quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A direita capitalista é assassina

Uma das coisas que mais estou farto de ver na internet é gente que se declara como sendo de direita enchendo a boca para falar que a esquerda é assassina porque "o comunismo matou milhões", porque Mao Tse Tung era isso, porque Stalin era aquilo, porque Fidel e Che eram mais não-sei-o-quê... Isso nós já estamos exaustos de ouvir e ler. O que (quase) ninguém conta é que o capitalismo matou e mata muito mais que todos os regimes socialistas/comunistas que já existiram. E isso acontece sem que as pessoas percebam. Um exemplo claro disso está acontecendo hoje no Brasil. Esse número de mais 150 mil mortos pelo coronavírus no Brasil não veio por acaso. É claro que temos um delinquente irresponsável na presidência, mas culpa não foi só dele. A culpa é também do congresso formado, em sua maioria pelo "centrão", que nada mais é que a direita tradicional composta pela bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia). Isso sem citar os parlamentares representantes dos bancos, planos de saúde, corporações, especuladores, etc. O nosso poder legislativo é muito reacionário e muito ligado aos interesses do capital especulativo. Foi por isso que a PEC do Teto de Gastos (PEC da Morte) foi aprovada. E a discussão que há hoje para o governo está em como não estourar esse teto imposto pelo legislativo, mantendo os investimentos em saúde e educação congelados mesmo diante da pandemia. A PEC do Teto de gastos é uma PEC assassina criada por essa direita tradicional que prefere ver o povo morrer nos hospitais do que faltar dinheiro para pagar juros para a casta rentista.

 

Mas a tragédia não para por aí. Algumas medidas populistas da nossa direita também são assassinas. Dois exemplos disso são as mudanças nas leis de trânsito que dobrou a quantidade de pontos para perder a CNH e o período para sua renovação; e também a flexibilização no acesso a armas de fogo. Com essas duas mudanças teremos mais acidentes de trânsito e mais acidentes com armas de fogo. O número de mortes vai aumentar sem ninguém nem sentir e ninguém vai se lembrar de incluir essas mortes na conta do capitalismo. E com o fim do auxílio emergencial mesmo antes do fim da pandemia, teremos mais pessoas morrendo por consequência do desemprego, da desnutrição e da falta de cuidados médicos e remédios.

E depois é a esquerda que é assassina...

PS: Esqueci de incluir também a aprovação de agrotóxicos banidos na Europa pelo governo Bolsonaro. Isso, a médio e longo prazo, também vai matar muita gente, porque esses pesticidas possuem substâncias nocivas à saúde. É a necropolítica tomando conta do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário