sexta-feira, 4 de maio de 2018

Como a Inglaterra combateu o fascismo


Algumas pessoas me perguntam como podemos evitar o avanço do fascismo no Brasil. E a melhor resposta que eu encontrei foi dada há 80 anos atrás na Inglaterra, na famigerada Batalha de Cable Street. Os ingleses foram para as ruas enfrentar de peito aberto o fascismo encabeçado por Oswald Mosley nessa batalha. E foi graças a ela que a Inglaterra foi o único país europeu que lutou do começo ao fim contra o nazifascismo.
A seguir vou deixar na íntegra um texto brilhante de Fernando Horta onde ele explica resumidamente como os ingleses encararam e venceram o fascismo.

Sir Oswald, um autêntico fascista

Oswald Mosley gostava de usar sempre ternos e roupas em tons escuros. Com cabelos sempre muito bem aparados, Mosley reproduzia uma ideia de austeridade, que se chocava com sua posição na sociedade inglesa. Sir Oswald Mosley era de um estrato social abastado, mas dirigia seus discursos contra a "corrupção" que "assolava" a Inglaterra nos anos 30, notadamente contra os mais pobres. A corrupção denunciada por Mosley não se restringia às denúncias no meio político, era uma corrupção da "pátria", corrupção "humana" ao qual ele definia como "maior problema da Inglaterra".

No dia 04 de outubro de 1936, ele reuniu cerca de 10 mil correligionários da BUF e marchou COM O APOIO DA POLÍCIA evocando o "fim da corrupção", "uma pátria inglesa para ingleses", a expulsão de migrantes e a "restauração da Inglaterra" contra "tudo o que está aí".

Gritando "No pasarán" (em espanhol mesmo), cerca de 300 mil pessoas, entre imigrantes irlandeses católicos, judeus, trabalhadores portuários, membros dos partidos trabalhista e comunista, mulheres e crianças, avançaram furiosamente contra Mosley e seus policiais provocando um massacre que se chamou "Cable Street Battle".

Foi assim, que a civilizada e moderna Inglaterra conseguiu vencer o fascismo na década de 30 e manter-se como único país europeu a combater Hitler, do início ao fim.

Veja, não foi defendendo a "não violência" e acusando os resistentes de "vândalos". Não foi "dando espaço e liberdade de expressão" aos fascistas nem aceitando a ordem de Estado, ali simbolizada pela polícia que apoiava Mosley.

BUF significa British Union of Fascists, mas poderia significar Movimento Brasil Livre. Eles usavam camisas negras, mas poderiam estar usando verde e amarelo. Mosley tinha se casado na Alemanha, com Hitler indo à cerimônia e lhe dando presentes, mas poderia ter sido uma premiação de uma revista ou uma empresa de televisão. Mosley era "Sir" mas poderia ser um juiz qualquer a ser endeusado combatente da "corrupção" e "defensor do país".

Cable Street Battle deveria ser conhecida da "esquerda" que hoje prega "respeito" aos movimentos fascistas no Brasil. A civilizada Inglaterra soube como manter-se a salvo, deveríamos com ela aprender.

Mussolini e Oswald Mosley: ambos na lata de lixo da história

7 comentários:

  1. Já passou da hora mesmo de enfrenta los...Ontem até delegado foi ao acampamento de resistência em Curitiba e destruiu o som.

    ResponderExcluir
  2. (homens) héteros são pedófilos e zoófilos

    incentivam a sexualidade precoce dos meninos forçando-os desde pequenos a serem heterrosexuais, mesmo q pra isso seja necessário lhes fazerem demonstrações pornográficas

    e se não encontram as otárias do sexo oposto, a recomendação é fazer sexo com animais (jênios, com j de jumentos)

    40% dos homens da zona rural já disseram ter relações zoófilas, bolçomerda é um deles, notório defensor dessa prática

    E depois é a galera LGBT "quem quer destruir a família", qua qua qua - se dependesse só desses dementes cretinos dos câncervadores e homens anencéteros o mundo já tinha ido pro brejo faz tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      Excluir
    2. não entendeu, lê de novo, otário analfabeto

      Excluir
    3. nossa eu so não entendi o contesto em que você postou isso você e feminista radical ?

      Excluir
    4. "contesto" - mas vc é um analfabeto mesmo

      não interessa o conteXto, isso é um recall, sempre é bom lembrar de algumas verdades

      como a de q (homens) héterros são pedófilos e zoófilos

      e não, são sou radfem

      Excluir
  3. Porque tem um lolo na image principal do blogger

    ResponderExcluir