quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ser criança em 1990


1990 - Esse ano foi um verdadeiro pesadelo para os brasileiros. O ano começou com o recém assumido presidente Fernando Collor confiscando a poupança de todos os brasileiros. Para piorar, neste mesmo ano, o Brasil estava afundado numa hiperinflação de mais de 1.600% ao ano - fato que causou muito tumulto no dia-a-dia de todos nós. E como se não bastasse tudo isso, ainda tivemos duas moedas fracassadas: o Cruzado Novo e o Cruzeiro (esse último se arrastou até 1994, com a chegada do Plano Real).

Inflação em 1990

Bom, mas nem tudo foram espinhos nesse complicado ano de 1990, pois apesar de ter sido catastrófico economicamente falando, esse ano foi marcante na vida de um grupo de brasileiros que viveu um dos momentos mais inesquecíveis de suas vidas: as crianças! Quem foi criança no ano de 1990 presenciou muita coisa bacana, pois tivemos aqui o auge da programação infantil na TV, o auge da música infantil, o auge dos brinquedos e muitas outras coisas bacanas para contar. Era bom demais ser criança naquela época, porque tudo era voltado para as crianças. E quer saber de uma coisa: acho que apenas no ano de 1990 aconteceram mais coisas legais do que em muitos anos juntos, pelo menos para mim. Vou contar mais:

Esconde-esconde: nostalgia do século passado

Brinquedos
Para começo de conversa, os computadores praticamente inexistiam nos lares brasileiros nessa época, e a internet, então, nem se fala. E o que sobrava para as crianças se divertirem? Bonecas, Autoramas, Ferroramas, Playmobil, bambolês, Comandos em Ação, Barbies, jogos de tabuleiro e uma infinidade de outros brinquedos inesquecíveis que só a geração pré-século XXI conheceu. Isso sem falar nos videogames, pois nessa época tínhamos o Atari, o Master System, o NES, o recém chegado Mega Drive e o inesquecível Phantom System. Eu comecei a gostar de videogames jogando clássicos do Phantom System como Super Mario Bros., GhostBusters, Pac-Man, Stealth, Rad Racer, entre outros.
Sem falar que nessa época tínhamos parques de diversões, pracinhas com brinquedos, zoológicos e parques aquáticos sempre lotados com crianças se divertindo e fazendo amizades. Era uma delícia ser criança naquela época, viu? (pausa para 'nostalgiar' um pouco).


Música
Diferentemente de hoje em dia, nessa época tínhamos músicas produzidas especialmente para as crianças. Que criança daquela época não abria um belo sorriso ao cantarolar as canções do Balão Mágico, do Trem da Alegria ou da Xuxa?
E mesmo as músicas que não eram voltadas para o público infantil também faziam sucesso na voz da molecada, como os clássicos teens Angélica (Vou de Táxi), Menudos e Grupo Dominó. E outras canções que eu adorava ouvir e cantar, como Dançando Lambada (Kaoma), Preta (Beto Barbosa), Me Chama que Eu Vou (Sidney Magal) ou Haja Amor (Luís Caldas). Sem falar nos clássicos internacionais como Enjoy the Silence (Depeche Mode), It Must Have Been Love (Roxette), Freedom (George Michael) e The Power (Snap).


Televisão
Uma das coisas mais marcantes para quem foi criança em 1990 com certeza foi a televisão. Naquela época, diferentemente de hoje em dia, existia um horário na programação exclusivo para as crianças. Das 8h até às 12h era somente programação infantil.
E algumas das coisas marcantes que passaram na tevê em 1990 foram:
Desenhos:
Nossa Turma, Kissyfur, Ursinhos Gummi, Cavalo de Fogo, Thundercats, He-Man, She-Ra, Caverna do Dragão, Peter Pan, Duck Tales.
Programas infantis:
Clube da Criança, Xou da Xuxa, Rá-Tim-Bum.
Programas inesquecíveis:
TV Pirata, Escolinha do Professor Raimundo, Olimpíadas do Faustão, Pegadinhas do Faustão, Cinema em Casa.
Tokusatsus:
Jaspion, Changeman, Jiban, Jiraiya, Flashman.
Novelas:
Tieta do Agreste, Rainha da Sucata, Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão.
Filmes e séries:
MacGyver; Alf; Ghost - do Outro Lado da Vida; Rocky V; De Volta para o Futuro 3; Edward - Mãos de Tesoura; Uma Linda Mulher; As Tartarugas Ninja; Robocop 2.

