sábado, 22 de outubro de 2011

No escurinho do cinema


O primeiro filme que eu me lembro de ter assistido no cinema foi a Bela e a Fera, lá por volta de 1991, quando eu devia ter uns 8 anos de idade. Lembro que eu fiquei encantado com o tamanho da tela, com a qualidade do áudio e com o desconforto das poltronas. Eu chegava ao cúmulo de ficar me equilibrando na ponta do assento, com medo dele virar para trás de repente e eu cair.
Confesso que na minha vida inteira fui pouquíssimas vezes ao cinema: seja por causa da distância, pela falta de dinheiro ou por preguiça mesmo. Mas, apesar das minhas poucas visitas às salas cinematográficas, tive o desprazer de me deparar com várias figuras que estragaram parcial ou completamente o meu prazer de assistir aos filmes. Baseado nesses maus frequentadores, eu resolvi enquadrar alguns deles em categorias específicas, como vou demonstrar a seguir.

 Principais personagens das salas de cinema:

O Dorminhoco
Grau de periculosidade: baixo

Esse sujeito é aquele camarada que vai ao cinema para dormir. Sei que existem alguns filmes ruins de doer que dão sono mesmo, mas o dorminhoco é aquele cara que parece que foi picado por uma mosca tsé-tsé - afinal, só um soneca de marca maior conseguiria dormir durante uma cena de ação em Os Mercenários. Nada contra o cara pagar a entrada para dormir, o problema são os seus roncos que ecoam de forma perturbadora nos nossos tímpanos. Isso sem falar quando o cara dorme do lado da gente e usa o nosso ombro como travesseiro... Durma com um barulho desse!



O Crítico
Grau de periculosidade: baixo

Uma das coisas mais irritantes que há em um cinema é você ter que assistir a um filme ouvindo os palpites toscos de terceiros. Sempre tem um mané que fica o filme inteiro contando para o comparsa o que ele está achando do filme, ou o que ele achou dos efeitos especiais, ou fazendo comparações, etc. Pior é quando o camarada começa a falar palavrões ou xingar determinado personagem como se estivesse dentro de um estádio de futebol.



Os Namoradinhos
Grau de periculosidade: baixo

Não tenho nada contra as pessoas levarem o seu par romântico para trocar uns amassos no cinema. O problema surge quando isso extrapola alguns limites. É desconcentrante quando um casalzinho fica se beijando escandalosamente do seu lado ou na sua frente. Aqueles suspiros longos e estalinhos de beijo no pé do ouvido acabam fazendo a gente se desconcentrar do filme, imaginando o que eles podem estar fazendo naquele escurinho. Pior é quando a guria fica falando pro cara: "Ai, Zé, para com isso... Aqui não. Tá todo mundo olhando!"



O Gigante
Grau de periculosidade: médio

Se tem uma coisa que eu detesto é quando um grandalhão de dois metros e meio se senta bem na poltrona da frente. Na época em que os lugares não eram marcados nos assentos, isso não era um problema, bastava mudar de cadeira e estava tudo resolvido. Mas hoje, isso passou a ser um problema de grandes dimensões.



O Gripado
Grau de periculosidade: médio

Uma das coisas mais incompreensíveis deste universo é a razão que leva alguém a ir gripado para um cinema. Tem gente que passa o filme inteiro espirrando, tossindo e escarrando. Chato é naquelas cenas de suspense onde fica o maior silêncio e aí o cara do teu lado dá aquele espirro escandaloso só para sacanear.



O Terrorista do Celular
Grau de periculosidade: médio

Na minha opinião, deveriam colocar detectores de celular nos cinemas, porque é o fim da picada você estar assistindo um filme e do nada toca um celular do seu lado. Pior não é isso, pior é o cara que precisa falar gritando para que o surdo do outro lado da linha o escute: "ALÔ! ALÔÔ!! EU DEIXEI ATRÁS DO ARMÁRIO! NÃO! EU NÃO DISSE MÁRIO! EU DISSE ATRÁS DO ARMÁRIOOOO!!!"



