sábado, 10 de março de 2012

Por que adorar um deus machista?


Eu acredito fielmente que a maioria das mulheres que se dizem cristãs enfrentam um dilema: ou elas aceitam passivamente a condição de submissas, ou nunca leram a Bíblia inteira. E se tiverem lido, ou não leram com atenção, ou omitiram os versículos e as passagens machistas. Em qualquer um dos dois casos, é no mínimo estupidez seguir uma religião que você não conhece os fundamentos ou então que você omite os fatos, alegando que eles são meramente "interpretativos".
Chega a ser aterrador a quantidade absurda de versículos na Bíblia que estão carregados de machismo, violência e submissão contra a mulher. E o pior é que tudo isso é apoiado pelo deus bíblico: um deus Pai (grave esse grifo) que criou primeiro o homem e fez a mulher da costela desse homem. Isso sem falar, claro, que foi a mulher que pecou primeiro, comendo a maçã proibida e conduzindo o homem ao pecado, convencendo-o a fazer o mesmo. Segundo a própria Bíblia, a mulher é que foi responsável pela expulsão dos humanos do paraíso e, consequentemente, por toda as desgraças do mundo.

Como as mulheres foram tratadas pela Igreja
Será que nunca sequer passou pela cabeça das mulheres católicas ou cristãs em geral o porquê de somente homens terem escrito a Bíblia? E será que nunca se perguntaram por que apenas homens podem celebrar uma missa? Ou por que Jesus só teve apóstolos e nenhuma apóstola? Isso sem falar no fato de que apenas as mulheres mudam o sobrenome de solteiras ao casar, na supervalorização da virgindade da mulher, na proibição de métodos anticoncepcionais, na excomunhão das mulheres estupradas...
E lembrem-se de que Deus é Pai, e não Mãe - como grifei lá em cima - mesmo sabendo que apenas as mulheres dão a vida.

Para os desavisados, é bom que seja dito que o argumento da religião é baseado na autoridade, no dogmatismo, no medo (ameaça do fogo eterno) e no apelo à ignorância (argumentum ad ignorantiam). A religião NÃO se baseia em evidências e em fatos: a religião se baseia no conteúdo de um livro contraditório escrito há quase dois mil anos por pessoas com pouco conhecimento científico. E mesmo não se baseando em evidências, as religiões conquistaram um poder desmedido, impondo a sua crença na base da autoridade, do medo e da força. Não acho racional que uma crença que inferiorize as mulheres seja tratada como a verdade suprema nos dias de hoje.

Como as mulheres devem tratar um deus machista

Para não deixar esse post gigante, vou copiar a seguir alguns dos versículos bíblicos que me convenceram de que a religião cristã é perigosamente machista:

"É melhor a maldade do homem do que a bondade da mulher: a mulher cobre de vergonha e chega a expor ao insulto."
- Eclesiástico 42, 14

''Deus disse à mulher: 'Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará'''.
- Gênesis 3:16

''Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas''.
- Levítico 12:2-8

''Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar, ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde. Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias''.
- Levítico 15:18-33

''Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor''.
- Colossenses 3:18

''As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos''.
- I Pedro 3:1

''Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar''.
- I Pedro 3:7

''A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus''.
- I Coríntios 11:3

''O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem''.
- I Coríntios 11:9

''Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja ''.
- I Coríntios 14:33-35

''Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará''.
- Números 5:20-27

''Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte''.
- Deuteronômio 22:20-21

''É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa''.
- Provérbios 25:24

''Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações. Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta''.
- I Timóteo 5:5-6

''A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
- I Timóteo 2:11-13

''Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos''.
- Efésios 5:22-24

Agora eu deixo dois vídeos para ajudar na reflexão:




"Um dia as mulheres sentirão orgulho de nunca terem contribuído em nenhuma linha sequer desse livro imundo."  (anônimo)

Ligações externas:
Mulheres são mais religiosas

27 comentários:

  1. Esse Deus castrador e punitivo, nunca contou com o meu respeito, nem mesmo quando era criança.
    Excelente coletânia de trechos da bíblia, excelentes vídeos! O dia que a mulher tomar consciência da injustiça histórica que vive, graças a religiosidade, nesse dia, a humanidade estará salva.
    Cabe lembrar que com todas as maldições, punições e castrações desse Deus homem, a ciência hoje permite o nascimento de um novo ser, sem a mínima interferência masculina, com a clonagem. A continuidade da espécie, pela ciência, sem a interferência da mulher, ainda é biologicamente impossível para qualquer Deus homem.
    E mesmo assim, em todo planeta, as mulheres não lutam pelo reconhecimento da superioridade, mas pelo direito a igualdade de direitos.
    Parabéns, Wellington, excelente post.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino em baixo em tudo que você disse, llManuh. O deus bíblico é um reflexo da sociedade machista que o criou. As mulheres deveriam ser as primeiras a rejeitar deuses desse tipo.
      E o engraçado é justamente isso: que um deus homem não poderá jamais criar um novo ser sem que exista uma mulher.

      Brigadim pelos elogios e beijos meus.

      Excluir
    2. Errado.
      Clonagem é ainda cientificamente impossível e eles só poderiam realizar através de um ser já vivo, ou seja, um espermatozoide ( que é do homem ).

      Cientistas já desenvolveram espermatozoides artificiais, eles se comportam e fecundam como um espermatozoide natural, porém eles não conseguem se desenvolver, resultando em um aborto natural. Por que ? Porque não há vida neles, não existe algo que não já não tenha consciência que venha a ter. Todos animais tem cérebro, mas tirando o ser humano, não tem consciência, o espermatozoide não tem cérebro, mas tem consciência.
      Tentar fecundar um espermatozoide artificial em um óvulo é a mesma coisa que tentar criar vida do nada, é brincar de ser Deus.

      Agora, eu suponho que você nunca tenha ouvido falar de útero artificial, não é ? Pois eu te aconselho a pesquisar sobre isso. Já existe e está evoluindo cada vez mais. Em 2000, cientistas conseguiram fazer um rato nascer sem mãe, apenas com o DNA do pai, e o experimento foi um sucesso.
      Chamaram grandes nomes da ciência pra isso, e foi calculado que entre 2074 e 2089, mais de 60% da população nascerá por meio de útero artificial.

      O genótipo feminino é XX, ou seja, só produz óvulos ( que carrega o cromossomo X ), não tem o Y, por isso é incapaz de se produzir espermatozoide de qualquer parte do corpo feminino.
      Já os gloriosos seres do sexo masculino possuem genótipo XY.
      Ou seja, é possível produzir óvulos dos testículos, desde que haja a transformação para X0.
      Isso resultaria em 2 pais biológicos ou apenas 1 pai. Isso ajudará casais gays a terem filhos biológicos sem ajuda de uma barriga de aluguel, sem a ajuda de uma mulher.
      Um homem doaria os óvulos produzidos pelos testículos e o outro o fecundaria naturalmente com seus espermatozoides e o embrião seria colocado no útero artificial e nasceria plenamente normal e saudável ( a estimativa é que eles sejam ainda mais saudáveis que nascimentos naturais, pois o bebê fica a mercê dos alimentos, exercícios e saúde da mãe. Com o útero artificial, eles podem regular exatamente o que o bebê precisa pra nascer o mais forte possível sem depender da mãe pra isso ).
      Ou o outro método seria um pai totalmente solteiro, ele mesmo doaria os óvulos e os auto-fecundaria ).
      E há benefícios para mulheres também, mulheres após a menopausa teriam poderiam ter filhos e isso evitaria números incontáveis de abortos.
      Além disso, os homens sempre são férteis, sempre podem ter filhos, os óvulos, as mulheres, são apenas um forno, você descarta um forno por mês através da menstruação, e uma hora os fornos cessam, assim como seus hormônios ... ou seja, em um ponto de vista extremamente realista e imparcial, as mulheres são descartáveis e homens inferiores.

      Você tem duas opções após ler isso, ficar com raiva e tentar resmungar com argumentos totalmente infantis e ridículos.
      Ou admitir esse trabalho científico, aceitar como Deus/Natureza privilegiou os machos e agir como uma pessoa madura perante à isso.

      O choro é livre. Isso é realidade.

      Excluir
    3. Só sei de uma coisa,só existe um Deus,e Jesus morreu por homens mulheres e se os homens não aceitar Jesus como Salvador e não se converter dos seus pecados vai pro inferno

      Excluir
  2. Essa é boa.

