quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O machismo institucionalizado


ocê já percebeu que a maioria das pessoas que controlam e governam a nossa sociedade são HOMENS?


Eu vou citar quatro exemplos:
1 - A maioria das pessoas que compõem os três poderes (legislativo, executivo e judiciário) são homens. Inclusive, existe uma cota que reserva pelo menos 30% das vagas nos partidos políticos para mulheres, justamente para tentar nivelar essa diferença.
2 - Curiosamente, a maioria das pessoas que compõem as forças armadas e as polícias também são homens. Inclusive, o serviço militar é obrigatório para os homens.
3 - A maior parte dos megaempresários são homens e a maioria das megacorporações têm geralmente homens em seus cargos mais elevados.
4 - Adicione a isso também o fato de que a maioria dos líderes religiosos também são homens. E as religiões, para quem não sabe, possuem um poder bastante relevante na nossa sociedade. Basta ver a verdadeira teocracia que a bancada evangélica está tentando instaurar neste país.

Agora coloque tudo isso numa balança e entenda porque as mulheres - apesar das conquistas e de serem a maioria numérica da população - ainda estão em grande desvantagem na tomada de decisões. Os homens ainda dominam o poder e a vida das mulheres, seja através das tradições machistas, do simples uso da força bruta ou através das leis.



As próprias leis criadas pelo legislativo (formado majoritariamente por homens), costumam ser parciais e, não raramente, desconsideraram as necessidades das mulheres. É o que ocorre em casos como a Bolsa Estupro e na criminalização do aborto.
Aliás, a descriminalização do aborto, na minha opinião, seria uma vitória sobre o machismo. Isso porque as mulheres passariam a ter autonomia sobre os seus corpos. Somente um bando de machos ignorantes para não entender que o aborto (principalmente em casos de estupro) é algo sofrido e traumatizante para uma mulher - e se ela precisou recorrer a este recurso desesperador, foi porque toda a sociedade a rejeitou. É muito fácil condenar, prender e excomungar uma adolescente que fez aborto, mas na hora que a garota foi abandonada pelo pai da criança abortada, abandonada pela própria família e se viu impossibilitada de trabalhar por ser menor de idade, aí não tinha ninguém para dar apoio a ela...


As mulheres precisam continuar a luta pelos seus direitos para que possamos viver numa sociedade mais igualitária e humana. Pois se for depender exclusivamente dos homens, o machismo e o patriarcado hão de prevalecer de forma vitalícia.
E o mesmo ocorre com outros grupos e minorias reprimidas ao longo da história, como negros, homossexuais e ateus. Todos precisam lutar para coibir autoritarismos, preconceitos e abusos.

Algumas conquistas femininas


Direito ao voto



Direito a atividades intelectuais


Direito a dirigir


Direito a ensinar


Direito a ir à escola


Direito a estudar


Direito a participar de olimpíadas


Direito ao entretenimento 


Quantas pessoas como a paquistanesa Malala Yousafzai ainda terão que ser martirizadas para conquistar uma coisa que é direito de todos?

Uai, não gostou?
Então pega eu!

Rarará!

9 comentários:

  1. Rarará com louvor! rsss..
    A primeira foto é brilhante e todo o texto, inclusive com a escolha das jarges, é brilhante, caro amigo!
    Alguns homens fazem com que as mulheres acreditem que a humanidade não deu de todo errado! rss

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado, llManuh!

      Como você bem disse certa vez, não devemos nos calar. É importante o questionamento e o barulho para que as pessoas acordem e percebam que o a humanidade precisa mudar para melhor.

      Abraço.

      Excluir
  2. Se eu disser que não me sinto confortável por ser homem e ter uma média salarial maior do que uma mulher, estarei mentindo.

    Meu grau de consciência e solidariedade com os oprimidos de toda espécie não inclui me colocar no lugar dele, e sim fazer o possível para ao menos não atrapalhar sua luta pelas melhorias que precisa.

    Agora: Que o discurso é atraente isso é, principalmente pra elas. A prática?...ora, a prática!...kkkkk

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eudyrj, as minorias reprimidas estão causando uma revolução no planeta. Imagino que em um futuro não muito distante possamos viver numa sociedade mais igualitária. E se isso realmente ocorrer, nossos descendentes sentirão orgulho da coragem que tivemos em mudar e em buscar um planeta menos desigual para coexistirmos.

      Quem viver, verá.

      Abraço.

      Excluir
  3. Wellington,

    Permita-me a franqueza de tecer alguns comentários na nossa busca comum pela “verdade da vida”, sim?

