segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aprendendo a olhar o céu


Uma das dúvidas mais recorrentes em iniciantes na astronomia é como reconhecer o que é o quê no céu. Para quem não tem muito conhecimento sobre astronomia, realmente é difícil achar os planetas e diferenciar as constelações - uma vez que tudo que vemos são centenas de asteriscos brilhantes no céu. Felizmente, temos a sorte de viver numa época onde a internet tornou-se uma ferramenta poderosa para nos auxiliar nessa função. Vou mostrar a seguir alguns sites e softwares que nos ajudam bastante a entender melhor o que vemos no céu.

Planetário do Neave
Planetário do Neave.com
http://neave.com/pt/planetario/
O planetário do Neave é ótimo para quem está iniciando na astronomia e quer conhecer os planetas e constelações visíveis no céu a olho nu. Este planetário virtual é uma espécie de Google Map do céu, onde é possível encontrar todos os astros visíveis. Na tela inicial é possível travar a posição geográfica do observador no mapa e o programa atualiza em tempo real a posição dos astros, dando a liberdade para girar a câmera e ver o céu em todas as direções.
Uma dica para quem está começando a identificar as constelações é se guiar por alguma constelação conhecida, como a Constelação de Orion, que possui as 'Três Marias' em seu centro, ou mesmo através da Lua ou dos planetas. Basta localizá-los neste planetário e depois ir procurá-los no céu.


A tela inicial do Sky-Map
Sky-Map
http://www.sky-map.org/
O Sky-Map é um site excelente para visualizar imagens telescópicas do universo em detalhes. Ele é uma espécie telescópio interativo. Basta digitar o nome da constelação ou objeto astronômico (M31, no exemplo da imagem) que ele o exibe imediatamente, seja ele nebulosa, estrela ou supernova. O site disponibiliza ferramentas como zoom, grade de alternância e snapshot para salvar a imagem. O problema deste site é que algumas imagens aparecem remendadas ou fora de foco, podendo confundir - além da lentidão para carregar as imagens.


O Stellarium com as constelações marcadas
Stellarium (programa)
http://www.baixaki.com.br/download/stellarium.htm
Talvez o melhor software gratuito para observar o céu noturno seja o Stellarium. Esse fabuloso programa é similar ao planetário do Neave, só que com muito mais detalhes e sendo ainda mais fácil de utilizar. Esse software simula a vista de uma pessoa que esteja de pé no chão, ao ar livre, com toda a abóbada celeste passando por sua cabeça em tempo real. Aqui é possível ver as constelações traçadas, aplicar um zoom para ver planetas, luas e nebulosas em detalhes e muito mais. É um software obrigatório para quem curte astronomia.


Saturno visto no Celestia
Celestia (programa)
http://www.baixaki.com.br/download/celestia.htm
Outro programa muito interessante para se ver o céu em detalhes é o Celestia. Este programa simula uma nave espacial que percorre o sistema solar e as estrelas mais próximas, permitindo uma visualização detalhada de qualquer ângulo. O problema é que esse software exige o básico de conhecimento sobre astronomia para que seja possível navegar pelos corpos celestes. Além disso, seus menus, apesar de serem em português, não são muito intuitivos, mas a viagem interestelar é bastante interessante.

O Cruzeiro do Sul pode ser encontrado facilmente no céu

Olhando para o céu
Para começar a olhar o céu, basta uma noite com céu limpo numa região pouco iluminada. Depois de reconhecer a posição das estrelas no computador, basta memorizá-las e buscar por elas no céu. A Lua, a Constelação de Órion ou o Cruzeiro do Sul são ótimos pontos de referência por serem facilmente identificáveis no céu, mesmo em regiões metropolitanas onde há poluição luminosa moderada.

A forma real da Via Láctea
Enxergando a Via Láctea
Existe uma faixa tênue de luz parecida com uma nuvem esbranquiçada que corta parte do céu. Esse 'caminho' de luz parecido com uma névoa é o que chamamos de Via Láctea. Só é possível enxergá-la em locais com baixa poluição luminosa, ou seja: longe das luzes das grandes cidades. Como já expliquei no post Você já viu a Via Láctea, é necessário ir para alguma praia, casa de campo ou qualquer outro lugar com pouca luz para que seja possível visualizá-la.
Via Láctea vista da Terra

Essa visão que temos da Via Láctea aqui da Terra é uma visão de perfil do grande disco espiral no qual estamos imersos. O que aparenta ser uma névoa branco-azulada é, na verdade, um conjunto de bilhões de estrelas que formam a nossa galáxia. A ilustração abaixo mostra onde encontrar a faixa central da Via Láctea dentro do mapa estelar.
Mapa das contelações e faixa central onde passa o disco da Via Láctea

2 comentários: