sexta-feira, 7 de maio de 2021

Mais uma chacina pra conta do capitalismo


A chacina do Jacarezinho é uma amostra de como a vida humana não possui qualquer valor dentro do capitalismo. Chega a dar nojo ver "cidadãos de bem" comemorando na web a morte de 27 supostos "bandidos" e achando que o saldo está "positivo" porque morreu apenas um policial. É decadente, cruel e antihumano pensar desse jeito, como se nós não passássemos de números. Não se passa na cabeça dessa "gente de bem" que são 27 famílias chorando a perda de entes queridos que só foram mortos por serem negros, pobres e favelados? Cadê o amor e a fraternidade cristã nessas horas? Essa história macabra e fascista de achar que era tudo "traficante" e que mereceram morrer por isso é uma generalização típica de culturas hierarquizadas e preconceituosas comum em sistemas verticais de acúmulo de capital. Cadê que nenhum desses "cidadãos de bem" defendeu o assassinato do sargento que foi pego com 39 kg de cocaína no avião presidencial ou do dono do helicoca? É tudo uma mistura de aporofobia, racismo e falso moralismo.

Aí quando digo que chacinas dessa natureza não ocorrem em Cuba, os reaças ficam loucos, porque Cuba, para eles, é um "inferno na Terra". Ponham na cabecinha de vocês que não há contradição alguma entre socialismo e fraternidade. Se nos enxergássemos como iguais, duvido que ações policiais dessa natureza ocorressem com o bater de palmas das classes dominantes. E nem precisa ser socialista para evitar tragédias dessa natureza. Mesmo em países capitalistas de menor desigualdade social (frutos da social-democracia) essas coisas não ocorrem, porque lá os mais pobres têm acesso a um sistema de ensino público de qualidade que os permite ter um futuro digno, longe do aliciamento de traficantes, de tiroteios, de miséria e de chacinas.

2 comentários:

  1. Cara tu só fala besteira ... é uma guerra e numa guerra os soldados caem simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida humana é uma coisa sagrada e deve ser protegida a qualquer custo. Nenhum policial e nenhum morador do morro deve ser exposto ao risco de extermínio. As vidas deles importam. E essa guerra é uma guerra inútil e desnecessária.

      Excluir