sábado, 4 de junho de 2022

Odeio ganhar presente


Num dia ocioso qualquer, estive dando uma olhada num blog que listava as 20 razões para namorar. Apesar de uma coisa aqui outra acolá até ser bacana isoladamente, o namoro é um compromisso que não me atrai nem um pouco por diversas razões que vão desde a perda da liberdade até o estresse crônico. Porém, um item da lista me chamou atenção por eu particularmente detestar que é a "vantagem" de receber presentes no dia dos namorados. Ao contrário de quando eu era criança, hoje eu simplesmente ODEIO receber presentes, seja de namoro, de aniversário, de natal ou de qualquer outra data inútil que seja. E tem três motivos básicos para isso.

O primeiro motivo é que, normalmente, a gente não escolhe o que vai ganhar de presente e, na maioria das vezes, são coisas fúteis ou inúteis. Eu, por exemplo, tenho uma gaveta no guarda-roupas abarrotada de meias que ganhei de presente e nunca usei. Eu não sei por que as pessoas vivem me dando meias, sendo que eu só uso dois ou três pares de meias de poliamida (geralmente para corrida) por ano. E o pior não é isso. O pior é quando eu ganho uma caixa de chocolates justamente no início do meu período de dieta restritiva. E aí rola aquele constrangimento de ter que forçar aquele sorriso de falsa gratidão por algo que não me serve para porcaria nenhuma. Recusar presentes é deselegante, então tenho que aceitá-los por educação. Pois como minha avó dizia: a cavalo dado não se olha os dentes.

O segundo motivo, é que eu gosto de escolher o meu próprio presente e conquistá-lo com o meu próprio dinheiro. Isso me dá a sensação de mérito e de possuir real propriedade sobre o que tenho. Eu mesmo, se pudesse, me daria um presente útil todo mês e isso é muito melhor do que ganhar um presentinho aleatório de quem desconhece minhas necessidades. Fora que é muito mais gostoso você comprar aquele produto que você está de olho há bastante tempo.

O terceiro e último motivo pelo qual não gosto de receber presentes é que eu me sinto em dívida de gratidão com quem me presenteou. Eu fico "endividado" com a pessoa, sentindo a necessidade de retribuir dando outro presente como reconhecimento ou agradecimento. E eu acho isso horrível, porque lá vou eu fazer com outra pessoa algo que eu detesto que façam comigo. O problema é que eu fico sofrendo de ansiedade por tentar imaginar o que a pessoa quer e se ela vai gostar ou não. Fora que eu posso estar desperdiçando meu dinheiro comprando algo que pode ser inútil para outra pessoa. Então esse negócio de presente não é mesmo para mim.

0 comentários:

Postar um comentário