sábado, 8 de setembro de 2012

Mais defeitos do corpo humano


Como eu havia prometido, aqui segue mais uma postagem expondo os intermináveis defeitos do corpo humano. Para quem não viu o primeiro post sobre esse assunto, o link está bem aqui.
Pois bem, contrariando a teleologia, que coloca que tudo no universo tem uma função, e contrariando também o design inteligente, vou mostrar uma lista com defeitos inéditos do corpo humano.

Lubrificação ocular
Pisque um olho de cada vez
Para que os nossos olhos não ressequem, precisamos piscá-los regularmente. Uma piscada de olho dura de 290 a 750 milissegundos (ou seja, de 1/3 a 3/4 de segundo). E nós piscamos, em média, de 6 a 12 vezes por minuto (1 vez em cada 5 a 10 segundos). Se fizermos as contas, nós piscamos, em média, durante cerca 32 minutos por dia quando acordados. Uma pessoa que tenha vivido 73 anos (expectativa média de vida no Brasil) terá perdido 1 ano e sete meses da sua vida apenas piscando os olhos. Levando em consideração que ao piscarmos os olhos nós não estamos enxergando por estarmos com eles fechados, então perdemos nada menos que 8 dias por ano sem ter visto nada.
Pode parecer besteira, mas durante uma simples piscada de olho, um automóvel a 60 km/h percorre 5,55 m - o que pode ser fatal. Portanto, o nosso olho deveria autolubrificar-se sem precisar da piscada.
Solução:
Implantar olhos biônicos ou piscar um olho de cada vez.


Nem água apaga esse fogo
Acidez estomacal (azia)
O refluxo do suco gástrico para dentro do esôfago costuma ocorrer por alguma disfunção natural do próprio organismo. Porém, esse problema é tão comum que é praticamente impossível encontrar um ser humano que nunca tenha sofrido com esse desconforto pelo menos uma vez na vida. Além de não servir para nada, a azia só mostra o quão ineficaz é o nosso trato digestivo, causando queimação inútil, dor na garganta e problemas no sono.
Solução:
Implantar um esôfago de aço ou ser um eterno escravo de antiácidos.


Peristaltismo involuntário
Vai um Imosec aí?
Os movimentos involuntários dos nossos intestinos deveriam ter um modo de operação 'semiautomático', como é o caso dos nossos músculos intercostais e do diafragma, que controlam a nossa respiração também de acordo com a nossa vontade. Se pudéssemos controlar o nosso peristaltismo, reduziríamos problemas como diarreias e constipações.
Solução:
Fazer uma colostomia permanente ou ser um eterno escravo das fibras alimentares.

Nem doeu
Descontrole da dor
Sei que muitos anestesistas hão de discordar de mim nesse aspecto, mas pense bem: já imaginou que maravilhoso seria se pudéssemos controlar conscientemente as nossas dores físicas? Sentir dor é um reflexo natural e necessário para manter a nossa integridade física, mas anestesiá-la apenas com a força da vontade nos pouparia de muitas dores inúteis e prolongadas. Se você já fez alguma tatuagem, cirurgia ou sofreu queimaduras, deve entender do que eu estou falando.
Solução:
Contrabandear morfina ou sofrer uma overdose de analgésicos.


Adeus medo do escuro!
Cegueira noturna
Os seres humanos possuem uma dependência horrorosa da luz para que possam enxergar. Seria de grande utilidade para todos nós que pudéssemos enxergar no escuro tão bem quanto enxergamos durante o dia. A visão noturna baseada no calor dos objetos seria o ideal.
Solução:
Usar lentes de contato fosforescentes ou óculos infravermelhos depois do pôr do Sol.


Visão limitada
Temos um ângulo de visão de apenas 180 graus e, para piorar, a nossa visão periférica não é lá grande coisa. As aves, por exemplo, por possuírem um olho em cada lado da cabeça, têm uma visão muito mais panorâmica e rica em detalhes que a nossa.
Solução:
Desenvolver um sexto sentido para 'enxergar' os objetos sem vê-los.

Aí já é covardia, né, dona águia?


