sexta-feira, 17 de maio de 2019

Seriam Olavo e Bolsonaro dois esquerdistas?


Circula pela web uma teoria (conspiratória) que preconiza que tanto o astrólogo aloprado Olavo de Carvalho quanto o atual presidente Jair Bolsonaro não são de direita conservadora como muitos pensam, mas, sim, de esquerda. O que se pensava antes do levantamento dessa hipótese é que Bolsonaro seria nada mais que uma versão despudorada de direitistas como Amoedo e Doria, porque ele realmente diz aquilo que todo direitista sempre sentiu vontade de dizer, mas que nunca teve coragem. Ao atacar minorias, o PT, a esquerda e o conhecimento acadêmico, tanto Olavo quanto Bolsonaro se consolidaram iconicamente como macarthistas, fazendo uma catarse que deixou os reaças e a extrema-direita totalmente extasiados. O problema que gerou essa teoria é que esses dois são tão extremistas que acabaram se tornando figuras caricatas, estereotipadas e até folclóricas, dando impressão que estão interpretando um papel para serem os mais piores possíveis. E é aí que entra a suspeita de alguns, porque ao aderirem ao extremismo tresloucado, Olavo e Bolsonaro acabam queimando o filme da direita que se sentia representada por eles dois.

Tudo bem que a direita não gosta de filosofia, de sociologia, de questionamentos por parte das classes oprimidas, de movimentos sociais, de pobres e de educação superior gratuita para todos, mas cortar verbas para a educação de forma suicida, enaltecer ditadores de direita (Pinochet, Stroessner), dizer que veio destruir ao invés de construir, bater continência para bandeira norte-americana e atacar de forma chula os militares é algo que levanta sérias suspeitas de que o Olavo, o Bolsonaro e seu clã estariam, na verdade, "trollando" a própria direita. Eles seriam "atores esquerdistas" se fingindo de reaças com o intuito de promover a volta da esquerda ao poder. E isso tem alguma lógica. Imagine se você fosse um esquerdista se passando por direitista e chegasse à presidência da república. Você não usaria essa oportunidade para trollar a direita, mostrando o quão podre ela é? Ora, até o nacionalismo defendido pelo falecido Dr. Eneas (que o Bolsoclã tanto admirava) foi chutado para escanteio em nome de uma diplomacia biruta que prejudica o próprio país e nos envergonha diante do mundo com ideias bizarras como, por exemplo, a de que o nazismo é de esquerda.


Agora, analisando de forma mais fria, eu só não concordo com essa hipótese do "Bolsonaro esquerdista", porque o povão não é politizado o suficiente para perceber isso e nem associar essas aberrações que ele protagoniza no governo à direita ou aos milicos, afinal de contas, o povão sequer sabe a diferença entre esquerda e direita. Fora que muitas medidas tomadas pelo ex-capitão na tentativa de denegrir a direita correm o risco de serem permanentes, como a entrega da Amazônia e da Base de Alcântara. Apesar do Olavo já ter sido comunista no passado e do Bolsonaro ter votado no PT, elogiado a ditadura Chavista e afirmado que fuzilaria FHC devido ao seu entreguismo, eu acho que o tanto o Bozo quanto o astrólogo são apenas alucinados que seguem cegamente a sua ideologia. A extrema-direita é um troço tão desgraçado que parece até brincadeira quando é colocada em prática. Mas, de todo jeito, vale a pena ficar de olho, afinal, tem muita gente que já se arrependeu de ter votado no bufão do PSL e está ficando feio para os bolsominions continuarem apoiando um sujeito tão sem noção quanto o Bolsonaro. E agora que já estão falando até em impeachment, o que resta para a direita bolsonarista é jogar a toalha e aderir à fabula das raposas e das uvas com a desculpa do: "ah, mas ele era esquerdista mesmo".

O fato é que o Bolsolixo está conseguindo provar até para seus eleitores que ele – juntamente com o neoliberalismo e o discurso moralista de goela – consegue ser muito pior que o PT. Afinal, o PT nunca ganhou eleição com fake news, nunca precisou prender adversários para ganhar uma eleição por W.O., nunca se envolveu com milícias, não atacava os militares, não bagunçava a nossa diplomacia e não tinha laranjal de estimação para esconder suas falcatruas. Então não adianta chorar o leite derramado.

Toma aí, direita, que esse filho é teu.

4 comentários:

  1. Wellington ultimamente tenho me sentindo apático depois de pesquisar sobre apatia será que estou ficando depressivo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada, isso só um psiquiatra pode te responder. Eu não tenho nem como te ajudar neste sentido, porque nunca senti apatia. Então seria bacana perguntar isso ou a algum profissional ou a alguém que tenha passado e superado este problema.
      Abraço e boa sorte aí.

      Excluir
    2. Sou irmão dele, ele cometeu suicídio

      Excluir