sexta-feira, 8 de abril de 2022

Catar 2022: uma Copa bem atípica


Apesar da minha falta de interesse por futebol de uns anos para cá, eu tenho que admitir que essa Copa do Mundo do Catar será a mais incomum dentre as que já vi. Primeiro porque essa Copa ocorrerá não mais em junho como ocorria tradicionalmente, mas em novembro e dezembro. E será a primeira vez que ela ocorrerá em um país do Oriente Médio. Também é a primeira vez que vejo o Canadá e o Catar numa Copa do Mundo. Além disso, pela primeira vez desde 1992 não teremos a Copa das Confederações, que foi abolida pela FIFA. Mas o que mais me chamou atenção foram dois boatos que rolaram soltos na internet e que eu quase cheguei a acreditar. 

O primeiro deles foi que a Itália – fora da segunda Copa do Mundo seguida – ainda poderia disputar o mundial. Isso porque a seleção iraniana se meteu em uma polêmica envolvendo a proibição da entrada de mulheres num estádio, fato este que poderia acarretar numa eliminação da seleção do Irã da Copa. Se isso realmente ocorresse, a primeira seleção no ranking da FIFA a ficar fora do mundial – a Squadra Azzurra – substituiria a seleção do Irã no mundial. Porém, este fato já foi desmentido. Outro boato que me chamou atenção é que estava sendo considerada a possibilidade dessa Copa ter partidas de 100 minutos, ao invés dos 90 tradicionais. Honestamente falando, acho uma coisa totalmente sem nexo essa história de aumentar o tempo dos jogos. Imagina a chatice de assistir um Marrocos e Canadá por mais de uma hora e quarenta minutos...


Sobre quem vencerá o mundial, eu admito que sou péssimo de adivinhação, mas pelo chaveamento dos grupos e pelo momento que as seleções estão atravessando, é bem provável que tenhamos uma final entre uma seleção europeia contra uma sul-americana. Uma final entre Brasil e Alemanha ou entre Argentina e França me parece bem plausível. Abrindo exceção da Copa África do Sul, sempre que uma Copa ocorreu fora do continente europeu, pelo menos uma seleção sul-americana marcou presença na final. Enfim, quem viver, verá.

0 comentários:

Postar um comentário