segunda-feira, 16 de julho de 2012

Morar sozinho


Muita gente pode achar estranho o fato de alguém que nunca morou sozinho - como eu, por exemplo - vir na internet para dar dicas e orientar as pessoas que estão pensando em investir numa moradia solo. Apesar de eu mesmo nunca ter morado sozinho, já tive a oportunidade de conversar com várias pessoas sobre esse assunto e resolvi fazer uma compilação de informações úteis para quem deseja morar sozinho.

Antes de decidir abandonar definitivamente o aconchego da casa dos pais, são necessários quatro pré-requisitos para morar sozinho:

1 - Ser independente
Você precisa ser independente não apenas financeiramente, mas também no sentido de ter autonomia para resolver os problemas práticos da sua vida. Afinal de contas, você não vai ligar para mamãe toda vez que der cupim na sua casa ou que precisar de alguém para trocar o garrafão de água mineral.

2 - Saber cozinhar
É indispensável que quem pretende morar sozinho saiba cozinhar pelo menos o básico, do contrário, vai ter que se contentar com comida enlatada e Miojo até aprender a preparar o feijão.

3 - Ter metas
Muita gente que começa a morar sozinha reclama de um certo desânimo após conseguir ter paz e sossego. O segredo para não cair na monotonia é sempre ter um objetivo a ser alcançado, porque isso te move para frente. Comprar novos móveis, comprar novos eletrodomésticos, fazer aquela viagem que você tanto sonhou, comprar um carro novo (ou uma casa melhor)... Tudo isso pode fazer uma diferença enorme.

4 - Não sofrer de desmaios repentinos
Diabéticos que sofrem hipoglicemia, pessoas que têm epilepsia ou pessoas que têm pressão baixa correm constantemente o risco de sofrer desmaios. E não ter ninguém por perto para socorrer durante um desmaio pode ser perigoso.

Outro fator importante é decidir se você vai querer morar em casa ou em apartamento. Morar em casa dá mais trabalho, porque temos que cuidar do quintal, da segurança, da manutenção, da plantas, dos bichos - mas há a vantagem de não ter condomínio para pagar e de ter mais privacidade.

Para não alongar demais esse post, vou deixar a seguir as vantagens, as desvantagens e algumas dicas preciosas para quem pretende morar sozinho.

Liberdade não é sinônimo de bagunça!

VANTAGENS
- Ter paz e tranquilidade
- Privacidade total - Liberdade para andar como quiser dentro de casa (andar pelado ajuda e economizar com água e energia, já que há menos roupas para lavar e passar)
- Poder usar o banheiro de porta aberta
- O banheiro estará sempre livre
- Ninguém inventa de ir ao banheiro quando você está sentado no trono
- Ninguém mexe nas suas coisas
- Ninguém mete a mão na sua comida
- Ninguém para implicar, brigar ou encher a paciência
- Comer, dormir, acordar, sair e chegar em casa na hora que quiser
- Você lava a louça na hora que você quiser sem ninguém te enchendo para que faça logo
- Arrumar a casa do jeito que quiser
- Comer e beber o que quiser
- Tomar um pote de sorvete de 5kg sozinho sem ter que dividir
- Silêncio na hora que você quiser (exceto quando houver vizinhos barulhentos)
- Ninguém para mandar em você
- Poder dormir com o(a) namorado(a) sem precisar de autorização de terceiros

DESVANTAGENS:
- Ninguém para lavar a roupa suja
- Ninguém para passar a roupa
- Ninguém para lavar os pratos
- Ninguém para preparar o almoço
- Ninguém para fazer faxina (a menos que você pague uma faxineira)
- Ratos, cupins e baratas se tornam um verdadeiro pesadelo
- Ter que pagar todas as contas sozinho (água, luz, telefone, internet, condomínio, aluguel, gás)
- Nunca há ninguém em casa quando você chega (o que aumenta aquela sensação de vazio)
- Se você estiver passando mal ou tenha sofrido um acidente em casa (geralmente de madrugada), não há ninguém para te socorrer ou te levar ao hospital


Mantenha sua casa limpa!


