sábado, 3 de julho de 2021

Vilões Carismáticos: quem nunca amou um?



Não me entendam mal, eu gosto dos super heróis, mas confesso que sempre tive uma queda por aqueles personagens maus, politicamente incorretos, que desafiavam as leis, que sabiam se impor, que eram estilosos e que nunca davam o braço a torcer. Sim, são eles mesmos: os vilões! Mas não estou falando de qualquer vilão, e sim dos Vilões fodásticos: daqueles que você respeita por serem carismáticos, fortes, corajosos, estratégicos, imprevisíveis, por possuírem personalidades complexas, por terem atitude, por acreditarem em algum ideal (mesmo que errado) e até pelas lições de moral que alguns chegam a dar. 


Segundo o que dizem alguns psicólogos, esses vilões atraem as pessoas por mostrarem características psíquicas que todos nós temos e tentamos constantemente esconder por razões sociais. Esses personagens funcionam como catarse, como escapismo da nossa maldade interior. Muitas pessoas enxergam os anti-heróis como vingadores simbólicos de suas frustrações ou injustiças que sofreram em algum momento da vida. Lá no fundo, vemos nos vilões os monstros interiores que temos guardados dentro de nós. Fora que os vilões, diferentemente da maioria dos heróis, são imperfeitos, coisa que toda pessoa normal é; fato este que aumenta ainda mais a empatia por eles.


No meu caso, até meus heróis favoritos têm um quê de maldade no coração. Personagens que começaram maus e depois ficaram bons, como Vegeta (Dragon Ball), Ikki (Cavaleiros do Zodíaco) e Hiei (Yu Yu Hakusho) sempre me atraíram. Eu sempre me identifiquei com o jeito arrogante, imponente, antissocial e individualistas desses personagens.
 

Enfim, vou deixar a seguir uma lista de alguns vilões e vilãs que eu e muitas outras pessoas admiramos por serem inesquecíveis de alguma forma:

Anton Chigurh (Onde os Fracos Não Têm Vez)
Coringa (Batman)
Arlequina (Batman)
Mulher Gato (Batman)
Hera Venenosa (Batman)
Zé Pequeno (Cidade de Deus)
Hannibal Lecter (vários filmes)
Darth Vader (Star Wars)
Toguro Ototo (Yu Yu Hakusho)
Saga de Gêmeos (Cavaleiros do Zodíaco)
Freeza (Dragon Ball Z)
Trevor Philips (GTA 5)  
Jason Voorhees (Sexta-Feira 13)
Freddy Krueger (Hora do Pesadelo)
Shadow Moon (Kamen Raider)
Magneto (X-men)
Mística (X-men)
Scar (Rei Leão)
Agente Smith (Matrix)
Samara (O Chamado)

O Mau e a sua gargalhada fatal!

"Disse Platão que os bons são os que se contentam em sonhar aquilo que os maus fazem." 
(Freud)

0 comentários:

Postar um comentário