domingo, 12 de novembro de 2017

Sophia e a surpreendente evolução das máquinas


Quando vi a robô Sophia pela primeira vez, confesso que achei que se tratava de alguma brincadeira ou trailer de filme hollywoodiano. Mas eu estava redondamente enganado. Pela primeira vez na história, um robô com inteligência artificial é capaz de interagir de forma convincente com os seres humanos. Parece coisa de ficção científica, mas não é. Sophia, que foi produzida pela Hanson Robotics, ainda não se comporta com a mesma autonomia e agilidade de um replicante de Blade Runner, mas para primeira robô autônoma, sua potencialidade chega a assustar. Se os primeiros robôs autônomos agem dessa maneira, fico imaginando como eles estarão daqui a uns 50 ou 100 anos. Sophia também foi a primeira robô do mundo a receber cidadania: fato que leva a crer que os dilemas éticos que vemos na ficção não estão muito longe de se tornarem uma realidade.

A seguir, deixo um vídeo muito impressionante da Sophia conversando com o seu criador, despertando após sua atualização. Sua inteligência artificial é de deixar qualquer um de cabelo em pé.

2 comentários:

  1. É fantastico!!! simplesmente INACREDITÁVEL!!! Mas ao mesmo tempo assustador, imagina o que esses robôs poderão fazer daqui a 20 anos.Vão roubar nossos empregos.
    Fora o risco de uma rebelião por parte dos mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse risco de apocalipse das máquinas existe, mas eu também penso no lado positivo. Os robôs podem trabalhar para nós, libertando a humanidade e nos permitindo ócio em tempo integral. Robôs podem e devem ser programados para serem felizes sendo workaholics e para terem repulsa a rebeliões.

      Excluir