segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Sou comunista, sim! E daí?


Houve um tempo em que as pessoas sentiam medo e vergonha de se declararem negras ou pardas devido ao racismo histórico que sempre fez parte da nossa cultura. Também houve um tempo onde as pessoas sentiam-se desconfortáveis em admitirem-se como sendo feministas, ateias, homossexuais, transexuais, sambistas, funkeiras e, claro, comunistas. E é exatamente este o ponto ao qual quero chegar: o tal do comunismo.

O Brasil, como quintal dos EUA, sempre foi submisso à política capitalista e imperialista dos norte-americanos. Foi por isso que durante a ditadura militar, o "comunismo" foi tratado como inimigo número um do regime e usado como justificativa para perseguir, torturar e assassinar adversários políticos. Por conta dos resquícios daqueles tempos, vivemos até os dias atuais com um certo medo e repulsa do "comunismo" mesmo sem saber ao certo do que ele se trata. Mas ninguém para pra pensar e se informar sobre o que, de fato, é o comunismo.

O comunismo não foram as experiências pré-socialistas experimentadas na URSS, na China ou em Cuba. O comunismo também não faz parte daquelas lendas capitalistas que dizem que os comunistas "comiam criancinhas", que roubavam os bens pessoais das pessoas e outras tolices do gênero. O comunismo é, de maneira simplificada, um sistema sem Estado, sem propriedade privada dos meios de produção, sem hierarquias sociais, sem classes sociais e sem uso da coerção e da força. Comunismo e anarquismo são, na prática, a mesma coisa, tendo como diferença que no comunismo, teríamos que passar antes pelo estágio do socialismo.

Portanto, meus amigos, não há motivos reais para se temer o comunismo, que seria bom para 99% das pessoas do planeta. Só quem teme de verdade o comunismo são os bilionários que controlam o sistema e impõem a sua ideologia através da imprensa, dos think tanks e do Estado burguês.

Enfim, recentemente, fiz o teste de Coordenada Política dos 8 Valores e não me surpreendi com o meu resultado que foi esse aí logo abaixo:


Quem quiser fazer o teste, ele está disponível nessa página. O teste é gratuito e em português com 70 questões. Apesar do resultado ser discutível e de rotular de maneira precipitada as pessoas, ele toca em questões importantes.

Eu acho que este é um bom momento para eu me declarar comunista, porque isso desmistifica e encoraja outros companheiros a "saírem do armário" rs. Ainda mais em um mundo onde o capitalismo está em clara decadência e precisa de um antagonista, de um sistema rival para substituí-lo e enterrá-lo de vez.

3 comentários:

  1. Aguenta firme aí que parece que o Bolsonaro vai se reeleger em 2022

    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Resolve o cálculo econômico aí pfvr kkkkk

    ResponderExcluir