sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Essa tal de monogamia...

Calma, camarada! O pesadelo está apenas começando!

Não é surpresa para ninguém o alto número de divórcios e uniões que terminam repentinamente após anos e anos de convivência. Entre outros fatores, isso se deve ao fato das pessoas se casarem pelos motivos errados. Um casamento é uma união de duas vidas independentes: duas pessoas diferentes, vindas de ambientes diferentes, com perspectivas diferentes e que, num belo dia, olham uma para a cara da outra resolvem se unir para serem felizes para sempre. E durante essa convivência entre essas pessoas diferentes, os atritos e brigas são inevitáveis. Quando as diferenças falam mais alto e não há diálogo que dê jeito na desgraça, então acaba tudo e fim de papo. Um dos segredos para um bom relacionamento é compreender as necessidades do outro e respeitar as diferenças. Só que isso é muito fácil de falar...

Existe uma regra básica para os relacionamentos: se você cultiva valores efêmeros, como a riqueza, a beleza física ou o vigor sexual, fatalmente, o seu relacionamento será efêmero. Isso porque as pessoas enfeiam, empobrecem e perdem a libido. Mas se você alicerça as bases do seu relacionamento em valores duradouros, como a amizade, o carinho e o respeito, consequentemente, ele será duradouro. Isso porque o a cumplicidade, a amizade e o respeito não possuem prazo de validade. É tudo uma relação de causa e consequência. Isso sempre deveria ser levado em consideração antes do "sim" diante da sociedade.

Marido e mulher: até que a rotina os separe...

Tá, mas por que somos monogâmicos?
A monogamia se fundamentou em muitas culturas como forma de combater a violência desenfreada provocada pelos homens que ficavam sem mulheres. Imagine uma sociedade onde os homens ricos e poderosos compram várias esposas e os pobres não podem comprar nenhuma. Os homens pobres e jovens - com seus hormônios efervescentes borbulhando no sangue - seriam compelidos a cometer todo tipo de violência para não morrerem virgens. A ideia da castidade é aterradora para a grande maioria dos homens, especialmente os mais jovens. No velho oeste americano, por exemplo, havia muito disso, pois lá o número de mulheres era bem menor que o número de homens. E homens jovens sem mulheres são capazes de quase qualquer coisa para ter sexo. A monogamia, portanto, surge como uma medida para evitar esse cenário.

A questão é que nem todos os países onde a poligamia é permitida há tanta violência assim, basta ver no caso dos países muçulmanos, por exemplo. E a desculpa que há para a legalização da poligamia no caso do islã é que os homens são minoria da população e também são naturalmente poligâmicos, o que, em parte, é verdade. Isso porque a função biológica dos machos é se acasalar com o maior número possível de fêmeas para garantir uma maior variabilidade genética e a sobrevivência da espécie. Mas acontece que as mulheres também são naturalmente poligâmicas exatamente pelos mesmos motivos - a diferença é que a mulher tende a ser mais seletiva, porque é ela quem vai carregar um filho durante nove meses na barriga e ainda terá que amamentar, cuidar, etc.
A moral da história é clara: somos todos poligâmicos e a monogamia é uma imposição cultural.

Viva a poligamia!

O lado sombrio da monogamia
O grande problema da monogamia é que ela tende a gerar dois acomodados ciumentos que brigam feito desgraçados e que mal conseguem fingir socialmente a infelicidade conjugal em que vivem. Aliás, pra mim, infelicidade conjugal é pleonasmo.
E o sexo? Onde fica o sexo na monogamia? O sexo simplesmente não fica: ele passa a ficar em segundo plano ou apenas na imaginação. Alguns sortudos conseguem manter uma frequência sexual aceitável, de digamos, uma relação sexual por mês - mas a maioria simplesmente vira assexuado ou então precisa recorrer a uma saída pela tangente: a traição.

Se alguém perguntar a minha opinião sobre a monogamia, eu diria que o casamento é uma merda: aguentar mulher com tpm, aguentar reclamação de mulher que manda levantar a tampa da privada, ver a mulher lavar calcinha debaixo do chuveiro... Não vejo nada romântico nisso. Para um relacionamento dar certo, homens e mulheres não deveriam casar, e se casassem, deveriam morar em casas separadas. E um dos motivos que me leva a rejeitar duramente esse negócio de morar na mesma casa é a tal da cama de casal...

Um motivo a mais para não ser monogâmico

A cama de casal...
Dormir junto com o(a) parceiro(a) na mesma cama traz muitos problemas, como:
- Roncos
- Parceiro que se mexe muito e bate no outro
- Se um vai dormir fedendo, a nhaca incomoda o outro
- Um quer ar condicionado e o outro não
- Puns soam muito inconvenientes e prendê-los faz mal à saúde
- Ir dormir junto após uma briga com o parceiro é muito desconfortável
- Acordar com o mau hálito do outro na nossa cara é o fim
- Ir dormir com o outro gripado é um risco para a nossa saúde

Isso e muito mais pode levar a noites mal dormidas. E dormir mal pode levar a depressão, doenças cardíacas, derrames, distúrbios respiratórios e até a acidentes de trânsito e no trabalho. Na Roma antiga, a cama de casal servia para o sexo e não para o sono. É por essas e outras que a monogamia nos moldes atuais dá tão errada. Que as pessoas durmam pelo menos em camas separadas...

Cena corriqueira de um relacionamento monogâmico

Então, para os que optarem por essa coisa pervertida chamada monogamia, desejo boa sorte. E para fechar o assunto, vou deixar um vídeo muito divertido e sincero sobre o assunto:



Ligações externas:
Por que a poligamia é permitida no islã?

5 comentários:

  1. Marido e mulher: até que a rotina os separe...
    Eu conhecia assim: até que a falta de sexo os separe...kkkkk
    Mas falando sério na minha opinião viver sozinho é muito monótono, triste e deprimente o ser humano é tão insuportavél que nem ele mesmo se aguenta, por isso temos essa necessidade de encontrar alguém que nos aguente...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é: viver sozinho é mesmo meio chato, mas também é mais tranquilo e mais fácil (pelo menos para mim).
      E vc disse tudo: "o ser humano é tão insuportavél que nem ele mesmo se aguenta, por isso temos essa necessidade de encontrar alguém que nos aguente"! Concordo perfeitamente! rss) Felizes são aqueles que conseguem ser felizes suportando a chatice do outro! rsrs)

      Excluir
  2. cuidado com suas palavras e influência.

    vc como comunicador tem de ter o cuidado de não influenciar seus leitores de mente fraca a aceitarem o seu ponto de vista.
    se vc acha melhor se poligamico e a monogamia uma merd4 o raciocinio é seu. mas deve ter o cuidado de não incentivar as pessoas a "viverem a sua vida" ou serem "cópias de voce".

    se a monogamia é ou não boa.
    cada um só vai descobrir com a vivencia
    mas é bom ler um ponto de vista diferente pra ter uma ideia.

    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas não tem que aceitar o meu ponto de vista, elas podem e devem contestar, é para isso abro espaço nos comentários.

      Além disso, nada na vida é 100% bom: tudo tem o seu lado ruim, até a poligamia. A própria poligamia é responsável por filhos abandonados, pela violência por parte dos homens que ficam sem mulheres, etc. Esse é apenas um ponto de vista entre tantos outros.

      Brigadão pela participação.

      Excluir