sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Maconha é legalizada no Uruguai


Na última terça-feira, dia 10 de dezembro de 2013, o Senado do Uruguai aprovou de forma definitiva um projeto promovido pelo presidente José Mujica que regulamenta o comércio e o cultivo da droga no país. O país é o primeiro do mundo a legalizar de forma íntegra o cultivo e o comércio da cannabis. Na Holanda e em alguns estados norte-americanos, a maconha é regulamentada, mas não de forma tão abrangente quanto é agora no Uruguai.
Fonte:
G1 - da Globo

Só os fortes entenderão...

Minha opinião
Eu achei essa decisão um marco histórico importantíssimo no combate contra o tráfico de drogas. Pois como já dizia um grande professor de história que tive no ensino médio: "Se você não pode derrotar um inimigo, então se alie a ele". O resultado disso é que traficar a maconha vai deixar de ser um negócio lucrativo para os traficantes uruguaios. Isso porque o preço da erva vai despencar, já que a oferta vai ser muito maior que a procura. O contato com os traficantes – que ofereciam drogas mais pesadas aos usuários de maconha – vai ser cortado, reduzindo, assim, o consumo de outras drogas ilegais. Isso sem falar que a nocividade da droga vai ser melhor controlada, já que será possível colocar filtros nos cigarros de maconha para evitar que substâncias perigosas sejam inaladas.
Enfim, eu, que sou um ex-reacionário nesse sentido, gostei da decisão. Fuma maconha quem quer. Eu não fumo e nunca fumei, mas libertário que sou, sou a favor da liberdade individual de cada um poder tragar em paz o seu cigarrinho. Mas é claro que aí deve entrar uma regulamentação forte para evitar que alguém dirija sob o efeito da droga ou que fume em locais inadequados, como em locais fechados, por exemplo.

Carl Sagan também viajava num baseado

PS: Para os ruminantes semianalfabetos que tenham interpretado errado as minhas palavras, que fique bem claro: eu NÃO estou incentivando ninguém a usar drogas! A maconha no Brasil é ilegal. Eu sou a favor da descriminalização da droga, só isso.

Não gostou?

 Cada um com as suas ideias...

0 comentários:

Postar um comentário