quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Brincando de golpinho na República das Bananas


Era uma vez um país latino-americano com grandes desigualdades sociais, com uma grande classe trabalhadora empobrecida e com plutocratas comandando a política, a mídia, os negócios e os militares. Esse país tropical, politicamente instável e saqueado desde o seu "achamento", sempre foi submisso a um país rico e governado por quem sempre manteve o status quo. Aí, após 502 anos de sua "descoberta", finalmente um governo popular, progressista e democrático chegou ao poder. Então as desigualdades diminuíram, a fome foi quase erradicada, os pobres passaram a ter oportunidades que antes eram privilégios exclusivos dos mais abastados, o poder de compra aumentou, a dívida externa foi liquidada, privilégios começaram a se tornar direitos, tudo ia bem...
Mas após 13 anos desse governo popular, a nova classe média começou a achar que era rica, os ricos de verdade viram a oportunidade de ficar mais ricos novamente, os pobres começaram a acreditar que só os governos progressistas são corruptos e a República das Bananas estava pronta para voltar a ser o que sempre foi. Pessoas sem compromisso com a democracia e com sede de poder se aliaram aos despolitizados e regressistas, buscando desesperadamente uma maneira de destituir a chefe de Estado desse governo progressista do cargo – mesmo quando nenhum crime doloso havia contra a mesma. Então os espertalhões pensaram: "Hmm, e se a gente der um ar de legitimidade a um golpe de Estado? A gente usa os nossos papagaios midiáticos para repetir a mesma mentira muitas vezes até ela se tornar verdade!" E pronto: achavam eles que bastava isso para dar um golpinho e transformar o país no que ele sempre foi: na velha República das Bananas.

Mas é claro que você sabe de que país estamos falando. E não: não estou falando da Venezuela.



Mas será mesmo que nós devemos deixar esse país voltar a ser o que sempre foi através de um golpe só porque os saudosistas da República das Bananas estão cansados e enfurecidos? Romper com a democracia vai gerar uma grande instabilidade política-econômica, fuga de investidores, o lado golpeado não aceitando a legitimidade de um governo ilegítimo. Ou será que algum idiota acha que tudo vai virar um mar de rosas depois que o golpe for deflagrado? A democracia não é um jogo, não é uma brincadeira. O cenário de hoje é muito diferente daquele que envolvia o impeachment de Collor, porque ele estava absolutamente isolado. Mas a Dilma não está isolada. E isso torna as coisas muito mais perigosas. Por que você acha que o presidente do maior banco privado do país e até mesmo o "caçador de petistas" Joaquim Barbosa estão preocupados com essa interrupção da agenda democrática?
Crises passam e governos mudam. O que não pode acontecer é esse comportamento de torcida na política, porque ele é irresponsável e perigoso. A democracia está acima de qualquer partido. Devemos lutar pela democracia, e não por partidos. Mas como, infelizmente, os antipetistas e anticomunistas preferem ver o país ir para o buraco do que esperar até 2018 para ter novas eleições, parece que somente um lado está disposto a defender a democracia. E sim: esse lado a defenderá com unhas e dentes.

4 comentários:

  1. oh seu imbecil, que golpe é esse que será dado?
    fique sabendo que o processo de impeachment aberto contra dilma tem base legal, não existe nada de inconstitucional, vários juristas já deram um parecer favorável, então por favor pare de apelar com essa conversinha de golpe, se dilma não quisesse estar passando por isso era só ela ter agido de forma honesta com o país, mas não, ela quis ser malandra e deu no que deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aqui a "base legal" do impeachment.
      Só lembrando que o próprio Michel Temer (o capitão do golpe) assinou como interino as tais "pedaladas".

      Excluir
    2. suas respostas são hilárias, me fazem rir.
      quando citar uma fonte, pelo menos cite uma fonte que valha a pena, quem é esse do vídeo? nunca ouvi falar.
      toma aí algumas fontes que valem a pena ser consultadas, escritas por quem realmente entende do assunto


      José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de SP
      “Não tenho a menor dúvida de que existe fundamento jurídico, em razão de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com o parecer do Tribunal de Contas (TCU), que é o órgão competente que identificou esse descumprimento, para nós, há a caracterização desse crime de responsabilidade. A lei proíbe a antecipação de receita e as demais irregularidades que foram identificadas pelo parecer. Esse descumprimento é o fundamento primeiro e mais importante de um processo de impeachment.”


      Carlos Ari Sundfeld, jurista
      "As normas sobre o crime de responsabilidade foram conscientemente escritas, há décadas, para dar ao Congresso Nacional um largo juízo político. Chegou a hora da presidente Dilma: há fatos graves, o Brasil parou em crise e cabe exclusivamente aos parlamentares decidir se usam ou não impedimento. O Supremo Tribunal Federal garantirá o devido processo a Dilma, mas não pode garantir-lhe o mandato."


      obs: se o Temer também é corrupto ele merece sair sem sombra de dúvida.

      O Governo do PT foi a maior decepção que esse país já teve, não que antes dele tivessemos heróis ou pessoas de índole inabalável. Mas a grande diferença é: a Gangue que se instalou no poder não joga o jogo democrático, são tiranos, pregam mentiras, enriquecem um partido para mantê-lo no poder por anos no poder. O impeachment seria uma resposta democrática a esse partido de mentirosos, corruptos e dominadores.

      Excluir
    3. Pois bem, existem pelo menos outros 30 juristas contra o impeachment, além de estudiosos da Constituição brasileira, professores universitários, acadêmicos, advogados e pensadores do Direito no país.
      O grande problema é que a Constituição brasileira se transformou na Constituição de Schrödinger: onde juristas concordam e discordam ao mesmo tempo que as pedaladas são crimes de responsabilidade. Mas como eu não encontrei nada na Constituição que defina as tais "pedaladas" como crimes de responsabilidade, então continuo com a opinião de que impeachment é Golpe.

      Abaixo vou deixar um vídeo de alguém mais conhecido que explica porque o que está ocorrendo é uma tentativa de Golpe de Estado:

      Mariana Godoy Entrevista - Ciro Gomes (04/12/2015)

      Excluir