sábado, 18 de novembro de 2017

Quem ganhará a Copa?


Eu costumo errar onze em cada dez previsões que faço sobre futebol, mas desta vez acredito não estar tão errado assim. Isso porque a atual conjuntura futebolística está muito evidente.

Primeiramente, eu não acredito que a Alemanha vença este mundial de 2018. Isso porque a seleção alemã, por ser a maior favorita, será consequentemente a mais caçada e também aquela contra a qual os adversários mais superar-se-ão ao enfrentar. Um técnico cuidadoso saberá montar pacientemente um sistema defensivo que jogue em cima das fraquezas dos alemães, anulando seus espaços. Todo mundo quer vencer a Alemanha. E todo mundo fará o melhor para isso. A Alemanha de 2018 deverá ser mais ou menos como a Espanha de 2014: cheia de favoritismo, mas duramente marcada e combatida.

O Brasil, na minha opinião, também não vencerá o mundial por razões semelhantes a da Alemanha, só que com o agravante de não ter um time tão bom quanto o dos germânicos. A seleção brasileira, apesar dos bons resultados e do bom treinador, me pareceu bastante medíocre e insegura. Se eu fosse apostar, diria que o Brasil cairá fora ou nas oitavas, ou nas quartas de final.

Quanto às seleções africanas, asiáticas e caribenhas, elas não têm a menor chance de vencer qualquer mundial. As seleções sem favoritismo dificilmente chegarão às quartas de final pela falta de tradição, de estrutura, de técnica e de organização tática. Já as sul americanas enfrentarão um clima adverso e o tabu de nunca terem vencido uma Copa na Europa (exceto o Brasil em 1958) – além de estarem bem mal das pernas.

Então o que restam são as seleções tradicionais europeias. Se eu fosse apostar, diria que a campeã mundial estará entre Portugal, Espanha, França ou Inglaterra. Se a Holanda e Itália estivessem presentes, também fariam parte desse grupo. É possível que já nas quartas de final tenhamos somente seleções europeias, transformando a segunda fase da Copa do Mundo numa mini Eurocopa.

Enfim, esta será a Copa das seleções europeias.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade. Se bem que o polvo era atraído por cores quentes, especialmente o vermelho. Mas enfim. RIP polvo Paul.

      Excluir