sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Eletromésticos dispensáveis


Desde que a pandemia se iniciou e o país como um todo entrou em crise que as pessoas precisaram aprender a economizar – especialmente quando falamos de energia elétrica cujas tarifas foram aumentadas devido à escassez de chuvas que afetou muitos reservatórios e hidrelétricas. Esse período difícil me fez refletir sobre a falta de necessidade do uso de diversos eletrodomésticos que, ao contrário do que eu pensava, são praticamente inúteis na minha vida. Eu percebi que não preciso de tantas quinquilharias ocupando espaço na minha casa para ser feliz e notei, consequentemente, que o minimalismo é um estilo de vida bem mais interessante que eu imaginava. Vou deixar a seguir alguns exemplos de aparelhos eletrodomésticos que não fazem a menor falta na minha vida:

Fogão
Eu nunca gostei de cozinhar, além disso, sempre preferi alimentos crus. Frutas e verduras, que são a base da minha alimentação, não necessitam de serem fritos ou cozidos para me alimentarem. E como eu pretendo me tornar vegano futuramente, nem mesmo ovos eu vou fritar no fogão. Fora que alimentos enlatados e industrializados podem ser opções adicionais para quem não quiser ter um fogão em casa. Adicione a isso o fato do gás de cozinha estar cada dia mais caro e do risco de haver explosões e incêndios com ele. Imagine o quanto você não economizaria por ano com gás caso abolisse o fogão a gás. Ainda há opções de micro-ondas, fogão a lenha ou elétrico, mas acho todos igualmente caros e inúteis para mim. Se eu quiser uma comida cozida ou quentinha, sempre haverá a opção de comprar pronta. Em último caso, só é construir um desses fogões solares que a gente aprende a fazer no YouTube com papel alumínio.


Geladeira
A geladeira é o único eletrodoméstico que fica ligado 24 horas por dia devorando implacavelmente energia elétrica. Bom, água gelada eu sempre evito tomar para não prejudicar minha voz e não me dar dor de garganta. Para outras bebidas, como sucos, eu também prefiro em temperatura ambiente e feitos na hora. Quanto aos alimentos de origem animal, já que eu não pretendo comer carne, ovos, leites e derivados, então a geladeira se torna um objeto totalmente desnecessário para mim. Tudo que eu compro é para o consumo imediato ou então não necessita de refrigeração para ser conservado. Se um dia eu quiser tomar um sorvete ou comer algo gelado, basta ir a um restaurante ou sorveteria, de modo que a geladeira é um eletrodoméstico inútil para mim. 



Ar condicionado e chuveiro elétrico
Eu moro há décadas numa capital onde faz calor o ano inteiro e a amplitude térmica é mínima. O resultado disso é que eu sou tão acostumado com o calor que eletrodomésticos como ar condicionado e chuveiro elétrico tornam-se desnecessários. Um ventilador simples para mim basta para me refrescar do calor e economizar muita energia elétrica. 


Ferro elétrico
Este eletrodoméstico é um dos maiores vilões no consumo de energia elétrica ao lado dos já citados chuveiro elétrico e ar condicionado. Eu considero o ferro elétrico dispensável porque as roupas que eu uso são quase todas feitas de materiais que não necessitam serem desamassados no calor após a lavagem. Roupas de poliéster, poliamida e outros materiais sintéticos nos ajudam a economizar energia elétrica e tempo, além de serem bonitos e confortáveis. Para roupas mais formais, sempre há lavanderias pagas para deixá-las impecáveis ou então locais para alugá-las.


Televisão
A televisão é um eletrodoméstico inútil na minha vida desde o início dos anos 2000. Detesto tevê aberta e a tevê paga não tem nada que me desperte interesse. Como eu só assisto YouTube e jogo videogame, para mim basta um monitor de vídeo decente (IPS de preferência) ligado ao meu PC que todas as minhas necessidades de entretenimento serão atendidas. 


Micro-ondas
Se eu só como alimentos a temperatura natural e nem guardo nada gelado, qual é a lógica de usar um micro-ondas? Sem falar que micro-ondas tiram parte dos flavonoides dos alimentos.


Máquina de lavar roupas
Para fechar a lista, eu coloco a máquina de lavar por ela ser um treco caro, grande, pesado, complicado de fazer manutenção e que gasta bastante energia. Eu prefiro lavar minhas roupas à mão porque elas ficam muito mais limpas e cheirosas, fora que lavar roupas na munheca gasta mais calorias e nos ajuda a manter a forma.

0 comentários:

Postar um comentário