quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O que uma mensagem extraterrestre nos diria?

 

Ao tirar um cochilo na manhã de hoje, eu tive um sonho muito curioso. Eu havia sonhado que a humanidade, finalmente, havia captado uma evidência da existência da vida inteligente fora da Terra. Essa evidência veio da maneira mais óbvia e esperada possível: através de ondas de rádio com pulsos sequenciais que formavam um código binário. A mensagem foi recebida com cautela pelos cientistas, porque, ao montar a mensagem, ela parecia ser algo feito por um estudante do ensino médio. A mensagem alienígena consistia em algo como um plano cartesiano com uma curva parabólica com a concavidade para baixo onde ela terminava em vários círculos concêntricos, como se fosse uma espécie de explosão. No primeiro momento, os cientistas debateram se não seria algum "alfabeto alienígena" ou alguma mensagem enigmática com algum sentido oculto. Mas o que se concluiu é que esta mensagem estava fora de contexto, ou seja: foi apenas uma parte de alguma mensagem maior mandada por pedaços. Outras mensagens com saudações ou orientações possivelmente já tinham sido enviadas antes para nós, mas não tínhamos tecnologia para poder recebê-las quando chegaram aqui há 200 ou mais anos atrás. Foi aí então que eu acordei desse sonho. 

 

Gráfico da mensagem recebida pelos radiotelescópios

Depois de acordar, eu fiquei pensando a respeito da mensagem alienígena do sonho e notei uma coisa interessante nela: a sua semelhança com os gráficos sobre a expansão do universo. Logo abaixo segue um gráfico tirado da Wikipedia a respeito da taxa de expansão cósmica que se assemelha com o início do gráfico que vi no meu sonho.

A minha conclusão foi que a suposta civilização alienígena que entrou em contato com a humanidade no meu sonho estava nos enviando uma espécie de spoiler sobre o fim do universo. Neste gráfico enviado pelos extraterrestres estava a descrição de como a energia escura vai se comportar ao longo da existência do universo até o seu fim. O gráfico dizia que a expansão do cosmos vai parar de acelerar e depois regredir até tudo terminar num Big Crunch (universo fechado). Os ETs estariam nos dando uma resposta sobre o que a ciência avançada deles havia concluído sobre um dos maiores mistérios da cosmologia moderna. 

Se a mensagem alienígena onírica fosse verdadeira, isso significaria basicamente duas coisas. A primeira é que aquele famoso vídeo do destino do universo (que causou crise existencial em muita gente) estaria errado, já que ele trata do fim do universo no caso da inflação cósmica continuar para sempre. A segunda coisa é que os alienígenas de verdade, se é que eles existem, ao invés de fazer desenhos engraçados em plantações, abduzir vacas e se esconder em moitas dizendo "busque conhecimento" iriam nos contactar de maneira séria para enviar mensagens importantes de interesse para todas as civilizações do cosmos.

Por fim, é claro que essa foi a minha interpretação da mensagem/gráfico que podia estar se referindo, claro, a outras coisas muito mais complexas sobre elementos do cosmos que ainda nem descobrimos. Ou podia ter sido, talvez, o alerta para uma supernova perigosa próxima ao nosso sistema solar. Ou, quem sabe ainda, instruções para construir algum equipamento ou até mesmo a localização do planeta dos nossos irmãos cósmicos na Via Láctea. Essas suposições todas só mostram como seria difícil manter contato com uma civilização extraterrestre e compreender as suas mensagens.

É por tudo isso que acho que jamais faremos contato com civilizações alienígenas, porque, se elas existirem, ou terão receio de se comunicar conosco, ou nos acharão inferiores demais para compreender sua linguagem e tecnologia. Sem falar nas distâncias colossais entre os mundos que praticamente inviabilizaria qualquer contato.

Um comentário:

  1. Vão passar batidos. As emanações da Terra são por demais perniciosas.

    ResponderExcluir