A existência de classes sociais é algo imoral. Classes sociais não deviam existir. Isso porque elas são criadas artificialmente para aumentar o complexo de superioridade de uma minoria ao custo de restringir o acesso a bens e serviços por parte de uma maioria excluída. Todos os seres humanos deviam ter acesso à saúde, alimentação, educação, moradia, vestuário, cultura, tecnologia, conforto e lazer de forma igual, sem privilégios para ninguém. A hierarquização social – algo inerente ao capitalismo – cria uma falsa ideia de superioridade entre as pessoas, nos segregando e erguendo barreiras imaginárias fundamentadas no preconceito.
A inocente defesa da "mobilidade social" não leva em consideração que muitos nascem com tudo e outros nascem literalmente com nada. E quando se nasce com nada é quase impossível chegar perto daqueles que nasceram com tudo. É praticamente uma sociedade estamental. Não é justo. É daí que vem a divisão social entre exploradores e explorados – entre os detentores dos meios de produção e os que vendem sua força de trabalho. E os maiores defensores desse sistema de classes são justamente as pessoas que não estão no topo da pirâmide social e sonham, um dia, em se tornar os exploradores. É o oprimido sonhando em se tornar opressor, mantendo esse ciclo de desigualdades perpétuo. O que essas pessoas não levam em consideração é que para uma pessoa ficar muito rica, milhares (ou até milhões) de outras pessoas precisam ficar muito pobres. É daí que chegamos à situação extrema de que apenas 6 homens têm a mesma riqueza que 100 milhões de brasileiros juntos. Isso precisa acabar. Esse sistema precisa ser destruído.O vídeo abaixo mostra de maneira didática como as coisas não são sempre do jeito que achamos.
Outro vídeo brilhante é do economista Eduardo Moreira que mostra o quão injusto é o sistema que mantém tantos na miséria para garantir os privilégios de uma minoria opulenta e sociopata. O vídeo segue abaixo, vale a pena assistir.

Wellington o que vc pensa sobre anarquismo clássico é possível ou utópico ?
ResponderExcluirÉ possível, mas demanda muito tempo para se chegar lá. Primeiro temos que superar o capitalismo e todo pensamento individualista inerente ao mesmo. Essa, creio eu, é parte mais difícil.
Excluir