Para mim, a rotina televisa era a seguinte nessa época: de manhã eu assistia aos desenhos, de tarde assistia os tokusatsus e pela noite eram as novelas. A minha vida, de certa maneira, girava em torno da tevê, por isso ela ter recebido tanta relevância nessa época.


Lanches
Imagine você ser criança numa época repleta de docerias, confeitarias, brinquedos feitos de chocolate e jujubas multicoloridas... E no meio disso tudo tinha também o algodão doce, a pipoca, o amendoim, os biscoitos coloridos de leite, a Cremogema, o Milk-Shake, o sorvete, o picolé, os salgadinhos, os refrigerantes, os achocolatados, as guloseimas, as balas, o Pirocóptero, os bombons, os chicletes com figurinhas... Sorte minha que eu não era diabético, viu?


Esportes
Está certo que o Brasil deu vexame na Copa do Mundo da Itália de 1990 (perdendo nas oitavas para a Argentina), mas o evento por si foi marcante. Numa época em que o país estava enfrentando uma forte turbulência econômica, nada como um evento esportivo de grande porte para nos distrair um pouco. E com a vitória da Alemanha sobre a Argentina na final, os brasileiros lavaram a alma (vingancinhas à parte, hehe). Mas o melhor de tudo neste ano foi o bicampeonato de F1 do piloto Ayrton Senna. O meu sentimento de brasileirismo ia a mil quando Senna colocava a bandeira nacional para fora do carro com aquela música tema da vitória do Roupa Nova.


Fatos pessoais
Como já ressaltei em outro post, a infância foi a melhor época da minha vida - e o ano de 1990 foi o auge da minha infância. Isso por várias razões, como:

  • Foi no ano de 1990 que eu me alfabetizei e finalmente pude realizar um sonho antigo: criar quadrinhos! O meu primeiro quadrinho com textos foi de um personagem chamado Noventinha, que era um nove com braços e pernas criado em homenagem à década de 90 que estava começando. 
  • Nesse ano eu contava com dois dos meus cachorros mais queridos - ET e Cinzo - dois vira-latas que se tornaram uma lenda até hoje. 
  • Tinha a granja da minha avó onde eu costumava brincar de explorador e levava os meus Comandos em Ação para brincar no meio da 'selva'. 
  • Tive a festa de aniversário dos meus sete anos que foi inesquecível. Vale salientar que festas para crianças de classe média naquela época eram verdadeiros eventos. 
  • As casas de praia que conheci no litoral pernambucano (Catuama, Porto de Galinhas, Maria Farinha) protagonizaram momentos inesquecíveis para mim.
  • Bati um recorde pessoal: o dia que mais comi na história da minha infância. Quem já foi a um rodízio de carne no restaurante Spettus, do Recife, sabe que é fácil, fácil, comer até explodir!


Qualquer ano seria inesquecível numa praia dessa

Outros fatos importantes em 1990
O telescópio Hubble foi lançado em abril 1990
Ano Internacional da Alfabetização (ONU)
Criado o Estatuto da Criança e do Adolescente

Leia mais neste blog sobre:
Brinquedos dos anos 80 e 90
Programas infantis dos anos 80 e 90
Comidas que marcaram a minha infância

5 comentários:

  1. Deliciosas as lembranças da infância. A minha foi em outra época: Anos 70.

    Fora as alegrias das descobertas, todo resto foi diferente.

    Fui embalado pelas músicas da Arca de Noé, do Vinícius - que vinham naqueles disquinhos coloridos, junto com o "libreto" de poemas.

    Meus brinquedos eram a maioria de montar, como Forte Apache, um da Hering com milhares de pecinhas (com as quais montei absolutamente tudo que me veio à cabeça, menos o carro de bombeiros cuja foto vinha na caixa...rss), e aqueles bloquinhos, se não me engano, suiços, e meus 4 playmobil, além do Falcon, claro.

