quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Por que a direita cresceu tanto no país?


Muitas pessoas se questionam como um sujeito tão simplista como Jair Bolsonaro pode estar recebendo tantas intenções de voto num país profundamente desigual como o Brasil. E eu respondo direito: porque Bolsonaro traz em seu discurso tudo aquilo que o povo quer ouvir: soluções fáceis para problemas complexos. E, sim, esse discurso é extremamente atraente em um país onde a esquerda se omite e briga consigo mesma ao invés de se unir para alcançar um ideal em comum: a justiça social para todos.


Hoje, os principais problemas que assolam o país são, primeiro, o desemprego, que deixa as pessoas em situação desesperadora por falta de renda. Segundo, a violência, que têm tirado as vidas dos nossos entes queridos e nos colocado como reféns do medo. A violência, inclusive, dá a sensação de que os bandidos podem mais que as pessoas honestas, levando a crer que o crime compensa. E terceiro, a corrupção, porque o cidadão que sofre para pagar seus impostos em dia vê o seu dinheiro sendo usado para benefício pessoal de uma cambada de corruptos. Ou seja, em uma sociedade lotada de pessoas assustadas, desempregadas e indignadas, o que resta é apoiar candidatos que trazem soluções mágicas. Há um messianismo impregnado no inconsciente coletivo de que há um salvador da pátria que irá nos livrar de todos esses problemas. E como a maior parte da sociedade é conservadora e possui valores alicerçados no status quo do sistema vigente, que é o capitalismo, o que resta no momento são os candidatos de direita. Bolsonaro surge como uma materialização dessa insatisfação popular. Quando Bolsonaro faz discursos duros contra os bandidos, quando ele bate no peito para dizer que é honesto, quando ele se posiciona contra o "politicamente correto" e quando ele reafirma valores que imperam no Brasil desde os tempos coloniais, há a identificação quase instantânea de boa parte do eleitorado com ele.
O grosso da população não está interessado em socialismo, ou em revoluções, ou mesmo em soluções certeiras de longo prazo apresentadas pela esquerda. O que o grosso da população quer são soluções imediatas que, apesar de serem demagógicas e inócuas, seduzem muita gente. As pessoas querem alívio imediato, mesmo que este não resolva os nossos problemas permanentemente ou que os agrave ainda mais no futuro.

Sim, ele pode ser presidente

O que a esquerda precisa entender é que enquanto não forem apresentadas para a população soluções convincentes com relação aos problemas do desemprego, da violência e da corrupção, a direita irá continuar a ter uma fatia generosa dos votos. A esquerda precisa resgatar a ideia do sonho do empreendimento, do aumento do poder de compra das classes mais baixas e ter a audácia de se reinventar para ter a maioria da população representada no poder legislativo. A direita só cresce quando a esquerda cede espaço no campo político e ideológico.

Será que é realmente disso que nós precisamos?

5 comentários:

  1. Sera que as pessoas não vem, que mesmo bolsonaro propondo soluções faceis, ele também fala discursos de ódio contra minorias culturais e religiosas, é machista, xenófobo, homofóbico, entreguista e que até mesmo já disse que se vira-se presidente fecharia o congresso e aplicaria um golpe de sendo, sendo que criticou outros regimes (como a Ditadura Militar e a Ditadura de Pinochet) dizendo que eles deveriam ter matado mais. Sério mesmo que uma pessoa com um pouco de senso político votaria nele, mesmo vendo que é um candidato que ameaça até mesmo outras partes do próprio espectro político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ponto é importantíssimo. É preciso que o eleitor não fascista de Bolsonaro preste atenção nesses extremismos defendidos por ele antes de decidir o seu voto. Bolsonaro não é apenas despreparado: é uma ameaça a todos os grupos oprimidos que lutam por direitos e liberdade.

      Excluir
    2. 1) Foda-se,
      Seu otario graças a Deus que o jair bolsonaro é machista imagina se ele fosse feministo???

      2) Agora sobre homofobia ele não é totalmente a favor de certas práticas tipo casamento gay por questões religiosas mas ele tem o apoio de muitos gays tipo eu que vai votar nele

      3) dizem que o mito fascista é racista mas quando um branco é discriminado ninguém fala nada né?
      E adivinha???
      Vai ter muito negro tipo eu que vai votar nele e agora o que você me diz???

      4) Agora sobre a ditadura militar que o bolsonaro defende não chega nem perto da ditadura comunista essa ditadura comunista
      Já matou milhões muito mais que a ditadura do Brasil

      5) bolsonaro está certo deveria ter matado muito mais.

      Excluir
    3. 1) Você disse que o bolsonaro é despreparado???
      Será mesmo???
      Ou é só medo dele???

      2) Foda-se essas tais minorias que na minha opinião não merece nem a vida que Deus deu um bando de vagabundos que passa a vida toda se fazendo de vítima
      Essas minorias não querem direitos elas querem é privilégios isso sim
      Raça nojenta.

      Excluir
    4. Parabéns, Machinazista, o seu comentário está entre os mais idiotas escritos na história deste blog. Imagino que isso deva ser um orgulho enorme para você.

      Excluir