sábado, 30 de abril de 2022

Tá esperando o que para tirar o título?


Algumas pessoas podem achar hipocrisia de minha parte pedir para que os jovens de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor sendo que eu não fiz o mesmo na época em que estava nesta mesma faixa etária. Acontece que lá no ano 2000, quando eu havia completado meus 17 anos, os contextos social, político e tecnológico eram bem diferentes. Eu não tirei o meu título de eleitor quando completei 17 anos porque era complicado de se tirar esse documento numa época onde a internet ainda engatinhava e tínhamos que enfrentar muita burocracia e filas ao ir fisicamente ao TRE para obter o título. E naquela época, eu também não tinha nem o RG e nem o CPF que eram pré-requisitos para virar eleitor que, diga-se de passagem, só fui tirar no ano que completei 18 anos. Além disso, eram eleições municipais e eu não era tão engajado politicamente. Daí que, naquele contexto, não era interessante para mim passar por um monte de burocracias para poder votar. Mas hoje as coisas são bem diferentes.

Para começo de conversa, hoje não é mais nem necessário sair de casa para tirar o título de eleitor. Tudo é feito online, sem filas, sem burocracia e de forma rápida. Outro aspecto importante é que estamos diante das eleições federais/estaduais mais importantes desde a redemocratização. Afirmo isso dado o risco que há de haver alguma tentativa de Golpe por parte do atual governo, já que o atual presidente deixou claro que não confia no sistema eleitoral. Fora que esse governo é um dos mais perigosos e deploráveis que tivemos em nossa história. A coisa está tão feia que até celebridades internacionais, como o ator Leonardo DiCaprio, estão pedindo para que os jovens brasileiros compareçam às urnas. Veja aí a responsabilidade que um voto nosso representa para o mundo...

É claro que o voto dentro de uma semidemocracia representativa burguesa não muda profundamente o sistema em que vivemos, mas ele é o mínimo que podemos fazer para que as coisas não fiquem ainda piores. O jovem que vota agora está decidindo não apenas o futuro do país, mas o próprio futuro também. Será que vale a pena continuar sendo governado por esses homens que estão aí? Será que o risco de desemprego, baixo investimento em educação e inflação não irão afetar diretamente seus sonhos nos próximos anos? Mesmo que os candidatos à frente nas pesquisas não correspondam às suas expectativas, sempre devemos votar pelo menos naquele que será mais fácil de se fazer uma oposição.

Então, caro jovem, se ainda não tirou o seu título, pense com carinho nessa possibilidade que vai ser decisiva para mudar o futuro do país e do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário