domingo, 24 de novembro de 2013

A social democracia e os partidos políticos


pós rever e analisar mais detalhadamente as minhas convicções políticas, econômicas e sociais, eu descobri que eu sou um social democrata. Ou seja: eu sou a favor de um sistema político que faça uma reforma gradual do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário e menos "selvagem". Para isso, é necessária uma intervenção firme do Estado para reformar o capitalismo democraticamente de forma que diminua ou elimine as injustiças sociais.
Daí que me lembrei que há um partido político muito conhecido no Brasil chamado de Partido da Social Democracia Brasileira, mais conhecido por PSDB. E aí que alguém deve estar pensando algo do tipo em relação a mim a essa altura: "A-ah! Esse cara é um tucano!". E a minha resposta é: nananinanão, negativo! O PSDB, apesar desse nome 'fofinho', de social democrata não tem nada. A social democracia do PSDB é apenas uma propaganda enganosa, uma fachada ideológica limitada à sigla. O PSDB, ao que pude constatar, é um partido elitista, burguês, neoliberal, mefistofélico (no sentido de que se vendeu ao poder) e que governa em causa própria. Ou seja, os tucanos são lobos em peles de cordeiro, pois fingem ser de esquerda, mas agem como direita. Como disse o teórico social Roberto Mangabeira Unger, a "social democracia" do PSDB é o neoliberalismo menos 10%.

Bah, tucanos...

O partido brasileiro que, ao meu ver, mais se aproxima da social democracia é o PT. Eu sei que o PT praticamente abandonou as suas bases sindicais, que está pendendo cada vez mais à direita e que é uma marionete dos 'mandantes do sistema' (megaempresários, banqueiros, grileiros, especuladores mobiliários, especuladores de mercado, etc) – mas esse partido, apesar disso, ainda é a melhor opção, pelo menos para mim. Um partido que implementou programas como o ProUni, o Bolsa Família, o Mais Médicos e o Minha Casa Minha Vida tem muito mais afinidades com os meus ideais políticos do que outro que foi responsável por crises energéticas, por aumentos ridículos do salário mínimo, que recorreu inúmeras vezes ao FMI e que tem um verdadeiro fetiche por privatizações. Além disso, depois de várias derrotas seguidas na tentativa de tomar a presidência, o PSDB perdeu o moral e está caminhando gradualmente para o fundo do poço. Apesar da minha maior identificação com o PT, eu não sou militante partidário e nem o defendo com unhas e dentes. Afinal, todos os grandes partidos são financiados por empreiteiras que exigem alguns "favores políticos" em caso de vitória nas urnas. Ou você acha que todo o dinheiro usado para financiar as campanhas eleitorais vem apenas dos cofres dos partidos? 

Todos os partidos são reféns de algo maior

Já o PMDB é a velha planície que hora pende para direita, hora pende para esquerda (é a famosa bosta n'água). Para quem não sabe, o PMDB é o sucessor do MDB: partido que fazia uma pseudo oposição a ARENA durante a Ditadura Militar. Protegidos por trás de um centrismo esquisito, o PMDB tem o mesmo problema do PSDB: governa em causa própria. A aliança forçada entre o PT e o PMDB nunca me cheirou muito bem, na verdade, ela mostra apenas como a política serve para ludibriar os mais incautos.
Quanto ao DEM, antigo Partido da Frente Liberal, a própria legenda já diz o que os seus membros são: liberais. E defender o liberalismo econômico num país com tantas desigualdades como o nosso é o mesmo que dar um tiro no próprio pé.
Quanto aos demais partidos políticos, eu não dou crédito a nenhum. Apesar de simpatizar ideologicamente com um ou outro de esquerda, como o PSOL, por exemplo, eu não coloco a mão no fogo por nenhum deles.

3 comentários:

  1. O PT deixou de ter seu elemento mais básico para caracterizar o partido como social-democrata após a saída do Lula, que impulsionou diversos projetos sociais visado á criação de uma rede de proteção e apoio á população de classes mais baixas. O que a Dilma fez? O que ela criou ou desenvolveu? O governo atual apenas serviu para multiplicar os recursos financeiros de milionários, como você mesmo mencionou no texto, mas ainda sim, é a opção menos pior.
    Uma opção na qual confio mas ao mesmo tempo desconfio é o PSOL, que ainda não teve oportunidades de se estabelecer no poder para comprovar sua credibilidade. Acho que tem poucas chances de ganhar, mas sem dúvida o apoiarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente, tenho pensado seriamente em dar uma chance ao PSOL, porque o PT tem forçado demais a barra nos útlimos anos. Vamos ver no que vai dar.

      Excluir
    2. mas o psol é muito ambiguo e aceita qualquer um inclusive traidores como heloisa helena

      Excluir