    Quem já leu toda a Bíblia (principalmente o velho testamento) sabe muito bem que os homens foram os que mais se ferraram na história. Nos conflitos quase sempre eram eles a serem mortos no lugar das mulheres, isso sem contar aqueles lances de circuncisão...

    E ainda vem falar de machismo na Bíblia, dá um tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os homens sofreram bastante com guerras e carnificinas durante toda a história. Na verdade, os homens sempre massacraram uns aos outros milhares de anos antes de inventarem a escrita.
      O problema com relação às mulheres é que a submissão delas aos homens foi algo imposto à força a partir da Revolução Neolítica. Se os homens não tiveram piedade nem com os outros homens, imagine com as mulheres...

      Mas negar a existência do machismo na Bíblia é uma prova irrefutável de analfabetismo funcional.

      Excluir
    2. Matam-se entre si a milênios pois a violência e a ignorância lhes é mais familiar, e a religião só colabora para que isso se perpetue. Como disse o amigo acima, negar a existência do machismo na Biblia é uma prova irrefutável de analfabetismo funcional

      Excluir
  3. Muito interessante suas colocações. Uma vez eu li todo o Velho Testamento, e confesso que passei raiva com aquilo tudo; não apenas pela questão machista, mas pelos limites e regras absurdas impostas por Deus. O mais estranho é que o proprio Deus se encarregava de dizimar seus desafetos imediatamente, fazendo o papel de Satanás que é considerado seu inimigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente por isso que o VT, para mim, não passa de um conjunto de lendas e absurdos gloriosos ao qual se atribui um valor divino.
      Ainda bem que a humanidade evoluiu muito de lá para cá.

      Obrigado pela participação.

      Excluir
    2. É para onde iremos nós se não for pra esse Deus? Qual o outro que pode nus salvar? Qual o outro que tem palavras de esperanças? Qual o Deus pode perdoar pecado?vcs não tem outra opção então não tente tirar o foco das pessoas.

      Excluir
    3. Não existe salvação , não existe nenhum ser imaginário que vai salvar alguém. Isso é mito.

      Excluir
  4. Wellington Fernando, a mesma bíblia que diz que a mulher deve ser submissa ao seu marido (Efesios 5. 22) também diz que o marido deve amar sua esposa e se sacrificar por ela, assim como Cristo se sacrificou (Efésios 5. 25). O problema é querermos enxergar as coisas por um único viés. Existem muitos que se dizem cristão que não são bons maridos e mas exigem que suas esposas se submetam a eles. Estão agindo errado segundo a bíblia.

    Quando o marido respeita e honra a esposa ela fará o mesmo, não por obrigação mas por gratidão e amor. O que esse texto em efésios está ensinando, a quase 2000 anos atrás, é o respeito mútuo. Uma revolução pra época em que as mulheres não tinham os direitos que tem hoje.

    Observei que queres buscar a verdade usando a ciência, mas se esquece que para o conhecimento científico a verdade é mutável, depende de observações e técnicas experimentais, que podem não ser as mais adequadas. Além do mais, segundo Platão vivemos em um mundo que é cópia do mundo das idéias, isso quer dizer que os nossos sentidos não são confiáveis. Ou seja, o método científico pode não nos levar a verdade nenhuma. Filosoficamente não há verdade absoluta, e sim verdades. Então, porque não podes aceitar que as pessoas tenham a sua própria verdade e simplesmente você escolher a sua sem querer desmerecer a escolha dos outros?

    Por fim, deixo uma sugestão de leitura: Ciência com consciência de Edgar Morin.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Máriton!

    Como já dizia um velho mestre meu: "a verdade é transitória", pois ela é mutável dependendo do ponto de referência. A ciência é uma ferramenta para descobrimos como o mundo funciona, mas é um erro usá-la como fonte de verdade absoluta, pois ela é epistemológica.

    Por isso mesmo eu tenho mudado o meu ponto de vista com relação às crenças alheias. Todos devem crer no que quiser: é um direito de todos.

