quarta-feira, 8 de maio de 2019

A Reforma da Previdência não combate privilégio algum


Eu tenho evitado assistir o JN por prescrição médica, mas hoje acabei assistindo meio sem querer e fiquei horrorizado como a Globo usa o seu horário nobre para fazer política. É impressionante a maneira tendenciosa e acintosa como a emissora dos Marinhos defende a reforma da previdência. A Globo mostrou durante longos minutos pesquisas enviesadas, falas tendenciosas, monólogos a favor da reforma e mentiras ditas descaradamente pelo ministro da economia ao alegar que a reforma "combate privilégios contra os mais ricos". Minha nossa, mas que porcaria foi aquela que eu assisti?!? Foi um verdadeiro horário político durante o JN. A Globo usa uma concessão pública para defender os seus interesses, é simplesmente absurdo ninguém se indignar com isso. E o pior foi o verdadeiro terrorismo psicológico que foi colocado nas entrelinhas caso a tal reforma não passe.

Resumo de como serão as coisas se a reforma passar

Os números apresentados para defender a reforma da previdência (que mostram um cenário apocalíptico caso ela não ocorra) não possuem lastro na realidade. A previdência NÃO está quebrada e nem vai quebrar se a reforma não for feita. E mesmo que a previdência estivesse com um déficit, como os neoliberais alegam, a solução para isso não seria ferrar com os mais pobres como as oligarquias querem. A solução para isso seria combater a sonegação fiscal e fazer uma reforma tributária que cobrasse mais dos mais ricos e menos dos mais pobres e que combatesse de fato os verdadeiros privilégios. Essa reforma não ataca NENHUM privilégio, não cobra dos mais ricos, não mexe nas pensões dos filhos dos militares, não reduz as aposentarias exorbitantes de desembargadores e de alguns servidores públicos e ainda quer isentar os patrões. O que essa reforma fará é aumentar o tempo de contribuição para que os mais pobres possam ter direito a ganhar uma aposentadoria mínima integral. É bom que se diga que com as novas regras, a maioria de nós jamais receberá uma aposentadoria integral caso essa reforma passe. Imagine o que será viver com menos de um salário mínimo na sua velhice para comprar remédios, pagar as contas, pagar plano de saúde... Se não conseguir imaginar vai ver como estão os idosos lá no Chile após uma reforma semelhante a essa ter passado por lá...

Idosos protestando pelo direito de sobreviver no Chile

A pressa para aprovar essa reforma é, primeiramente, para garantir a transferência da renda da seguridade social para pagar os juros da dívida pública, ou seja, os juros para os rentistas, para os mais ricos e privilegiados que não trabalham, porque eles colocam o dinheiro para "trabalhar por eles". E a segunda razão para essa reforma é para impor a previdência privada e o tal sistema de capitalização que não visa o bem-estar do povo, mas, sim, o lucro das instituições financeiras privadas.


Mas o pior de tudo é ver um bando de neoliberais pobres defendendo essa reforma nas redes sociais – reforma essa que vai ser ruim para eles também. Esses pobres de direita dizem defender a reforma porque, entre outras razões toscas e burras, "a esquerda é contra ela". E se a esquerda é contra, segundo eles, é porque essa reforma é "boa" – afinal, a esquerda, na visão deles "só gosta do que não presta" e "odeia o Brasil". É nesse nível de alienação que muita gente está, infelizmente. E se essa alienação e analfabetismo político continuar, aí, sim, teremos um verdadeiro apocalipse adiante.

Acorda, meu povo!

0 comentários:

Postar um comentário