quinta-feira, 8 de março de 2012

A religião precisa de classificação etária?


Ninguém nasce religioso e ninguém nasce ateu: todos nascem agnósticos. Nenhuma criança tem conhecimento ou maturidade para discernir a ideia de uma entidade que tenha criado o universo. E apesar desse fato de que todos nós nascermos sem o conhecimento para avaliar a existência de um deus, ainda assim nos é imposto desde a mais tenra infância os dogmas e preceitos de uma religião.
Em momento algum as crianças escolhem a religião que elas vão seguir, porque os pais e a sociedade em geral simplesmente impõem essa ideia sem que os infantes tenham formado um juízo crítico. E eu acho isso uma ideia bastante perigosa, justamente porque as crianças não tem discernimento para escolher ou contestar.

Pense bem: se ninguém nunca tivesse falado para você sobre religião, como você tomaria conhecimento de que o deus de sua religião existe? Ora, a religião é algo transmitido tradicionalmente de pai para filho na base do boca a boca e fundamentada nas proposições de um livro antigo. Creio que seria muito mais evidente, efetivo e sábio por parte de um Criador que Ele se apresentasse pessoalmente a todos através de evidências - e não através de indícios dados por terceiros. Crer em algo baseado apenas nas tradições e costumes não difere nem um pouco da crença em lendas folclóricas.
O que quero esclarecer com esse raciocínio é que a ideia da religião é algo imposto a uma criança sem que ela tenha direito de escolha. E pior que isso: no caso do cristianismo, as crianças aprendem a adorar um deus encarnado que foi traído, violentado, torturado, pendurado numa cruz com estacas e morto com requintes de crueldade. E esse mesmo deus ameaça jogar no fogo eterno todos aqueles que não o adorarem. Eu me pergunto o quão nocivo uma ideia dessa é para uma criança.

O mais irônico é justamente que hoje em dia querem censurar filmes, jogos e animes violentos, mas a história de tortura e violência que é abordada num livro 'sagrado' não recebe qualquer classificação etária. É preciso rever a questão religiosa de forma imparcial. Na minha opinião, religião é coisa para adultos.



8 comentários:

  1. Parabéns pelo post Wellingtom muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  2. Meus filhos estão na idade de fazer a catequese, eu não fiz catequese e tenho dúvidas se quero que meus filhos façam.
    Meu sobrinho de 10 anos faz catequese, e esses dias eu disse a Bíblia foi escrita pelo homem sabe o que ele me respondeu mas com o poder de Deus...kkkkk
    Meu sogro me deu uma dica disse pra coloca-los e depois se eles quiserem ir para o saravá ou o raio que o parta o problema é deles....kkkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Pois é, Andresa, eu acho que deveria existir uma idade mínima para que as pessoas pudessem participar de rituais religiosos. Penso que as pessoas devem escolher uma religião lá para os seus 18 anos. O vídeo que coloquei no rodapé do post aborda justamente essa questão.
      Ah, e que ótimo que tenha compartilhado no Facebook! Quem sabe assim a mensagem atinja mais pessoas.
      Bjs.

      Excluir
  4. Textos bons, claros, corajosos..
    Parabéns.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  5. a gibiblia era pra ter censura 1.000 de anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o engraçado, Ryoko, é que muitos pais proíbem seus filhos de jogarem um GTA da vida, mas querem que eles leiam aqueles versículos pavorosos do Velho Testamento. Ninguém entende isso...

      Rará! E uma censura de mil anos foi hilário! rss

      Abraço.

      Excluir