    Um dos melhores brinquedos que ganhei nem era um brinquedo, o mini-laboratório Êxitus, figura central no meu interesse pela ciência que mantive pela vida inteira.

    Lia muito; cheguei a ter quase todos os livros da Série Vaga-Lume.

    Os desenhos que mais gostava eram Batfino, Jonhnny Quest, a Arca do Zé Colméia e outros que não recordo agora, além deles tinham dois excelentes, de animação de bonecos, o Thunderbirds e o antológico Vila Sésamo - este apresentado pela Paula Saldanha (ainda mocinha).

    Na televisão eu curtia Shazam, Xerife & Companhia e amava de paixão o Sítio do Pica-Pau Amarelo, cujas primeiras temporadas acompanhei desde o primeiro episódio (até que trocaram o Pedrinho e a Narizinho, pela qual eu era apaixonado).

    Meus lanches eram simples: Adorava quando minha avó me chamava da bola pra tomar o caldo do arroz pela manhã; e de tarde pra comer pão quentinho com maionese e suco de cajú. Quando era eu que ia comprar o pão da tarde, tinham que comprar 2, pois um eu vinha roendo desde a taberna ou metendo até o braço dentro, pra tirar o miolo, que eu adorava (moleque só vive brocado...rss), fora aquelas rodelas de chocolate Alpino que meu Pai comprava MUITO de vez em quando, comi pouquíssimas guloseimas industrializadas, talvez por isso fui magro a vida inteira; só a uns tres anos minhas costelas deixaram de aparecer...kkkkk

    Brincava de pião, de garrafão, de todos os tipos imagináveis de pique (aqui a meninada chama(va) de "Pira"), além de bandeirinha.

    De manhã eu estudava, à tarde ia jogar bola no campinho, depois andar de bicicleta até a noite, então jogavamos War ou Futebol de botão (tinhamos campeonato). Eu parava pouco em casa. Olho com tristeza a meninada de hoje ficando obesa e egoísta, comendo porcarias e jogando vídeo-games o dia inteiro na frente da televisão ou nos computadores...Um desperdício de vida.

    As gerações são diferentes mas - como disse o Ziraldo - as crianças nunca mudam, o que muda é o que fazemos delas, e os estímulos que lhes oferecemos para serem pessoas adultas melhores no futuro.

    Abraço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, achei muito bacana as histórias da sua infância. Inclusive, tive alguns desses brinquedos que você citou, como o Forte Apache, o Falcon, os bloquinhos suíços e uma versão pobre do mini-laboratório Exitus. Já os Thunderbirds, o Vila Sésamo e o Sítio do Pica Pau Amarelo, apesar de não terem sido da minha geração, confesso que provavelmente eu ia adorar assistir se fosse criança.

      Futuramente, pretendo abordar as brincadeiras que tive nos meus tempos de criança, como Polícia e Ladrão, Pega-pega, queimado (dodgeball), etc.
      A minha sorte foi ter nascido entre os anos 70 e 90, pois peguei o que tinha de melhor dessas duas épocas.

      E, realmente, é triste ver a garotada sedentária comendo frituras na frente do PC... Mas cada época tem o seu encanto.

      Valeu pela participação, eudyrj.

      Abraço.

      Excluir
  2. Nessa época, brincadeira de criança era coisa séria...rss

    http://www.youtube.com/watch?v=JuB6eTgjMUY

    Aqui o Sítio, com a bela Reny de Oliveira, a primeira Emília...Veja o texto primoroso!

    http://www.youtube.com/watch?v=xmzXhFrAwos

    ResponderExcluir
  3. PS:

    Vovó dizia que Jabuticaba só é boa quando comida no pé...rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana os links, cara, principalmente esse do Sítio. Eu lamento que hoje em dia a programação infantil praticamente tenha sumido da tevê brasileira. Tempos bons aqueles...

      Ah, e com certeza, jabuticaba só é boa quando comida do pé! rs

      Valeu.

      Excluir