quinta-feira, 3 de maio de 2018

Barroso: o lobo em pele de cordeiro


Que o STF é formado por um bando de ministros acovardados, imorais e oportunistas, isso ninguém tem dúvida. Mas entre todos os onze juízes da nossa suprema corte, o pior e mais perigoso de todos é o ministro Luis Roberto Barroso. Narcisista, demagogo e dissimulado, Barroso usa uma máscara progressista para disfarçar o seu monstro interior que despertou quando ele foi possuído por um moralismo punitivista digno dos inquisidores do Santo Ofício. O ministro Barroso, assim como todos os outros indicados pelo PT, não passa de uma marionete togada da Globo. Aliás, o mais curioso do STF é isso: os juízes mais legalistas da nossa suprema corte, excetuando o jardineiro paraguaio, não foram indicados pelo PT. Se um dia a esquerda voltar ao poder, vai precisar aprender a nomear direito ministros para o STF, mas enfim. O fato é que o ministro Barroso consegue ganhar holofotes mesmo sendo o hipócrita e moralista de fachada que é.
Para dar sustentação ao meu ponto de vista, vou deixar a seguir um trecho de uma matéria do blog O Cafezinho (escrito por Miguel do Rosário) que descreve com uma exatidão impressionante sobre quem é o ministro Barroso. O artigo se referia a uma palestra que o ministro deu em um centro acadêmico nos EUA ao lado de figuras abjetas do judiciário como Marcelo Bretas e Sérgio Moro. Concordo com gênero, número e grau com tudo que Miguel do Rosário descreveu sobre o ministro:


Por fim, lá estava o papai Luis Roberto Barroso, o demagogo mais cínico da história da magistratura brasileira! Enquanto protege os ricos, os rentistas, os barões da mídia, Barroso faz o jogo sórdido do populismo penal, que é lavar as mãos para o avanço do golpe judicial sobre a democracia brasileira, usando um discurso do punitivismo fascistóide, que agrada o populacho manipulado pela mídia.

A filha de Barroso é uma das lideranças do centro acadêmico que organizou o seminário.

Barroso é uma figura. Num dia, defende a redução do direito ao habeas corpus e aos recursos antiprisionais, dizendo que o STF não aguenta tanto trabalho. Daí viaja, em plena segunda-feira, para o centésimo seminário de que participa, dessa vez para um organizado pelo centro acadêmico onde sua filha atua. Há pouco, Barroso foi flagrado recebendo quase R$ 50 mil por uma hora de palestra em Rondônia, pagos pelos contribuintes do estado, via TCE. Confrontado pela imprensa, negou. Mas era mentirinha… de Barroso. Não só o pixuleco foi confirmado em documento oficial do TCE, publicado no Diário Oficial do estado, como se descobriu que, em 2017, ele recebeu a mesma quantia pela mesma hora de seminário.

Em sua palestra no centro acadêmico de Harvard, Barroso dedicou-se às suas especialidades como palestrante: falar mal do Brasil e repetir clichês idiotas. Dentre suas sacadas geniais, está a frase que repete qual papagaio: “não dá para não ter vergonha do Brasil”. Frase melancólica, cuja repercussão irônica o ministro não parece perceber: sim, Barroso, dá vergonha ser de um país que tem um ministro do STF como você!

Barroso é mais um moralista sem moral, um eunuco servil ao golpe, um lacaio da Globo (e do imperialismo, embora talvez ele nem se aperceba disso). Membro destacado do regime de exceção e mandarim imperial, leva uma vida sossegada, sem trabalhar, dando seminários em centros acadêmicos e instituições estatais de estados pobres, enquanto Lula, vítima de sua demagogia fascista, mofa numa cadeia em Curitiba.

2 comentários:

  1. "os juízes mais legalistas da nossa suprema corte, excetuando o jardineiro paraguaio, não foram indicados pelo PT"

    "não foram indicados pelo PT"??? Oi?

    Alô, sentido, vc está aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu me lembre, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Celso de Mello não foram indicados pelo PT. E apesar de não serem legalistas do ponto de vista técnico, foram os únicos que tiveram peito para discordar do punitivismo lavajateiro.

      Excluir