quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pagar o dízimo é justo?


Eu vejo muita gente por aí atacando duramente o pagamento do dízimo, dizendo que é roubo, estelionato ou lavagem cerebral. Mas se fomos parar para pensar, nenhuma igreja se mantém de pé sem dinheiro. Além disso, muitas igrejas trazem benefícios sociais, pois mantém muitas pessoas afastadas das drogas, da criminalidade e da violência. Isso sem mencionar o fato de que muitas pessoas se sentem bem indo a igreja, sentem que a sua vida tem um significado mais profundo com a religião e que um dia encontrarão todos os seus entes queridos após a morte. Ou seja, o fiel está pagando para ganhar esperança, ainda que ela seja ilusória.  E os pastores não estão roubando, pois só entra para a igreja para dar o seu suado dinheirinho quem quer. Quem está roubando a todos nós são esses políticos corruptos que desviam o dinheiro dos nossos impostos para gastos pessoais. Esses, sim, merecem cadeia.

O que eu acho que deveria ser feito é que os fiéis tomassem consciência e fiscalizassem o que os líderes religiosos fazem com o dízimo arrecadado. Se o dinheiro que deveria ir para um orfanato é desviado para fazer festinhas com prostitutas, então a igreja deveria perder o crédito. Ou melhor ainda: deveria ser estabelecida uma lei obrigando as igrejas a doarem uma parcela do dízimo para orfanatos, creches, asilos, etc. Claro que tudo isso deveria ser fiscalizado de alguma forma.


Mas, sem dúvida, converter o dízimo em donativos para os necessitados é algo muito mais coerente, pois ali você tem certeza que o dinheiro está indo para onde deveria mesmo ir. E eu, como todo bom descrente, jamais trocaria o certo pelo duvidoso. Além disso, acredito que é possível melhorar o mundo através da educação e sem apelar para castigos divinos para que as pessoas sejam solidárias.

0 comentários:

Postar um comentário