Os Spoilers
Grau de periculosidade: alto

Essa é uma das piores raças que existe. Não tem coisa pior que ter algum estraga-prazeres que já assistiu o filme e vai ao cinema só para contar para os amigos o que vai acontecer na cena seguinte - e o pior: em VOZ ALTA. O chato disso é que o desgraçado não se toca que está tirando a graça do filme para aqueles que não assistiram. Na minha opinião, esse cara é um desocupado que vai ao cinema só para trollar.



Os Marginais
Grau de periculosidade: exorbitante

Esses aí são aqueles seres malcriados que pensam que o cinema é a casa deles. Esses caras depredam as cadeiras, sujam o chão, colocam os pés sobre os assentos, chutam as cadeiras, falam alto, atiram objetos... Ou seja: o cara vai ao cinema para promover o caos e a destruição. Não raramente, eles acabam sendo expulsos da sala ou terminam na delegacia.



Apesar de atualmente os cinemas estarem investindo cada vez mais em conforto, segurança e tecnologia; eu não troco a segurança, a privacidade e o conforto da minha casa por um cinema. Além disso, é possível baixar quase qualquer filme da internet e assistir no pc sem maiores problemas. Hoje só vou ao cinema se tiver uma boa companhia ou então para conferir um filme muito aguardado que eu não tenha paciência para esperar sair na internet. E para os que preferem as salas de cinema, desejo que tenham muita paciência com esses personagens listados acima.

7 comentários:

  1. Olá!
    Simplesmente ADOREI este texto!
    A cada espécime que eu lia, sentia arrepios! Você descreveu com perfeição esses seres humanos (?) que tanto irritam os pobres mortais normais!
    Será porque que tem tantos chatos de plantão?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. @Luciene - Olá! Um dos grandes problemas é que tem gente que não se toca que o cinema é um espaço público! Daí que temos que ter muita paciência para aturar essa turminha do barulho!
    Brigadim pela visita e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigadinha você pela atenção!
    Mais um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Grande percepçao, eu também tenho dificuldade em viver "socialmente"..ahahahahahah..
    Cinema então, é de doer pagar para assistir um filme que não se assiste e ainda sair irritada do cinema. Na medida do possível, espero que alguém me convide pra ver numa tela "grande" doméstica, ou que passe na tv mesmo. Não tenho paciência de conviver com esses "tipos"..
    Muito bom!

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  5. @llManuh
    Realmente, viver socialmente é uma tarefa para quem tem muita paciência, viu? rss É por isso que eu tenho um monitor enorme junto com um home theater no meu quarto. Esse negócio de ir para o cinema só vale a pena em ocasiões mais especiais ou quando não dá para esperar o filme sair na telinha.
    Brigadim pela participação e um abraço.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk
    Wellington Fernando cê tá prescisando de uma namorada como é eu não vejo nada disso...kkkk
    A única coisa que me identifiquei aí foi com o dorminhoco ir ao cinema com meu marido não tem a menor graça..kkkkk
    O cara vai pro cinema dormir...rsrsrsrs
    Vc reparou tudo isso em pouquissimas vezes que vc foi ao cinema, acho que eu devo ser muito desligada mesmo...rsrsrs
    É que na maioria das vezes vou com meus filhos então acabo me distraindo com eles, minha filha logo se enche e pede pra ir embora ou quando o filme é legendado ela quer que eu coloque em português as vezes ela me pede pra acender a luz acho que é por isso que eu não vejo nada a não ser meu marido roncando...kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. aushasuhaush! Acho que o problema é que eu não dou muita sorte pra cinema MESMO! rss) O maior problema do cinema é a falta de privacidade, por isso esses personagens toscos sempre aparecem para nos atormentar!
    Ah, e da próxima vez pede pro seu marido levar um travesseiro! rsrs!

    Bjs!

    ResponderExcluir