PRECAUÇÕES PARA QUEM QUER MORAR SOZINHO:
- Ter sempre uma 'farmacinha' em casa com remédios estocados para possíveis emergências (ex: remédios para gripe, dor de cabeça, dor de barriga, etc)
- Ter kit de primeiros socorros básicos (gaze, esparadrapo, mertiolate, água oxigenada, pinças, agulhas, etc.)
- Guardar sempre um dinheirinho para as inevitáveis emergências
- Deixar sempre uma reserva em dinheiro trocado em casa para botijão de gás, água mineral e disk-pizza
- Deixar comida pronta guardada na geladeira para que não precise preparar quando chegar cansado em casa
- Ter um bom relacionamento com os vizinhos (vocês podem se ajudar em casos de emergência)
- Conhecer um bom encanador e eletricista
- Ter telefones de emergência sempre por perto (polícia, bombeiro, ambulância, táxi)
- Ter um recipiente onde guardar água potável para evitar surpresas desagradáveis quando a companhia de abastecimento fizer reparos sem avisar previamente
- Evitar estocar alimentos perecíveis em grandes quantidades para evitar estragos
- Ter uma lista de prioridades de compras e metas.

Ligações externas:
O que ninguém conta sobre morar sozinho
Você está pronto para morar sozinho?

7 comentários:

  1. Eu amo morar sozinha, não é o que acontece atualmente, mas foi o que aconteceu por mais de 10 anos! Tive amigos que não aguentaram um mês! Se sonhavam em ter uma festa por dia no ap, descobriram que isso quer dizer geladeira vazia e muita sujeira pra limpar quando todo mundo vai embora...rss Descobriram que chuveiro funcionando, a chama do fogão e roupa limpa não são obras do divino..rss, é eletrecista, conta de luz, pagamento da conta do gás, lembrar de lavar roupa suja, na lavanderia da esquina, na máquina de lavar ou com as próprias mãozinhas...rss Acima de tudo é preciso muita disciplina, ou até adquirí-la é o cáos.
    Bom te ver de volta..

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, morar sozinho exige uma mão de obra e tanto! Gente preguiçosa e relaxada sofre muito, principalmente para se adaptar aos novo estilo de vida.

      Brigadão pela participação!

      Beijos

      Excluir
  2. Engraçado que todas as vezes que morei sozinho eu não tinha de fato uma casa onde morar - morava no trabalho. Nesses anos a tarefa principal era arranjar dinheiro pra pagar quem lavasse e passasse as roupas e fizesse comida. Exceto uma vez, durante alguns meses, tive que me virar sozinho numa casa sem mobília depois de uma separação não tão amigável.

    Como sou bagunceiro por natureza (costumo dizer que é uma bagunça organizada, pois sempre acho o que procuro, só depende do ponto de vista...rss), as primeiras semanas foram de caos, mas depois as tarefas se organizaram e deu pra sobreviver legal.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, além da bagunça do local, tem o problema da bagunça de tarefas! rs) A minha sorte é que o meu cérebro só funciona quando estou imerso em pouco de caos. Bagunça demais não gera produtividade, mas sem bagunça também não há santo que aguente.

      Abraço.

      Excluir
  3. Ah, e esqueci de deixar claro no texto que morar sozinho é cerca de 10% de aquisição e 90% de manutenção! A gente cuida muito mais da manutenção do que de adquirir novos bens.
    Quem não gosta de cuidar da casa, vai sofrer quando for morar sozinho!

    ResponderExcluir
  4. Essa matemática não serve prum amigo meu, que comprava copos, pratos e talheres descartáveis pra não ter o trabalho de lavar...rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita diacho, esse seu amigo aí devia ter 'manutençãofobia' kkk!

      Valeu, eudyrj. Abraços.

      Excluir