    Obrigado pela participação. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. O que é na verdade ser machista. Deixando de lado os conceitos e as teorias, ser machista é não ter no coração, qualquer sentimento de Deus, não ser filho dele, esses, tratam as mulheres de maneira covarde, agridem porque são incompetentes, sem boa argumentação para controlar as emoções femininas em tempos de crise emocional, defeituosos. Essa categoria sub-humana, forçou a situação em que vivemos hoje, submeteu a mulher as maiores vergonhas, estuprou-as tanto quanto pode e desejou, mandou-as calar a boca na frente das visitas, exigiu que passassem melhor as suas roupas para se tornarem alvo de elogios das concorrentes de plantão, das próprias mulheres. Chamam as outras de vadias quando perto das suas mulheres e na ausência, babam, arriscam-se a quebrar a cara no poste só para não perder a visão da sensualidade protagonizada pelas próprias mulheres.
    Deus fez a mulher para ser ajudadora, para estar ao lado do homem, para dar-lhe o prazer de ter uma família, porém, para ser amada. Abraão amou Sara, Isaque amou Rebeca, Elcana amou Ana e o "machista" Paulo, deu o mais belo e profundo conselho aos homens; "Maridos, amai vossas mulheres assim como Cristo amou a sua igreja" teologicamente profundo? "Amar como ao seu próprio corpo", "Porque, ninguém, nunca aborreceu a sua própria carne, antes a alimenta e sustenta" Ef. 5:25-29.
    O que dizer da guerra dos sexos?
    Is 4:1 "E sete mulheres, naquele dia, lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão e nos vestiremos de nossas vestes; tão-somente queremos que sejamos chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio".
    Que não digam os homens: Não fomos avisados!!!.
    As grandes mulheres da história. Verdadeiras heroínas.
    Lc. 8:1-3 - Algumas mulheres que foram curadas; Maria, Joana, mulher do procurador de Herodes e muitas outras que serviram JESUS com suas fazendas.
    Lc. 10:38-42, Marta e Maria.
    Jo 8:1-11 A mulher adúltera perdoada.
    Mt. 26:6-13 Maria, a corajosa mulher que invadiu uma sala cheia de marmanjos e ungiu a Jesus e este disse dela: "Onde quer que o evangelho seja pregado, se fará referência sobre o que ela fez por mim".
    E ainda daria para falar sobre as dezenas de mulheres que foram alvos dos elogios do Apóstolo Paulo.
    Para fechar esta questão, posso garantir que nenhuma dessas mulheres citadas, participariam de "reality shows", não diriam publicamente que se masturbaram tantas vezes, como ocorreu recentemente, não levantariam a saia para mostrar o traseiro para o mundo, não tirariam fotos das suas genitálias para ganhar uma porção de dinheiro que não as levará a canto algum. Essa é a guerra suja dos sexos. Quantas vestiram-se de cavaleiros enfrentando tudo e todos e morreram sós, abandonadas em seus apartamentos. Quando a beleza e a graça cai, os amigos caem fora, outras assumem o lugar. A fila anda. Só JESUS valoriza a mulher até a hora da morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo esse comentário, eu me lembrei de uma frase famosa de Simone de Beauvoir que dizia: "O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos."

      Excluir
  7. Graziele Foganholi, ótimo comentário! Eis aqui uma mulher que não se deixou influenciar pela mídia. Parabéns. Vejo muita gente criticando a Bíblia e usando pequenos trechos para atacar a Bíblia. Ontem mesmo eu vi um cara numa página se perguntando porque mulheres defendem a Bíblia.
    Esses que criticam a Bíblia não tem a menor vontade de ler. Repetir é sempre mais fácil do que correr atrás e tirar suas próprias conclusões.
    Basta ler Efésios (completo) que cai por terra esse mito que a Bíblia é machista, opressora e blablabla.

    É nessas horas que as pessoas perdem aquele espírito de dúvida(cético) e questionador.Por que não questionam se a Bíblia é mesmo machista?
    As mulheres da Bíblia eram mulheres extremamente amadas...diferente de umas mulheres de alguns livros...50 tons de roxo...digo, cinza. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto a afirmar: a Bíblia é um dos livros mais machistas que li na vida. Não bastasse o machismo hebraico do antigo testamento, ainda temos que aturar o machismo reeditado no Concílio e Niceia por Constantino e sua corja de sacerdotes que modificaram a Biblia quase toda por questões políticas. Não é a toa que a grande maioria das feministas é irreligiosa ou ateia.

