sábado, 27 de abril de 2019

A fala de Lula e o silêncio da Globo


Na tarde desta sexta-feira, 26 de abril de 2019, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a sua primeira entrevista aos jornalistas Mônica Bergamo e Florestan Fernandes Júnior após mais de um ano preso na carceragem da PF em Curitiba. E após assistir sua entrevista, ficou muito claro para mim porque a nossa elite do atraso tanto quis manter Lula preso e incomunicável em sua solitária. A quantidade de verdades que o Lula proferiu foi tão devastadora que causou um rebuliço geral até fora do país. Como se isso não bastasse, a figura do mítico Lula tem o poder de amplificar a sua fala além do discurso verbal, sendo capaz de tocar os corações de muitos brasileiros. O ex-presidente soltou a metralhadora giratória do começo ao final da entrevista, não poupando críticas duras a Moro, Dallagnol e ao presidente bufão. Mesmo tendo sua pena reduzida pelo STJ (instância esta cujos ministros carrancudos mais pareciam um plágio tosco dos Vogons, do Guia dos Mochileiros das Galáxias), o ex-presidente mostrou-se totalmente indignado com a condenação, com as mentiras e com a perseguição contra a sua pessoa.

É disso que têm tanto medo?

Enfim, o fato é que ontem pela noite (no dia da entrevista) resolvi assistir ao JN inteiro para ver se a Globo iria comentar alguma coisa sobre o Lula com aqueles cortes estratégicos em sua entrevista para mostrar uma versão enviesada da fala do ex-presidente. Mas nem para isso tiveram coragem. Lula é tão amedrontador para a Globo que nem sequer tocaram em seu nome. Ao invés disso, resolveram enaltecer a própria emissora com a homenagem no senado feita aos 54 da emissora dos Marinhos. Mas o que me deixou indignado na tal homenagem foi a ênfase em mostrar que a Globo é "democrática" e "imparcial". Aliás, a Globo é justamente o oposto disso, primeiramente, porque nasceu durante a ditadura militar que apoiou com unhas e dentes – fora a campanha escandalosa para o Golpe que derrubou Dilma Rousseff em 2016. A Globo não é, nunca foi e nem jamais será democrática. Se alguém tiver dúvida, assista o documentário Muito Além do Cidadão Kane que, aliás, foi censurado por pressão da "democrática" Globo. Outra piada de mau gosto foi quando disseram que a Vênus Platinada é "imparcial". Não há como existir mídia imparcial, ainda por cima um conglomerado de mídia do porte da Globo que é financiada pelo grande capital. Os interesses da Globo são empresariais e rentistas. Não é à toa que essa emissora defende de maneira explícita essa criminosa reforma da previdência.

Não adianta posar de "democrática", dona Globo.

Porém, algo que mereceu destaque sobre a tal homenagem à Globo no senado foi a fala do ministro Dias Toffoli, que citou que sem as novelas da emissora seríamos reféns dos "enlatados" estrangeiros. Ora, isso é uma grande bobagem pelo simples fato de que não é só a Globo que produz novelas (a TV Record que o diga). Mas o grande problema aí é que os estúdios produtores de novelas e séries não deviam estar vinculados a uma emissora: eles deveriam ser independentes e suas produções deveriam ser vendidas para as emissoras ou mesmo para serviços de streaming, como ocorre, por exemplo, nos EUA. As novelas serem produzidas por emissoras de televisão é algo aberrante: típico de países de mídia não democratizada e super concentrada nas mãos de uma minoria poderosa. E esse problema não se limita às novelas, indo até os esportes. A Globo hoje praticamente monopoliza os jogos do campeonato brasileiro e da seleção brasileira. Será que é justo homenagear uma emissora que além de monopolizar, manipular e ser antidemocrática ainda está envolvida em uma série de escândalos como o propinão da Globo, o escândalo do Panamá Papers e sonegação fiscal? Aliás, homenagear qualquer emissora no senado federal é um absurdo, a função do senado não é fazer vassalagem à imprensa, e sim de trabalhar em prol do povo.

A Globo nunca foi tão bem resumida em um documentário.

Pois bem, para terminar, vou deixar um trecho da entrevista do Lula logo abaixo só para por mais um conteúdo na conta das coisas que "a Globo não mostra".


Um comentário:

  1. Concordo! o que a globo fez ontem revelou seu desespero de se afirmar como uma rede de televisão imparcial,sem convicções políticas, partidárias e ideológicas. Porém, acaba evidenciado o contrário!

    ResponderExcluir