sábado, 31 de outubro de 2020

Ainda vale a pena morar no Rio?


"Quando estou na cidade do Rio de Janeiro, eu me sinto dentro de um jogo de videogame tipo GTA ou de um filme como Tropa de Elite. A violência no Rio está tão fora de controle que eu sempre ando paranoico pela cidade." 

Essa frase entre aspas foi dita por um ex-colega meu de faculdade que tinha voltado recentemente de viagem do Rio de Janeiro. Ele falou os pontos positivos e negativos da cidade, mas essa frase que destaquei me chamou atenção. O Rio de Janeiro, dos últimos vinte anos para cá, ganhou a imagem de uma cidade decadente, distópica e sangrenta. Engraçado que quando eu era criança, a minha visão do Rio era completamente diferente. Era de um lugar bacana, cheio de cartões postais e de coisas legais pra fazer. Para se ter uma ideia, o Rio era o terceiro lugar que eu mais queria conhecer depois da Disneylândia e do Beto Carrero World. A coisa que eu mais queria fazer no Rio quando criança era ir ao Show da Xuxa, coisa que acabei não fazendo quando morei por lá no fim dos anos 1980. A televisão era uma coisa mais imponente naquela época e as imagens que eram vendidas do Rio na tevê, especialmente nas novelas, era de uma cidade idealizada que vivia em carnaval o ano inteiro com praia, futebol, samba, gente bonita, turistas, calorzão. Era a tal "Cidade Maravilhosa". Quase todo mundo de fora queria conhecer os encantos das terras cariocas. Mas aí quando conheci o Rio pela primeira vez, me deparei com chuva, neblina, enchentes, trânsito, bala perdida, desigualdade social, preços altos... O Rio não era um paraíso, tá ok, mas ainda tinha seu encanto.

Mas enfim, eu gosto muito do Rio de Janeiro pelos amigos que fiz por lá, pela aura tropical da cidade, pelas praias, por ser o coração turístico do Brasil, pelos eventos, pelas oportunidades e pelos bons tempos que tive na infância quando estive lá. Mas morar hoje na capital fluminense é um tiro no pé. Só vale a pena morar no Rio se você tiver muito dinheiro. Porque quem for de classe média baixa ou pobre vai se ferrar bonito por lá. A cidade é violenta, desigual, cheia de desempregados, o custo de vida é elevado, passar em concursos públicos por lá é mais difícil, o governo é corrupto, a saúde pública é precária, a educação pública deixa muito a desejar, a segurança pública nem se fala e a cidade parece estar muito saturada de gente querendo reconstruir a vida. Mesmo em outros municípios fluminenses a coisa também não está fácil. 

Por tudo que vi e ouvi nos últimos anos, conclui que tentar ganhar a vida fácil no Rio é coisa de novela. Claro que a cidade é linda, mas isso justifica, no máximo, um passeio por lá nas férias. E eu não digo isso por não gostar da cidade, até porque eu tenho uma ligação afetiva e nostálgica com a cidade dos meus tempos de criança, mas é que a realidade é muito mais dura do que parece. E com o crescimento das milícias, da politicalha e do descaso do Estado, até mesmo cariocas da gema têm deixado a cidade. É preciso que muita coisa mude para que o Rio de Janeiro volte a ser (se é que já foi um dia) uma cidade digna para se viver.

0 comentários:

Postar um comentário