabalho duro* ,se a ideia da miseria é a unica falha que vcs socialistas insistem em manter digo so umas coisas: socialismo nao dá nada para ninguem nada ! Apenas tira de alguem fica com uma boa parte e distribui os restos* em partes ilusoriamente iguais ! É tipo um bolsa familia de 70 reais. Vc nao pode vender mais porque nao pode produzir mais que o governo ou seja: vcs ficarão com grande parte da receita do pais para manter seus nucleos de manipulação da sociedade em massa. A distribuição igual que oferecem ao povo que pregam é tão somente de miseria! Quem gosta de comer cachorro? Pois é se esse cancêr socialista se alastrar pelo brasil passaram a comer seus cães.pois so terao isso para comer. Nao produzirao nao venderao nao viverao mais somente ELES q ficaram com seus lucros* trabalho arduo* para si msm. Uma familia ganha 70 reais e um socialista quer dizer falso socialista ganha 2000..sem precisar .nao seja corrupto nao se deixe comrromper por socialistas q se dizem anti facistas...por que cometerão mais carnificina q os nazistas...se por acaso vcs crescerem no brasil....estarei disposto a espurgar .los da nação livre! Livre pra ser crescer,so cresce quem luta!

    ResponderExcluir
  22. Parei de ler nessa parte: "A realidade, independente da nossa opinião, é uma só. Todo o resto são versões: e esta é a minha versão. Apenas isso.".

    ResponderExcluir
  23. Não vim para discutir. Apenas para lhe propor que desça do pedestal em que se colocou e leia e ouça Dinesh d'Souza. Vc. tem umas coisitas a aprender com ele. Sobretudo o que é (ser) 'Direita' e 'Esquerda'. Vc. está claramente confuso. Mesmo que o negue a pés juntos, como qualquer um que vive em negação.

    ResponderExcluir