terça-feira, 21 de maio de 2019

Saudades dos blogs que se foram


Na década passada, ter um blog era considerado uma coisa "chique": algo descolado e até "prafrentex". Porém, de uns tempos para cá, devido ao crescimento da multimídia na web, os blogs estão se tornando uma mídia cada vez mais démodé. Eu tenho notado que não apenas neste bloguinho, mas em vários outros blogs ativos está ocorrendo uma queda acelerada no número de visualizações, de comentários e de seguidores. Se essa tendência continuar, talvez, em um futuro próximo, os blogs até deixem de existir devido a essa queda de interesse pelos mesmos... Mas como o fim não chega igual para todos, muitos blogs têm morrido pelo meio do caminho. Muitos sumiram sem razão aparente, foram removidos, tornaram-se privados ou saíra do ar do dia para noite sem deixar rastros. E foi pensando em alguns blogs que eu gostava e que não estão mais no ar que resolvi justamente escrever esta postagem.
A seguir, vou listar alguns blogs que não existem mais e que me deixaram com muitas saudades.

Ô mensagem maldita.

Esquerda Caviar (caviaresquerda.blogspot.com)
Esse blog de esquerda era simplesmente sensacional, porque era atualizado diariamente com notícias de diversas fontes onde toda a mentira e manipulação da imprensa mainstream era desmascarada. Eu o acompanhava todo santo dia e sempre o recomendava. O problema foi que, de uma hora para outra, ele saiu do ar. O que dizem é que ele foi denunciado em massa por uma matilha fascista que obrigou o blogger a removê-lo de maneira tão bizarra quanto foram os também blogs de esquerda Guerrilheiro do Entardecer e O Esquerdopata.
Posteriormente, descobri que o autor do blog Esquerda Caviar, o Valdir Fiorini, tem uma conta no Twitter onde ele divulgou seu novo blog que substituiu o Esquerda Caviar, blog esse chamado A Era da Idiocracia. Portanto, se tentaram realmente calar o autor, se deram mal, porque ele continua ativo em outro endereço. Pena que todo o conteúdo antigo foi perdido (olha aí a importância do backup).

Anais Políticos (anaispoliticos.blogspot.com)
Esse é outro blog progressista fantástico que me inspirou a falar de política neste bloguinho aqui. Seus textos eram brilhantes, esclarecedores, concisos, maduros e gostosos de ler. Pena que o autor resolveu torná-lo privado, creio eu, que por motivos de ameaça de remoção assim como ocorreu com outros blogs progressistas. Uma pena que não esteja mais aberto ao público.

Tropa Lanterna Verde (www.tropalanternaverde.com.br)
Quem acompanhava a turma antiteísta e divulgadora científica no começo desta década no YouTube, sabe bem do que se tratava esse blog. Ele continha um compilado de textos, vídeos e charges de autores como Yuri Grecco, Pirula, Guilherme Tomishiyo, Bernardo Lopes e vários outros. O blog era muito bom, mas à medida que a pauta do ateísmo e do pensamento cético foi se esgotando, ele caiu em desuso, recebendo cada vez menos material até desaparecer. Foi bom enquanto durou.

Deprimido Vazio (depressaomasculina.blogspot.com)
O autor desse blog, como o próprio nome sugere, era um sujeito que tinha problemas de depressão, porém, conseguia ajudar os outros que tinham o mesmo problema. Os textos dele me salvaram em vários momentos que eu estive jururu, desmotivado e cabisbaixo, me fazendo enxergar a vida sob uma perspectiva mais otimista. Apesar dos desabafos e dos posts tristes, a forma como o autor tocava em temas como a solidão, a angústia e a anedonia era simplesmente única e até mesmo poética. Lamento muito que este blog tenha sido removido, se soubesse de seu fim precoce, teria salvado vários textos do autor.

Energia Paulistânica (energiapaulistanica.blogspot.com)
Esse blog pertencia a uma amiga de longa data que conheci no Yahoo Respostas onde eram abordados diversos temas com ênfase em política. Não sei o que ocorreu com o blog dela que não consigo mais acessá-lo de jeito nenhum. Ele mais parece ter caído numa espécie de limbo depois que parou de ser atualizado. De todo jeito, os textos que eram compartilhados e as visões de mundo da autora eram críticos, inteligentes, elegantes e indispensáveis para o momento de ignorância generalizada que estamos vivendo.

E você? Conhece algum blog que saiu do ar te deixou saudades?

Um comentário:

  1. Rolou uma lágrima aqui.
    Deprimido Vazio era realmente um puta blog.
    Valeu pelas menções honrosas.

    ResponderExcluir