Tenho percebido que há um movimento tanto na imprensa corporativa quanto na internet de pessoas cooptadas pelo grande capital para jogar toda a responsabilidade pela tentativa de Golpe em 2022/2023 na conta dos milicos. A culpa pelo plano Punhal Verde e Amarelo está recaindo inteiramente sobre os oficiais das Forças Armadas assim como o ônus da ditadura de 1964 também caiu inteiramente na conta do Partido Fardado. E isso é... estranho.
Ninguém em sã consciência vai declarar que os milicos são inocentes, contudo, eles não agiram sozinhos. Assim como em 1964 houve um apoio importante de grandes grupos empresariais para a realização e manutenção da ditadura civil-militar, dessa vez tivemos o capital do agronegócio para dar apoio à nova sargentada. É por isso que não é justo colocar a culpa inteira nas FFAA ou, pior ainda, em alguns "CPFs" dela.
Golpes no sistema capitalista sempre têm apoio da burguesia. Assim como a escravidão não era culpa só do capitão do mato, as ditaduras nunca são apenas culpa de quem as coloca em prática.
0 comentários:
Postar um comentário