sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Brasil leva outro 7 a 1, desta vez para Cuba


É engraçado como algumas pessoas são totalmente alienadas não apenas com relação à realidade de outros países, mas também com a do próprio país. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Cuba está a sete posições de diferença acima do Brasil no IDH. Cuba ocupa atualmente a 67º posição, enquanto o Brasil está na 75º. Se fôssemos comparar a riqueza do Brasil e de Cuba proporcionalmente – e tomando como referência o PIB per capita – o Brasil deveria estar muito acima de Cuba, mas não é isso que acontece. Como se não bastasse, o Brasil está atrás até da Venezuela que é tratada como um inferno na Terra pela nossa direita inculta e atrasada.

Para tirar a prova, olhe os dois gráficos abaixo e compare Cuba com o Brasil. O primeiro é uma ilustração do desempenho cubano em áreas que formam o IDH. O círculo é o desempenho esperado em função do PIB per capita. Fora do círculo desempenhos superiores aos esperados. Dentro, menores. O segundo gráfico é o desempenho do Brasil. Repare bem nos assassinatos e a desigualdade de renda onde estão (clique para ampliá-los):

IDH cubano

IDH brasileiro


O Brasil só supera Cuba em erosão da Terra. Ou seja: Cuba dá uma cacetada no Brasil muito maior que aquele humilhante 7 a 1 da Copa do Mundo. Enquanto os nossos reaças estão aí preocupados com Cuba e Venezuela, eu estou preocupado com a destruição neoliberal promovida por Michel Temer e por essa oligarquia predatória que o apoia.
O meu amado Brasil não merecia isso.

Podem comemorar, crianças, vocês venceram de goleada!

Um comentário: