sábado, 25 de fevereiro de 2017

Questões rápidas sobre revolução, política e Brasil


Estive pensando recentemente em escrever vários posts rápidos com perguntas e respostas envolvendo política. Mas para não atrasar ainda mais outras postagens que pretendo publicar em breve sobre outros temas, então resolvi jogar todas as perguntas e respostas num único post.
A seguir, deixo uma espécie de autoestrevista sobre temas atuais envolvendo política:

Uma revolução daria certo no Brasil?
Não, por três razões básicas:
1-Não há engajamento da população, que está totalmente alienada por uma educação precária e por uma mídia burguesa tendenciosa. As pessoas comuns (o 'povão', por assim dizer) estão totalmente imersas em um círculo vicioso de consumismo, individualismo e conformismo regado pela ilusão de uma prosperidade utópica. As pessoas preferem o escapismo ao confronto com a realidade.
2-Não temos uma 'bucha de canhão' para encabeçar uma revolução na luta proletária pela igualdade e pela justiça social (nunca tivemos um Lênin, um Fidel, um Ho Chi Minh), o máximo que tivemos foi Marighella, Luís Carlos Prestes e Brizola que não tinham nem o carisma dos grandes líderes e nem a força necessária para conduzir uma grande massa trabalhadora ao poder.
3-Os EUA não deixariam. A América Latina é o quintal dos EUA. Somos nada mais que macacos, que selvagens, que vermes a serem explorados do ponto de vista das oligarquias norte-americanas. Enquanto no país deles há um "capitalismo modelo" (inatingível para nós), aqui no Brasil temos um capitalismo de terceiro mundo que não deixa o país se desenvolver. Somos um mero fornecedor de matéria-prima barata a ser explorado pelos EUA e eles nunca fizeram a menor questão de disfarçar isso. Os nossos programas espacial e nuclear, por exemplo, estão paralisados juntamente com os investimentos em tecnologia de ponta, porque não é interessante para os EUA ter concorrência. Além disso, nenhuma grande potência está interessada em apoiar uma revolução nas terras tupinambás.

O mundo seria todo comunista se a URSS tivesse vencido a Guerra Fria durante a crise dos mísseis?
Talvez. Sabemos hoje que o arsenal nuclear da URSS era mais sofisticado e estava estrategicamente mais bem posicionado que o dos EUA durante a Crise dos Mísseis Cubanos. Se tivesse ocorrido uma guerra nuclear, o país mais destruído – os EUA, no caso – certamente teria se rendido e tornar-se-ia um país subalterno aos soviéticos. A imposição do socialismo de Estado por parte da União Soviética contra os EUA seria inevitável. Se isso tivesse ocorrido, certamente não teríamos tido ditaduras militares na América do Sul, seríamos independentes e teríamos políticas mais igualitárias. O Brasil teria espaço para crescer e possivelmente seria a maior potência das Américas. Mas isso é apenas uma suposição, porque existia também a possibilidade de aniquilamento mútuo.

E o crescimento da extrema-direita no Brasil? Por que isso?
O crescimento da extrema-direita é um fenômeno global. As políticas expansionistas, imperialistas e neoliberais coordenadas pela elite financeira internacional têm causado um aumento da desigualdade, da violência e do caos. Como para a maioria das pessoas o "socialismo não deu certo", a única opção que eles vislumbram é um endurecimento da repressão contra as classes dominadas e um pseudo patriotismo que se manifesta através de xenofobia. As pessoas acham que o Brasil está dando errado pelas razões erradas – e daí passam a pedir pelas soluções erradas. O crescimento de Jair Bolsonaro nas pesquisas para presidência da república é uma evidência disso. O reacionarismo é uma forma de tentar, infantilmente, voltar para uma época mais estável onde havia menos violência. Mas não vai dar certo. O Brasil precisa justamente do oposto: de políticas inclusivas que reduzam a desigualdade.

Qual o sistema (modo de produção) ideal?
É difícil responder a essa questão, porque tudo acaba ficando no campo das hipóteses. O socialismo de Estado não deu certo devido às restrições de liberdades e ao descaso com o proletariado que nunca chegou, de fato, ao poder. Já o capitalismo é essa joça que conhecemos, logo, não dá para ser nem exatamente um e nem o outro. Talvez um sistema misto, semelhante ao que temos no Estado de Bem Estar Social escandinavo, seja uma opção menos ruim. Há teorias interessantes, como a do Projeto Vênus, do engenheiro social Jacque Fresco, mas me parece por demais futurista. Eu creio que modelos cooperativistas são os melhores por evitar o individualismo, o predatismo e o egoísmo, mas as pessoas precisariam mudar muito o modo de pensar para aceitar sistemas mais humanizados. Infelizmente, a nossa sociedade é terrivelmente egocêntrica e individualista, por isso precisaríamos antes de tudo de um modelo de educação que mostre que é melhor crescermos todos juntos ao invés de querer ficar riquinho ao custo da pobreza de uma maioria.

Lula volta em 2018?
Acho essa possibilidade muito pouco provável. O ódio que foi disseminado contra Lula e contra o PT foi muito forte nos últimos anos. Fora que os cabeças do sistema já decidiram que ou Lula será preso, ou será inviabilizado politicamente. Essa turma não armou todo esse espetáculo para deixar a Jararaca viva para ser presidente em 2018. O mais provável é que Ciro Gomes ocupe a vaga de Lula em 2018 e receba apoio do PT para tentar ir ao segundo turno contra Marina ou Bolsonaro. Apesar de minhas divergências com Ciro, entre os que estão aí, ele é de longe o candidato mais preparado para ser presidente em 2018. A política conciliatória que Lula adotou entre 2003 e 2010 não tem mais a menor chance de funcionar. É preciso uma política de confronto, de ruptura com o sistema que aí está.

8 comentários:

  1. A única solução viável para o mundo hj é a Nova Ordem Mundial

    Mas para isso, primeiro o planeta precisa passar por uma intensa redução populacional, é o q vai possibilitar a vinda da NOM

    "Uma voz clama: No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus"

    Isaías 40:03

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nova Ordem Mundial? O malthusianismo morreu no século XIX.

      Excluir
    2. nova ordem mundial não é malthusianismo, vc bebeu?

      Excluir
    3. Olha o que vc digitou acima:

      "A única solução viável para o mundo hj é a Nova Ordem Mundial

      Mas para isso, primeiro o planeta precisa passar por uma intensa redução populacional, é o q vai possibilitar a vinda da NOM"

      A obra An Essay on the Principle of Population de Thomas Robert Malthus, de 1798, enfatiza justamente essa intensa redução populacional. Não tem nada de "novo" nessa sua "ordem mundial".

      Excluir
    4. eu conheço a obra de malthus, mas ainda sim a NOM não tem a ver com o q ele teorizou

      ele justificou a redução populacional por causa do temor da escassez

      mas na NOM não é por conta disso, e sim pq a quantidade de pessoas hj no mundo inviabiliza o sistema mundialista q está para vir

      a população não tem q ser reduzida por causa de uma possível escassez, e sim pq a NOM não se sustenta com 7 bilhões de pessoas no planeta, pra começar bem a terra tem q ter entre 800 a 820 milhões no mundo inteiro, e só

      Excluir
  2. E mais uma vez repostando pq acho q o autor não percebeu:

    NINGUÉM gosta e NINGUÉM quer socialismo, sinto muito idealistas, mas o povão c%ga e anda pra karl marx, lenine ou stálin, tudo escória

    Marxismo-leninismo já era, união soviética foi pro saco, as farc estão indo pro buraco, nem o narcotráfico salva mais, esquerda guerrilheira nem na favela da rocinha, tá FRACO

    A era do socialismo real acabou, e queridos, não volta mais, não tem kgb q ajude, putinho (lacaio da oligarquia russa e proto-nazbol) não irá restaurar a urss, ela se foi pra nunca mais voltar (e já foi tarde)

    Marx, lenin, trotsky, stalin, che guevara e fidel castro estão todos no quinto dos infernos; só sobrou a ditadura norte-coreana e o socialismo com dias contados da república de cuba, q a cada dia q passa se abre mais e mais ao capital, é a última pá de terra q falta pra enterrarem de vez o socialismo no planeta, coreia do norte é só uma pedra no sapato q logo logo se auto-destruirá, ng liga

    É meus queridos, tudo o q restou pra vcs engolirem é esquerda reformista e anti-laissezfaire, vão ter q aguentar PT e social-democracia europeia até os últimos dias do capitalismo. O comunismo ESTÁ MORTO, a derrubada do muro de berlim (o mico do século para o socialixo) foi o início do fim, e o fim ao q parece chegou mesmo

    "Socialismo real" é isso, estado autoritário com vida útil de 70 anos, kkk

    Enquanto que... Gestapos Unidos há séculos sendo ~império~, vc quer, stalin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ao menos leu o que estava escrito neste post? Vou repetir:

      "O socialismo de Estado não deu certo devido às restrições de liberdades e ao descaso com o proletariado que nunca chegou, de fato, ao poder."

      E aí vc posta essa porcaria outra vez nos comentários.

      Ademais, o que vc escreveu é a mesma lengalenga que Jabor, Tio Rei, Constantino, Olavo de Carvalho e outros reaças do gênero vivem escrevendo sobre o socialismo e a esquerda.

      Excluir
    2. Para terminar, vou deixar uma frase do Leon Trotsky para você refletir:

      "Aquele que se ajoelha diante do fato consumado não é capaz de enfrentar o futuro. Expor aos oprimidos a verdade sobre a situação é abrir-lhes o caminho da revolução".

      Se o mundo nunca atingir um sistema anarco-comunista, jamais teremos uma sociedade justa. E enquanto não houver justiça, haverá luta.

      Excluir