Fragilidade óssea
Se fossem mais resistentes...
Existem diversas doenças que fragilizam os ossos, mas não é com elas que estou preocupado. O problema aqui são os ossos "saudáveis" de um indivíduo adulto. O esqueleto humano possui algumas partes que são absolutamente vulneráveis, seja pela baixa resistência ou pela sua localização, tais como os metacarpos (dedos), o rádio (braços), o perônio (pernas), a clavícula (ombros) ou o próprio crânio - sem falar na famigerada fratura escafoide: provavelmente a fratura mais comum de todas.
Os nossos ossos deveriam ser feitos de algum metal leve e resistente, como o titânio, por exemplo, para reduzir a facilidade de lesões e fraturas. Os nossos ossos podem até ser leves, mas poderiam ser muito mais resistentes.
Solução:
Plagiar o Wolverine e revestir os ossos com adamantium.


Ai que inveja...
Ausência de armas naturais
Não temos garras afiadas, nossos dentes mal cortam a carne crua, não soltamos veneno, não temos uma cauda para golpear, não damos choque, nossas patadas são ridículas, não voamos, não temos chifres (exceto os mal-amados), enfim: somos uns fracotes. Se não fosse pela nossa habilidade em desenvolver armas artificiais, nem teríamos sobrevivido ao paleolítico. E essa ausência de armas faz bastante falta para uma briga, para nos defendermos de animais perigosos ou mesmo para impor respeito aos rivais.
Solução:
Plagiar o Wolverine outra vez implantando garras afiadas nos punhos.


Muita função para pouco buraco
O mesmo buraco para tudo
Nós usamos a faringe (mais especificamente a orofaringe) para respirar, falar e engolir. Ou seja: são três funções para um só buraco. O resultado disso são engasgamentos, afogamentos e mortes por asfixia da forma mais ridícula possível (lembra daquela história do velhinho que morreu entalado tomando uma sopa de ervilhas?).
Solução:
Usar uma sonda para respirar e a outra para engolir.


Pescar no esgoto é dez!
Playground no esgoto
Responda-me: que arquiteto colocaria a área de lazer do lado do esgoto? Ou pior ainda: que arquiteto projetaria a área de lazer dividindo o mesmo espaço com o esgoto? Pois é exatamente isso que ocorre com os nossos órgãos genitais e excretores: eles vivem juntinhos num casamento forçado. E quais as consequências disso? Cistites, mau cheiro, infecções e invasões não autorizadas.
Solução:
Institucionalizar um apartheid funcional entre as partes envolvidas.


Pênis
Adivinha para que serve isso
Por favor, não me xinguem de feminista e nem de lésbica pelo que eu vou dizer aqui (até porque eu sou homem), mas permita-me fazer duas perguntinhas: Por que será que mais de 70% das mulheres não sente orgasmo na penetração? E porque muitas delas precisam usar técnicas individuais para atingir o clímax?
Adivinhou a resposta? Sim, porque o pênis sozinho não é suficiente para levar uma mulher ao delírio. Daí que o sexo precisa ir muito além da penetração para ser satisfatório para as mulheres e, não raro, alguns acessórios tornam-se necessários para estimular outras regiões altamente erógenas.
Solução:
Reveja os seus conceitos.


Isso aqui dispensa comentários
Resíduos de dejetos
Bom esse aqui é para fechar com chave de bost... digo: de ouro. Você já se perguntou por que precisamos usar papel higiênico? Pois é, alguém se esqueceu de por um limpador automático perto dos nossos orifícios excretores. Diferentemente da grande maioria dos animais, nós precisamos apelar para um papel enrolado ou para um chuveirinho básico para evitar assaduras e manter a higiene lá dos países baixos.
Solução:
Bem, se o(a) querido(a) leitor(a) tiver uma ideia bacana, por favor, poste nos comentários.

Por hoje, chega.

2 comentários:

  1. Eu tive uma colega de trabalho (boazuda) que se defendia com o rabo, apelidei de "jacarezinha"...Ela também expelia veneno pela boca...rss

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rarará! Essa aí realmente é uma exceção à regra.

      Valeu, abraço.

      Excluir