quarta-feira, 23 de maio de 2018

GTA 5 em mais uma crítica ao capitalismo


Em outro post sobre o GTA 5, eu destaquei uma crítica social do jogo à desigualdade econômica dos EUA. E num dia desses, enquanto eu tentava escalar o Monte Chiliad, me deparei com um grupo de npcs alojados num acampamento nas proximidades da montanha que traziam diversas faixas anticapitalistas. Algumas frases foram emblemáticas, tais como: "Capitalismo é crise", "Outro mundo é possível" e até a célebre de Chavez: "A Revolução não será televisionada" (clique na imagem lá de cima e ative o zoom para ler). Enfim, a Rockstar não perde tempo em mostrar que o capitalismo não é um sistema tão maravilhoso quanto muitos pensam.


Alguns tontos podem alegar: "Ah, mas o GTA é um jogo capitalista. Comunista nunca fez videogame nenhum. Se você joga videogames, você tem que respeitar o capitalismo por estar usufruindo de uma tecnologia que ele criou". O problema de quem usa esse argumento é que não existe apenas capitalismo e socialismo como meios de produção. Isso é uma falsa dicotomia. Por que não podemos pensar em outros sistemas melhores que esses dois? São tantas possibilidades: Projeto Vênus, cooperativismo, anarquismo, sistemas mistos e qualquer outro que você puder elaborar. O que não podemos é continuar a fazer vassalagem aos senhores do mundo, porque é a eles que o capitalismo realmente interessa.

4 comentários:

  1. Oque vc acha de Stalin e Trotsky?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stalin foi um herói sanguinário que nos salvou do nazismo. Já Trotsky foi o maior chefe de Estado que a URSS poderia ter e jamais teve.

      Excluir
    2. se Trotsky tivesse vencido como estaria o mundo

      Excluir