quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Não vai ter Golpe


É isso mesmo: o PT não vai cair. Os esforços da oposição, de parte da classe média e de movimentos como o MBL não foram (e nem serão) suficientes para causar o impeachment de Dilma Rousseff. E a isso devemos algumas razões, tais como:

1 - Pedaladas fiscais, ao contrário do que defende a Veja e juristas como Hélio Bicudo, não são crimes. Não existe nenhum artigo na Lei de Responsabilidade Fiscal que defina que as tais "pedaladas" são crimes. Derrubar um Presidente da República por razões econômicas - ao invés de criminais - não é uma atitude sensata dentro de um Estado democrático. Além disso, a grande maioria dos prefeitos e governadores fazem essas pedaladas e nem por isso as pessoas estão defendendo a queda deles também. É uma moral seletiva.

2 - Golpes só funcionam quando a maioria do povo está a favor do mesmo, porque não é possível imputar crime onde não há sem adesão popular. É por isso que os golpes quase sempre são orquestrados pela mídia para enfraquecer um governo e ter o apoio do povo para derrubá-lo. E numa sociedade onde temos a UNE, o MST, a CUT, a OAB, artistas, juristas, professores universitários e uma parcela da população e dos políticos contra o impeachment, realmente dar um Golpe de Estado não daria certo. Caso houvesse um golpe "na marra", anarquia ou guerra civil seria o mínimo que poderia ocorrer.

3 - O impeachment perdeu a força e o apoio popular, até porque, na linha de sucessão presidencial temos Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros - que sempre geraram desconfiança com relação às suas condutas políticas. Fora que Aécio Neves, que foi visto como esperança da oposição antipetista, não quis participar das manifestações pró-impeachment e está em silêncio com relação ao seu (ex)aliado Eduardo Cunha. Ficou provado que a oposição que pede o golpe é tão podre quando o próprio governo. É o sujo exigindo a queda do mal lavado.

4 - A plutocracia não vê vantagem num impeachment. Os banqueiros, magnatas, grandes especuladores, grandes proprietários, megaempresários, megaempreiteiros, grandes investidores, grandes rentistas e a alta burguesia em geral não vê vantagens práticas em tirar o PT para colocar o PSDB ou o PMDB em seu lugar. Na verdade, a instabilidade do pós-impeachment pode acabar prejudicando parte dos negócios dos ricaços. E isso não seria interessante para eles. Mesmo que as pedaladas fiscais fossem crime, esses ricaços dariam um jeito de que elas fossem julgadas como legais para que a interrupção da agenda democrática não prejudicasse o lucro deles. Aliás, manter o PT é mais negócio para eles do que manter o PSDB, porque os tucanos não têm simpatia da esquerda (CUT, MST, UNE), enquanto que o PT subalterno à plutocracia consegue manter essa esquerda relativamente quieta, mesmo que o PT apenas finja ser de esquerda.

Portanto, volto a afirmar: Dilma não vai cair. Se ela caísse, o mundo nos veria apenas como palhaços da velha República das Bananas, onde não há democracia estável e onde investir não compensa. Por pior que esteja o governo do PT, pior que está, ainda daria para ficar.

2 comentários:

  1. O impeachment perdeu a força e o apoio popular????
    hahahahahahahahahahahaha
    vai sonhando vai.
    Os índices de rejeição da presidente dilma já beiram os 80%, deixe de ser desonesto rapaz.
    O pior cego é aquele que não quer ver.
    Só uma pergunta: você está desesperado?
    O Brasil hoje foi rebaixado mais uma vez no cenário financeiro internacional sendo classificado como um local suspeito para investimentos, a gasolina está caríssima, a conta de energia teve aumento de 200%, desemprego nas alturas, inflação voltando.
    Em que planeta você vive amigo?
    Está mais do que claro que essa mulher não tem mais pulso para governar o país, ela está desnorteada e atônita.
    Se eu te conhecesse pessoalmente não hesitaria em te chamar para uma aposta de R$ 1000,00 meus contra apenas R$ 100,00 seus que a dilma cai, tenho absoluta certeza disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O golpe está fragilizado, basta ver que a quantidade de gente nas manifestações pró-impeachment diminuiu bastante no dia 13. Além disso, hoje (16/12) tivemos uma manifestação pró PT que não deve ser subestimada. Isso sem falar do apoio que Dilma teve de governadores de 16 estados. Nunca vi um golpe dar certo com um país dividido. Desculpa aí, mas vão ter que tentar derrubar a Dilma de outra maneira, porque desse modo tá difícil.
      E esse índice de 80% de rejeição não quer dizer nada. Isso não é motivo para impeachment. Fora que eu estou entre esses mais de 80% que desaprova o péssimo governo da Dilma, mas nem por isso eu quero a ruptura da ordem democrática com esse golpismo oportunista.

      Excluir