      Excluir
    2. Quem somos nós pra contender contra Deus? somos dependentestou dele pra tudo,a hora que Deus queizer ele desliga o nosso Butão e aí?

      Excluir
    3. "Otimo comentário" por que a Graziele é uma mulher que reproduz ideias machistas, e não tem a minima consciência social do que é ser mulher.
      Para mim a Bíblia é um livro de mitologia hebraica e nada mais que isso, assim como Odisséia é sobre mitologia grega. Se o deus hebraico é real, os deuses gregos também devem ser, assim como indianos, romanos, celtas, nórdicos, etc. Ou seja, são mitologias que infelizmente foram levadas a sério pela humanidade que está caindo feito um pato, há milênios, num projeto de dominação religiosa que é muito mais político do que qualquer outra coisa. Só acordem.

      Excluir
  8. Eu sugiro que abandonem a biblia e dediquem-se ao estudo e prática do Corão, esse sim um livro de uma religião que adora e respeita as mulheres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sugiro livro nenhum, muito mais sensato. Nenhuma religião abraâmica está livre do machismo.

      Excluir
  9. Chamar Deus de machista é o cúmulo da idiotice humana. Vocês feministas são podres mesmo! Deus quem criou homens e mulheres, ele criou o HOMEM primeiro que a mulher. Deus já existia antes da raça humana, e antes desse termo ridículo "machismo" existir. E o mais engraçado é que vejo muita gente dizendo que Deus não existe, que é mito, lenda e sei lá oq, mais se incomodam tanto com o machismo de um ser que é inexistente( para eles)kkkk vai entender! Ninguém questiona Deus, vocês deviam saber disso! Somos apenas a criação e é como diz na Bíblia "pode um pote perguntar ao seu criador: Por que você me fez assim?" Claro que não! Então aceitem as coisas como elas são! A vida é muito curta pra se preocupar com besteiras.As mulheres não são inferiores ao homens, parem com essa palhaçada de distorcer a Bíblia! Vocês já leram o livro de Cânticos? Creio que não. Deus criou as mulheres para serem amadas, respeitadas e ajudadoras. Não culpe a Deus pela falha dos humanos a perceberem isso. As senhoritas (ou senhores) feministas deviam parar com essa mania de vitimizar as mulheres por qualquer coisa! Não tem mais pelo o que lutar! As grandes mulheres do passado que realmente sofreram, já conseguiram ter seus nomes na história, já conseguiram a igualdade! Hoje em dia as mulheres estão sendo até mais valorizadas que os homens! O feminismo foi deturbado há muito tempo, a verdade é que vocês querem é ser superiores aos homens. Vocês qurem o planeta só pra vocês? Ah me poupem! Vocês vêem machismo em tudo!! Vocês não sofrem nada, não passam por nada e ficam aí querendo chamar atenção. Sou mulher e tenho nojo de feministas! Só Deus mesmo pra ser paciente e misericordioso com vocês..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Chamar Deus de machista é o cúmulo da idiotice humana" - Concordo contigo. Dizer que o nada é machista realmente é digno de acompanhamento psiquiátrico. O problema nem é deus, mas sim os que acreditam nele. A bíblia está cheia de passagens machistas, muitas delas escritas com "inspiração divina".

      PS - Só uma correção: Deus criou o homem e a mulher ao mesmo tempo. Adão e Lilith foram criados simultaneamente. Depois foi que veio a tal da Eva.

      Excluir
    2. Acredito em Deus e não tenho nenhum problema, e nem me sinto oprimida ou incomodada com seja lá o que for que você considere machista na Bíblia.

      Lilith é uma invenção. Uma mentira, e não passa disso. Eva foi a primeira mulher, criada depois de Adão! Bjs.

      Excluir
    3. Ok, continue acreditando que a mulher veio da costela do homem. Só não se esqueça que a mitologia hebraica foi criada por homens machistas em contextos históricos fortemente patriarcais. A submissão da mulher foi algo embasado e divinizado pelas religiões monoteístas abraâmicas.

      Excluir