quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Classes sociais não deviam existir


A existência de classes sociais é algo imoral. Classes sociais não deviam existir. Isso porque elas são criadas artificialmente para aumentar o complexo de superioridade de uma minoria ao custo de restringir o acesso a bens e serviços por parte de uma maioria excluída. Todos os seres humanos deviam ter acesso à saúde, alimentação, educação, moradia, vestuário, cultura, tecnologia, conforto e lazer de forma igual, sem privilégios para ninguém. A hierarquização social – algo inerente ao capitalismo – cria uma falsa ideia de superioridade entre as pessoas, nos segregando e erguendo barreiras imaginárias fundamentadas no preconceito.

A inocente defesa da "mobilidade social" não leva em consideração que muitos nascem com tudo e outros nascem literalmente com nada. E quando se nasce com nada é quase impossível chegar perto daqueles que nasceram com tudo. É praticamente uma sociedade estamental. Não é justo. É daí que vem a divisão social entre exploradores e explorados – entre os detentores dos meios de produção e os que vendem sua força de trabalho. E os maiores defensores desse sistema de classes são justamente as pessoas que não estão no topo da pirâmide social e sonham, um dia, em se tornar os exploradores. É o oprimido sonhando em se tornar opressor, mantendo esse ciclo de desigualdades perpétuo. O que essas pessoas não levam em consideração é que para uma pessoa ficar muito rica, milhares (ou até milhões) de outras pessoas precisam ficar muito pobres. É daí que chegamos à situação extrema de que apenas 6 homens têm a mesma riqueza que 100 milhões de brasileiros juntos. Isso precisa acabar. Esse sistema precisa ser destruído.
O vídeo abaixo mostra de maneira didática como as coisas não são sempre do jeito que achamos.


Outro vídeo brilhante é do economista Eduardo Moreira que mostra o quão injusto é o sistema que mantém tantos na miséria para garantir os privilégios de uma minoria opulenta e sociopata. O vídeo segue abaixo, vale a pena assistir.


2 comentários:

  1. Wellington o que vc pensa sobre anarquismo clássico é possível ou utópico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível, mas demanda muito tempo para se chegar lá. Primeiro temos que superar o capitalismo e todo pensamento individualista inerente ao mesmo. Essa, creio eu, é parte mais difícil.

      Excluir