sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Crítica à esquerda


Politicamente falando, eu me considero como sendo esquerda moderada, ou, se preferirem: social-democrata. Já explanei sobre isso em outros posts e acho desnecessário ficar repetindo os meus porquês. E apesar da minha posição ideológica ser de esquerda, isso não me impede de fazer críticas a outros movimentos também de esquerda.
Existem três tipos de esquerda com as quais eu tenho fortes divergências, que são a esquerda conservadora (ou esquerda retrógrada), a extrema esquerda e a esquerda fanática. Vou mostrar a seguir a impressão que tenho de cada uma delas:

Esquerda Conservadora: Apesar de defenderem a redução das desigualdades econômicas e o fim da opressão das classes dominantes, esse pessoal tem um problema sério: são antilibertários. Eles são quase sempre moralistas, tradicionalistas, machistas, homofóbicos, intolerantes e indiferentes às minorias. Muitos se dizem ateus, mas, na verdade, são cristãos enrustidos e são a favor do controle de todas as liberdades individuais, querendo que o Estado controle até os pensamentos dos cidadãos. Essa ala da esquerda quer que o Estado continue mantendo proibidos a maconha, o aborto e a eutanásia – além de serem a favor do controle total de tudo aquilo que podemos ver, ouvir, cheirar, assistir e falar. Essa esquerda conservadora só não é fascista porque defende Stalin ao invés de Mussolini.

Extrema Esquerda: Essa é aquela esquerda tirana que defende a revolução armada, a luta de classes, os golpes de estado e cuja cabeça ainda não 'descongelou' da Guerra Fria. Esse pessoal tem o péssimo hábito de defender ditaduras comunistas e de ignorar fatos que os contradizem. Entre esses fatos – que eles distorcem a seu favor – está o mito de que Stalin e Mao Tsé-Tung mataram milhões de inocentes "em nome da justiça" e de que Cuba e a Coreia do Norte são países maravilhosos para se viver. Ora, todo mundo que tem um mínimo de conhecimento sabe que os ditadores comunistas matavam por qualquer motivo fútil e que os atuais países comunistas possuem uma economia ridícula e que seus povos vivem à beira da miséria. Além disso, eu não gosto de extremismos, porque eles são prova de imaturidade e desequilíbrio emocional.

Esquerda Fanática: Tem gente que perde a noção e acaba tratando a política como se fosse futebol. É desse grupo sem noção que acabam nascendo grupos e partidos mais exaltados que se comportam como se fossem uma torcida organizada. Entre os socialistas sempre há aqueles que querem reconstruir o Muro de Berlim e implantar o Stalinismo no Brasil. Além de terem uma visão distorcidas dos liberais – achando que eles querem escravizar todo mundo, que todos são fascistas ou que querem destruir o Estado – essa subdivisão radical da esquerda tirou o deus bíblico do altar para adorar o deus Estado. Identificar esses fanáticos é bem fácil, pois muitos deles querem a estatização de tudo, querem coletivizar tudo, defendem o comunismo utópico (ô pleonasmo), depredam o patrimônio privado em manifestações, adotam Che Guevara como um mascote, cantam a Internacional Comunista como se fosse um hino nacional, vociferam contra dissidentes cubanos e muitos acreditam em teorias conspiratórias: como a de que o homem não foi à Lua, por exemplo.

Além desses três tipos de esquerda, tem também a tal "esquerda caviar", que foi 'catalogada' pelo economista liberal Rodrigo Constantino. Essa tal esquerda caviar é, a meu ver, uma esquerda hipócrita que ataca com unhas e dentes o capitalismo e o liberalismo econômico, mas que, ironicamente, usufrui de tudo que o "capitalismo selvagem" oferece. Esses sujeitos são neoliberais travestidos de socialistas e muitos são intelectuais que apenas fazem pose para fazer os demais camaradas de trouxa.

PS: Se você está desesperado para me xingar de direitalha, fascista ou reaça, leia também esse post onde eu critico a direita.

4 comentários:

  1. Não existem ditaduras comunistas. Não existem governos comunistas. Se você discorda, você não sabe o que é comunismo. Rússia, China e Cuba sequer tiveram economia socialista (do panorama marxista, já que a definição de socialismo foi desvirtuada e adaptada aos parâmetros subjetivos e parciais da direita). "Entre os socialistas sempre há aqueles que querem reconstruir o Muro de Berlim e implantar o Stalinismo no Brasil."
    Então não são socialistas.

    "vociferam contra dissidentes cubanos e muitos acreditam em teorias conspiratórias: como a de que o homem não foi à Lua, por exemplo."
    A própria União Soviética - cujos governantes a denominavam socialista mas não passava de um capitalismo de estado com aspirações socialistas - reconheceu a ida do homem á lua? Então por que os apoiadores dela negariam tal fato?

    "Essa tal esquerda caviar é, a meu ver, uma esquerda hipócrita que ataca com unhas e dentes o capitalismo e o liberalismo econômico, mas que, ironicamente, usufrui de tudo que o "capitalismo selvagem" oferece"

    Ué, e a direita que usufrui das lutas dos operários de esquerda, como férias, décimo terceiro, limite de 8 horas e outros direitos trabalhistas conquistados com a força política proletária?
    E os liberais que se glorificam por defender com unhas e dentes a não intervenção do estado na economia, mas usufrui diariamente ferramentas sociais financiadas pelo estado, como a internet, por exemplo?

    Sinceramente, esse seu texto soou bastante desinformado, apenas uma reprodução dos argumentos da direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, camarada. Muito pertinente a sua observação.

      Eu usei uma definição equivocada de propósito para que os menos politizados (especialmente a direita das olavettes) possam entender do que eu estou falando. De fato, não existem e nunca existiram ditaduras comunistas ou socialistas. O que houve foi uma tentativa de implantar essas ideologias através de um Estado autoritário ou então de um capitalismo de Estado, como vc bem citou.

      Sobre a questão da Lua, já tive o desprazer de ver pessoas que se intitulam de esquerda acusar que tudo não passou de uma fraude. Isso pode ser por mera desinformação, ou não.

      Com relação à esquerda caviar, eu concordo que ser de esquerda não significa fazer voto de pobreza. Mas tanto esquerdistas quanto direitistas são hipócritas quando condenam o outro lado.

      Obrigado pela sua participação.

      Excluir
    2. Agradeço também pela sua compreensão á minha crítica.
      E concordo, há pessoas que ainda negam a ida do homem á lua e acham que ser de esquerda é fazer voto de pobreza ou ser contra a tecnologia e o trabalho, o que é uma concepção bastante errada propagada por rivais ideológicos.

      Excluir
  2. Política e um campo muito sujo uma verdadeira briga de interesse e poderes , e preciso separar os homens das crianças, nao pode aver ingenuidade ou interesses particulares, existe líderes de massas e poderes burgueses como por exemplo o ditador norte coreano

    ResponderExcluir