quinta-feira, 20 de junho de 2019

Não podemos permitir que Moro fique impune


É impressionante a ingenuidade de algumas pessoas em achar que o ministro Sérgio Moro sairá facilmente do cargo devido às denúncias do The Intercept. Mesmo com a OAB recomendando o afastamento do ministro, mesmo com a imprensa internacional inteira reprovando duramente as atitudes do ex-juiz e até com parte da burguesia nacional concordando que juiz e acusação não podem trabalhar juntos contra um réu, isso não é suficiente para fazer com que Moro deixe o cargo.

Nós, progressistas, por estarmos imersos em nossas bolhas na internet, não conseguimos enxergar que a narrativa que prevalece é a da imprensa corporativa hegemônica, no caso, a da Globo. O conglomerado de mídia dos Marinhos têm insistido pesadamente (mesmo sem provas e sendo desmentidos pelo Telegram) na hipótese do "terrorismo digital" (hacker russo) e de uma suposta ação política por trás do jornalista norte-americano Glen Greenwald. A Globo sequer menciona como possível um suposto vazamento interno de informações dentro do próprio grupo da Lava Jato, porque isso tiraria o teor criminoso da hipótese da "invasão hacker", quebrando a principal defesa contra o ex-juiz Sérgio Moro. Fora que isso praticamente obrigaria a Globo a abordar mais a fundo o conteúdo do vazamento, nem que fosse para reforçar a "inocência" do inquisidor Sérgio Moro.

A coisa é tão grave que algumas vozes na web já estão falando em deportação e até em prisão dos jornalistas do Intercept. E para o brasileiro médio, a versão oficial é sempre a versão da Globo. Se unirmos a população alienada, os bolsominions, os olavettes e a maior parte da direita, temos uma quantidade bastante relevante de pessoas que estão dispostas a defender o indefensável. Basta ver o recente show de mentiras criadas pela página do "Pavão Mentiroso Misterioso" que tentou enganar as pessoas desavisadas com informações falsas sobre a suposta compra de um hacker russo com bitcoins.


Precisamos sair das nossas bolhas para conscientizar as pessoas de que independentemente de qual tenha sido a fonte do Intercept, Moro e companhia não negaram as conversas via Telegram que foram divulgadas e ainda por cima não entregaram seus aparelhos funcionais para serem periciados pela PF (quem não deve, não teme). Pelo material que já foi divulgado, ficou claro que houve uma série de ilegalidades gravíssimas com a clara intenção de perseguir o PT e poupar o PSDB (FHC que o diga). A Lava Jato tornou-se uma operação política que agiu como uma quadrilha dentro do Estado. E não se combate o crime praticando outro(s). As pessoas comuns, de fora da nossa bolha, precisam saber disso de alguma maneira, seja através da nossa militância, da conversa corpo a corpo e até de passeatas e protestos nas ruas. Não podemos deixar a narrativa da Globo destruir a verdade. A nossa salvação é justamente a indignação popular, porque sem ela, Moro e Lava Jato continuarão tendo apoio para cometer crimes em nome de seus interesses políticos. Não podemos confiar no sistema judiciário, porque ele está corrompido e sitiado pelas oligarquias e pelos generais fascistoides. Está na hora de mostrarmos o nosso poder e a nossa importância histórica como cidadãos.

Temos que mostrar ao povo que a casa caiu para a Lava Jato

0 comentários:

Postar um comentário