    A imagem primeira desse post induz à uma inverdade, ou meia verdade; explico: Nenhum ser humano sai do útero de uma mulher sem o concurso de ambos os sexos, o que significa dizer que a foto em questão é um engodo voluntário, talvez até mal intencionado, mas sendo um desmentido à Bíblia, vamos à frente...

    Me chama a atenção o fato de suas postagens sobre esse tema quase sempre exibirem ilustrações de mulheres árabes - (pelo menos elas usam vestimentas típicas daqueles povos) - o que pode ser mera coincidência, mas diante da ferrenha campanha ocidental contra os costumes do oriente, (melhor dizer GOVERNOS?), muito cuidado é pouco contra as propagandas subliminares.

    Quando não, as ilustrações retratam um extremo no qual a maioria das mulheres não se reconhece – penso eu . Assim é que contemplei, até curioso, mulheres “fazendo posições”, quase todas de tez clara e olhos idem; o que me fez pensar se não se tratava de uma certa pitada de erotismo, exatamente oposto ao que o post se propunha...

    O fato dos homens ocuparem as melhores e mais bem remuneradas posições na superestrutura socio-econômica apenas reflete o modelo produtivo que aí está, não uma índole má do gênero masculino.

    Nunca é tarde pra lembrar que a menina é a mãe do homem, e que existem interesses inconfessáveis que aplaudem o hiato entre os gêneros – patologicamente? Muitas vezes!

    O fato concreto mé que a imensa maioria das mulheres deseja ter o mesmo poderio financeiro dos homens sem, entretanto, abrir mão das prerrogativas do “sexo frágil”. Direito delas, claro, e que a maioria de nós, homens, tem imenso prazer em atender...Afinal, sob o pelo de uma tigresa enraivecida pelo desprezo, sempre pode haver uma gatinha manhosa precisando de um colo, né? rss

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eudyr, vamos por partes:

      1-Há quem acredite até hoje na mitologia hebraica e isso por si só já é uma desculpa para por o homem num patamar acima da mulher. Eu, honestamente, vejo esse cartaz como uma resposta bem humorada ao machismo religioso que sempre subjugou as mulheres.

      2-Eu tenho muita admiração e respeito pelas mulheres muçulmanas, talvez por isso elas estejam tão presentes nos meus posts. Elas são o atual símbolo da queda paulatina do machismo no mundo árabe. E sim, usei as imagens delas de propósito. E não há mensagem subliminares. Se alguém se sentir ofendido com as imagens, lamento, pois a internet está abarrotada delas.

      3-Sobre a questão étnica, eu não tinha reparado nisso, vou procurar diversificar mais as imagens para não parecer um estereótipo sexista ou racista.

      4-A índole má pode estar em homens e mulheres. Mas a questão aqui é outra: as mulheres têm menos representatividade nos setores que concentram o poder.

      5-Verdade: muitas mulheres não querem abrir mão de certas regalias, como o cavalheirismo ou a aposentadoria mais cedo. Mas isso é algo que precisa ser melhor debatido.

      6-Os homens que atendem às solicitações femininas em troca do reconhecimento pessoal ou da atenção delas realmente não está pensando nelas, mas, sim, em si mesmo.

      Obrigado por fazer uma crítica tão detalhada ao post.
      Abraço.

      Excluir
  4. Tá certo...só que as mulheres Muçulmanas a quem voce devota o respeito merecido, sempre aparecem aqui como subjugadas, e não como as matriarcas de tantas civilizações.

    Antes de nos perdermos em justificativas desnecessárias, já que a verdade é uma só, individual e (quase) intransferível, devo manifestar minha (quase) satisfação por sua resposta.

    Muita água ainda deve rolar sob a ponte até que vejamos a luz afinal.

    Creio que seu excelente blog deve receber todos os aplausos a que se esmera em fazer jus.

    Melhor Sorte nos próximos posts, até outro dia.

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cada um com o seu poto de vista...
      A ideia não é mostrar a mulher muçulmana assim ou assada: o objetivo é não ficarmos presos a nossa própria cultura ocidental. Aliás, muitos muçulmanos consideram as mulheres ocidentais como sendo imorais, corruptas e depravadas, justamente por eles terem uma visão de mundo diferente da maioria de nós.

      É tudo uma questão de olhar...

      Até mais.

      Excluir
  5. sem os homens as mulheres não são nada
    aceitem feministos que doi menos.

    ResponderExcluir