sábado, 28 de dezembro de 2019

Como seria viver em 4 dimensões?


Após assistir a um vídeo bastante interessante no canal Ciência Todo Dia sobre como seria viver em 4 dimensões, eu me senti instigado a compartilhar algumas informações extras sobre esse assunto. Afinal, o quão estranho deve ser viver em um mundo com uma dimensão espacial extra?

Na época que fiz faculdade de design, eu lembro que um professor de desenho geométrico propôs um desafio pandimensional aos alunos onde teríamos que usar formas com mais de 4 dimensões espaciais para serem representadas em uma malha 2D. Desde este dia que eu me encantei com a possibilidade de explorar dimensões que estão além da nossa percepção.
Nós, como seres tridimensionais, temos muita dificuldade de imaginar como seria a sensação de estarmos imersos em um mundo 4D porque isso foge totalmente à nossa experiência. Na verdade, é impossível ter uma percepção 4D porque nós estamos presos em um mundo de três dimensões. Diante disso, o que nos resta é enxergar as "sombras" de objetos 4D representadas em 3D, distorcendo uma dimensão para que ela torne-se visível. Os objetos em quatro dimensões são chamados de polícoros e neste link é possível ver a representação 3D de vários deles. No caso de um hipercubo (ou tesserato, que seria uma espécie de "cubo" 4D), ele pode ser visível apenas parcialmente em três dimensões, como se estivesse cortado em secções transversais.

Hipercubo em 3D

Em um trecho muito didático da série Cosmos, o astrofísico Carl Sagan mostra como seria a quarta dimensão tomando como exemplo a "Planolândia". Vou deixar o vídeo abaixo para ajudar na compreensão.


Um jeito mais interessante de experimentar a quarta dimensão é através dos games. O jogo Miegakure, por exemplo, é um game 3D onde a quarta dimensão é usada para resolver alguns puzzles. Ele nos ajuda a ver como objetos 4D se comportariam em um mundo 3D. Caso surgissem diante de nós, os objetos 4D apareceriam e desapareceriam de forma bizarra diante dos nossos olhos tomando formas incompreensíveis. Isso daria a falsa impressão de que eles estariam violando as leis da física ou de que eles possuiriam uma massa e um comprimento que variaria constantemente.
A seguir vou deixar dois vídeos sobre o jogo Miegakure e também outro vídeo com brinquedos 4D para exemplificar como a quarta dimensão nos pareceria bizarra.






Afinal, como seria viver em 4 dimensões?
Viver em quatro dimensões nos daria superpoderes bem interessantes, porque seríamos capazes de ver objetos tridimensionais por todos os lados ao mesmo tempo e por dentro deles também, como se tivéssemos uma visão fantasmagórica em raio x. No caso de um cubo com faces opacas, seríamos capazes de ver todas as suas seis faces ao mesmo tempo e ainda enxergaríamos ele por dentro. Teríamos condições não apenas de ver, mas também de interagir com as estruturas internamente. Um médico quadrimensional, se é que isso pode existir, seria capaz, por exemplo, de remover o tumor de um paciente tridimensional sem fazer qualquer incisão. O tumor seria retirado através da quarta dimensão.
Em outra situação, seríamos capazes de percorrer distâncias enormes quase instantaneamente pegando um atalho pela quarta dimensão (buracos de minhoca). Um objeto no nosso universo que pode ser comparado a um objeto 4D é um buraco negro, porque ele é capaz de "atravessar" o tecido tridimensional do espaço-tempo, colapsando numa direção desconhecida em termos tridimensionais. Aliás, há uma hipótese que diz que o universo surgiu de um buraco negro 4D. Já segundo a teoria das cordas, o espaço-tempo possui 10 dimensões, sendo que seis delas estão enroladas em um hiperespaço muito pequeno. Se imaginar 4 dimensões já difícil, imagine o que seriam 10... Mas isso fica para outra postagem.

0 comentários:

Postar um comentário